quinta-feira, 31 de outubro de 2013

COMO EVITAR DIABETES ( GLICEMIA ) AÇÚCAR NO SANGUE

Brasileiros acreditam que evitar doces previne a diabetes

Além de consumir menos açúcar, é importante realizar atividades físicas, ter uma dieta balanceada e parar de fumar

Redação Bonde

O que é melhor para prevenir o diabetes: evitar comer muito açúcar, ter uma dieta balanceada ou fazer atividade física? Se a primeira opção for a mais correta para você, cuidado. Alguns velhos mitos ainda estão claramente associados à enfermidade, conforme evidencia uma pesquisa inédita realizada pelo Ibope a pedido da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes). 


O levantamento, feito com 1.106 pessoas entre homens e mulheres de 18 a 60 anos, em seis capitais do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Recife), mostrou que quase 90% dos entrevistados têm a falsa ideia de que basta evitar o consumo de açúcar (e somente este ingrediente) para se ver livre do diabetes. Na verdade, segundo o endocrinologista Luiz Turatti, vice presidente da SBD, atividade física regular, parar de fumar e dieta adequada é que são os fatores primordiais da prevenção. 



"Especificamente, não existe nenhum alimento que programe o desenvolvimento do diabetes. Dieta inadequada, incluindo os açúcares e gorduras, mais sedentarismo, predispõe ao sobrepeso. Esses sim são os grandes vilões". 



"Mesmo entre os pacientes diabéticos, há o mito de que o carboidrato não pode ser ingerido, o que não é real. Eles são importantes em uma dieta, pois fornecem energia ao organismo. Mas o que existem são os carboidratos bons, como uma fatia de pão integral, arroz, legumes ou frutas, por exemplo, e os ruins, como o açúcar refinado, bolachas e pães brancos, que devem ser consumidos com parcimônia", completa. 



No Brasil, o diabetes tipo II já virou uma epidemia que somente no ano passado matou quase 14 milhões de indivíduos. Acomete em especial pessoas obesas com mais de 40 anos, sedentárias e se caracteriza quando a insulina produzida pelas células do pâncreas não é suficiente ou simplesmente não consegue agir de maneira adequada. Com isso, começa a haver acúmulo de glicose (açúcar) na corrente sanguínea. 


Reprodução



Ainda de acordo com a pesquisa, somente 30% acreditam que é fundamental fazer atividades físicas diárias para se prevenir e 80% pensam que o peso ideal não tem correlação com a enfermidade. 



"A mudança no estilo de vida é fundamental para a prevenção. Praticar exercícios físicos pelo menos três vezes por semana durante 30 minutos é uma arma poderosa, seja você diabético ou não", destaca Turatti. Outra questão que preocupa os brasileiros é em relação ao tratamento. Mais da metade tem medo e o considera muito complicado, o que não é verdade. "A doença pode muito bem ser controlada com a dobradinha medicamentos mais mudança de hábitos. Não é preciso ter medo do diabetes, e sim aprender a conviver com o problema". 



Diabetes: mude seus valores 



Além da divulgação da pesquisa, a SBD lançou oficialmente a campanha "Diabetes: mude seus valores", que tem como objetivo conscientizar a população de que a doença pode ser prevenida, além de lembrar aqueles que já são portadores que mudanças de hábitos são fundamentais para o sucesso no tratamento. Haverá a distribuição de folders, cartazes e anúncios em diversos estabelecimentos públicos, como aeroportos e estações de metrô, e campanha no meio digital, além de ações diretas voltadas à comunidade. O foco da campanha é atingir principalmente um público que se considera imune à enfermidade: os adultos jovens a partir dos 30 anos. (Fonte: Site do Dr. Drauzio Varella)

Nenhum comentário:

Postar um comentário