sábado, 6 de julho de 2013

Brado Logística amplia frota com quatro locomotivas da GE Transportation

16/05/2013

A GE Transportation fechou contrato com a Brado Logística para a venda de quatro locomotivas visando o transporte de carga nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do País. Três unidades do modelo Dash 9 e uma do modelo AC44 passarão a fazer parte da frota da Brado, subsidiária da América Latina Logística (ALL) focada em transporte de contêineres.
A parceria com a GE Transportation faz parte dos planos da Brado de ampliar o volume de contêineres transportados a cada ano no Brasil. Trata-se da segunda encomenda feita pela Brado à GE Transportation. A primeira, no final de 2011, envolveu duas unidades da locomotiva AC44.
“O incremento da frota com locomotivas de alta tecnologia está totalmente ligado ao movimento estratégico de ampliar o volume das nossas operações logísticas. Contamos com a GE Transportation para o nosso crescimento e para aproveitar o aquecimento do setor”, afirma José Luís Demeterco, presidente da Brado Logística.
“A GE Transportation está totalmente comprometida em trabalhar pelo desenvolvimento de locomotivas e equipamentos para atender à crescente demanda do País em infraestrutura ferroviária. É uma grande satisfação participar desse movimento e apoiar as operações da Brado com a tecnologia necessária para a expansão de suas operações”, avalia Guilherme Mello, presidente e CEO da GE Transportation para a América Latina.
Tecnologia
A AC44 é uma locomotiva com tecnologia de corrente alternada de alta performance, voltada para o transporte de carga pesada em bitola larga. Produzida na planta da GE Transportation em Contagem (MG), a AC44 tem índice de nacionalização de 63% desde a conclusão, em março, do primeiro Plano de Nacionalização Progressiva (PNP) autorizado pelo BNDES no Brasil. Para garantir a localização da locomotiva, a companhia investiu cerca de US$ 20 milhões, desenvolveu 56 fornecedores, criou aproximadamente 1,1 mil postos de trabalho e ofereceu mais de 300 mil horas em treinamentos e homologação.
A Dash 9, voltada para bitola métrica, possui oito eixos em plataforma articulada, o que favorece a operação em trechos sinuosos. A locomotiva combina alto esforço trator com baixo peso por eixo e é a única da categoria equipada com tanque de combustível com capacidade de 15 mil litros. O modelo também passa por processo de nacionalização após a assinatura, em dezembro passado, de um novo plano da GE Transportation junto ao BNDES. A meta é superar 60% de componentes nacionais em um período de três anos.

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