sexta-feira, 18 de outubro de 2013

COMO ESCOLHER O MELHOR AZEITE DE OLIVA

Saiba diferenciar cada tipo de azeite na hora da compra

Redação Bonde
O sabor do azeite varia bastante conforme sua origem e o método de produção. Os especialistas conseguem perceber no óleo notas de amargo, picante ou frutado. Mas a principal e mais importante diferença está no seu efeito à saúde. Por isso, siga algumas dicas na hora da compra e saiba qual azeite você está escolhendo. 

 Prefira o tipo extravirgem, que não é refinado ou misturado a outros óleos e, por isso, conserva melhor as propriedades saudáveis da azeitona. 

 Fique de olho no grau de acidez: os melhores azeites têm baixa acidez, de até 0,5%. Isso significa que a coleta e o processamento das azeitonas foram bem realizados. 

 Verifique a data de fabricação e validade. Quanto mais fresco e jovem, mais perfumado e saboroso é o azeite. Evite os que tenham sido fabricados há mais de um ano e meio. 

 Escolha óleos fabricados em países consagrados pela alta qualidade de suas azeitonas, como Espanha, Itália e Grécia. 

 Procure no rótulo a informação sobre o processo de extração do óleo. Se encontrar a expressão "extraído a frio", leve-o. É sinal de que a azeitona foi colhida à noite e, assim, conservou melhor suas propriedades nutricionais. 

 Decida pela embalagem. Garrafas escuras protegem mais o conteúdo, pois azeites oxidam com calor e claridade (por isso, recomenda-se guardá-lo em local fresco e ao abrigo da luz) 

Reprodução


Um toque especial: 

Aprenda a fazer um delicioso azeite com ervas e use-o no preparo de aves, peixes e saladas. 
Em uma garrafa de vidro limpa e seca, coloque 2 xícaras (chá) de azeite extravirgem e junte: 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos, 1 folha de louro, 2 ramos de dill, 2 ramos de manjericão, 2 ramos de tomilho bem lavados e 1 colher (café) de raspas de casca de limão siciliano. Feche bem a garrafa, coloque-a em uma panela com água fervente e deixe em fogo baixo por 30 minutos. Retire, espere esfriar e guarde em local fresco e protegido de luz. Coe antes de utilizar. 

Dica esperta: Presenteie familiares e amigos com o azeite temperado. É sucesso garantido! (Fonte: Sadia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário