quinta-feira, 24 de outubro de 2013

COMO DEVE SER O CAFÉ DA MANHÃ

O café da manha é frequentemente chamado por especialistas como a refeição mais importante do dia, e há devidas razões para isso. Após passar um longo período em jejum, o organismo acaba com a glicose, responsável pelo nosso estoque de energia, e passa a utilizar o glicogênio estocado, principalmente no fígado. Para garantir disposição para o dia que acaba de começar, é fundamental repor esta energia gasta durante o ano. E a melhor combinação para isso, é com um café da manhã reforçado e equilibrado com porções de carboidratos complexos (fibras) e proteínas magras. Além do mais, a refeição acelera o metabolismo, ajudando na queima de calorias e contribui para o cérebro executar melhor as tarefas diárias.
ALIMENTOS PARA O DESJEJUM:
PROTEÍNAS
Crédito:br.freepik.com
Crédito:br.freepik.com

Um estudo publicado recentemente na crescente literatura científica mostrou que comer mais proteínas no café da manhã pode ajudar a comer menos nas próximas refeições, reduzir o consumo de alimentos “não saudáveis”. Boas fontes de proteínas incluem ovos, iogurte desnatado e queijos magros (ricota, cottage), peixes de águas frias e proteínas do pão integral.
CEREAIS INTEGRAIS
Crédito:zerohora.clicrbs.com.br
Crédito:zerohora.clicrbs.com.br
Grãos integrais são responsáveis pela energia que você precisa para alimentar sua manhã e o resto do dia, mais fibras devem ser consumidas para promover a saciedade e controlar a fome. Boas fontes são: pão integral com pelo menos 3 g de fibra, cereais integrais, farinha ou flocos de aveia, quinua, linhaça, amaranto em flocos, granola sem açúcar, entre outros.
FRUTAS 
Crédito:amarettofiusa.com.br
Crédito:amarettofiusa.com.br

Todos nós precisamos aumentar o consumo de frutas, e o café da manhã é o momento perfeito para consumirmos algumas porções destes alimentos na dieta. Eles irão proporcionar ao organismo vitaminas e sais minerais, fibras e antioxidantes.
Se você não tem o hábito de tomar café, confira algumas dicas para reverter este quadro:
Crédito:bebe.bolsademulher.com
Crédito:bebe.bolsademulher.com
- Acordar 15 minutos mais cedo para evitar a desculpa de “falta de tempo para o café da manhã”
- Para quem não consome absolutamente nada, a dica é iniciar com metade de uma fruta (meio mamão papaia, banana,  pera ou maçã) ou outro alimento, como: torrada, bolacha, barra de cereal, leite, bebida a base de soja, suco ou um copo de vitamina. A ideia é quebrar o jejum e não sair de casa de estômago vazio.
- Levar uma fruta ou um suco para consumir no caminho até o trabalho.
- Sair mais cedo, e parar em alguma padaria para tomar o café.
- Fazer essa refeição acompanhado. Além de mais prazeroso, o compromisso com alguém pode ajudar criar o hábito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário