sábado, 31 de janeiro de 2015

COMO COLETAR ÁGUA DA CHUVA SEM PERIGO À SAÚDE E SEM CRIAR PERNILONGOS

Cuidados ao coletar água da chuva

Com a escassez de água se intensificando e não mostrando sinais de que vai melhorar, está na hora de criar estratégias. Ter água armazenada é importante, porém garrafas e galões cheios tomam muito espaço. Além disso, poucos de nós temos a sorte de morar perto de um riacho ou rio capaz de fornecer a água que precisamos caso o suprimento da rua seja interrompido.  Caso você esteja na grande maioria que vive em centros urbanos, a melhor opção é conseguir um barril e coletar a água da chuva que cai em seu telhado.
Contudo, coletar água da chuva não trata-se de apenas pegar um balde e colocar no final de suas calhas. Muitas pessoas acreditam que a água da chuva é pura e segura para beber, mas há muitos poluentes no ar e também muitos contaminantes no seu telhado como sujeira, insetos, fezes de pássaros, cobre e arsênico – isso para falar somente alguns.
Telhados acumulam MUITA sujeira
Devido a essas situações, se você for coletar água da chuva existem algumas coisas que você precisa lembrar:
  1. Deixe a água da chuva limpar o seu telhado por pelo menos cinco minutos antes de começar a coletar a água. Isso já irá remover grande parte dos contaminantes;
  2. Tenha algum filtro antes do barril que seja capaz de retirar da água as partículas grandes como insetos, folhas e semelhantes;
  3. Depois disso, pegue a água coletada e faça todo o processo de purificação. Aqui estamos falando da filtragem e purificação completa, se possível incluindo pastilhas de cloro.
Caso você não tenha calhas em casa, pode recorrer a canos de pvc de 75 mm. Basta cortá-los na metade e prendê-los no final das telhas. O seu barril de água não precisa ser chique, a única coisa que eu sugiro é que você pegue um barril preto para bloquear a luz solar e minimizar o crescimento de algas dentro dele. Se você puder, deixe este barril na sombra durante maior parte do dia.
Além disso, lembre-se que ele ficará BEM pesado quando ficar cheio (o peso dependerá do tamanho do seu barril), então coloque-o em uma base sólida de concreto ou algo semelhante. Vale lembrar que se você quiser colocar uma torneira no barril você precisará achar uma base elevada para ter acesso a torneira, que ficará perto do fundo.
Tijolos de concreto são seguros e baratos para elevar o sistema
Se você está se preparando para um cenário de crise, também é uma boa ideia esconder ele dos seus vizinhos com plantas, árvores ou qualquer coisa que não dê acesso visual a ele. Com a escassez e racionamento aumentando, a tendência é que aqueles que possuírem água se tornarem alvos de saque.
Existem várias formas de esconder os barris, aqui está um exemplo.
Coletar água da chuva é a maneira mais rápida para conseguir manter seu estoque em níveis seguros, ainda mais com a grande quantidade de água que anda caindo nos centros urbanos (e longe dos reservatórios). Lembre-se, no entanto, de tomar as precauções necessárias para manter você e sua família saudável caso precise beber desta reserva.
Você já coleta água da chuva? Se não, acha que é um sistema viável para colocar em sua casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário