terça-feira, 22 de outubro de 2013

MAIS 7 NA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA ??

inclusão de mais 7 municípios na RML

Projetos que ampliam região de Londrina foram aprovados ontem em primeiro turno de votação pelos deputados estaduais
Curitiba - A Assembleia Legislativa (AL) do Paraná aprovou ontem, em primeira discussão, os projetos de lei complementares 476/2012 e 1/2013, que devem aumentar para 24 o número de municípios da Região Metropolitana de Londrina (RML). De autoria dos deputados estaduais Alexandre Curi (PMDB) e Tercílio Turini (PPS), respectivamente, as propostas receberam 47 votos favoráveis e nenhum contrário. Antes de serem sancionadas ou vetadas pelo governador Beto Richa (PSDB), porém, precisam ser submetidas a outras duas discussões em plenário. 

Caso as medidas, incorporadas por tratarem do mesmo tema, entrem em vigor, Centenário do Sul, Uraí, Guaraci, Prado Ferreira, Miraselva, Lupionópolis e Rancho Alegre passarão a integrar oficialmente a RML. Hoje, a região já possui 17 cidades, contando com Londrina e Arapongas, a última incluída em julho deste ano. 

De acordo com Curi, a ampliação da RML irá trazer uma série de benefícios à população das cidades. "O primeiro deles é não ter mais interurbano. Se você liga de Miraselva e Uraí para Londrina, por exemplo, precisa pagar interurbano. A partir do momento em que (o município) está incluído, essa questão deixa de existir", explicou. 

Outra vantagem, segundo o parlamentar, é o repasse de recursos públicos para programas de habitação, como o "Minha Casa Minha Vida", do governo federal. "Você consegue mais benefícios para a construção de casas populares estando incluído. É o caso de Prado Ferreira, em que o prefeito está esperando a aprovação para fazer um convênio com a Caixa Econômica", completou. 

Além de Londrina e Arapongas, a região conta ainda com os municípios de Cambé, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Ibiporã, Rolândia, Sertanópolis, Tamarana, Primeiro de Maio, Alvorada do Sul, Assaí, Sabáudia, Jaguapitã, Pitangueiras, Florestópolis e Porecatu.

Mariana Franco Ramos
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário