quarta-feira, 17 de julho de 2013

BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE

Os segredos da saúde e longevidade oriental também têm caído na graça dos ocidentais. Um bom exemplo são os chás, já utilizados pelos orientais há milênios. Um, que a cada dia ganha mais adeptos e estudos a respeito é o Chá Verde.
Nos últimos anos, diversos estudos dedicam-se a descobrir as propriedades do chá verde. Entre seus benefícios, foi revelada a capacidade de prevenir o Mal de Alzheimer e Câncer. É rico em substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células, melhora a ação vascular e a parte cognitiva e a parte cardíaca, apresente vitaminas do complexo B1 e B2, vitaminas C e K, manganês, potássio, ácido fólico... nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo humano.
Mas fique atento! Como diz o ditado popular: “O que diferencia o remédio do veneno, é a dose”. Então, beba com moderação! O recomendável é não exceder quatro xícaras diárias. Mais que isso pode sobrecarregar o fígado e outros órgãos. Sem contar que algumas substâncias do chá diminuem a absorção de ferro, o que pode deixar a pessoa fica anêmica. 
Preparo:
Coloque uma colher rasa de chá verde para cada xícara de água.

Leve a água ao fogo. Quando começar a levantar borbulhas, desligue e despeje o chá. Deixe em efusão por cinco minutos. Coe, e consuma em seguida.
Vale ressaltar que, a Anvisa não reconhece a eficiência dos chás em cápsulas. De acordo com pesquisadores da Universidade de Campinas, o chá verde em cápsulas tem uma concentração muito grande dos princípios ativos. Para se ter uma ideia, uma única unidade é equivalente a 10 xícaras de chá. Um exagero que em vez de trazer benefícios vai prejudicar a saúde, podendo causar diarreia, vômito, mal estar, batedeira, insônia, irritabilidade. 
Em vez de tomar cápsulas, o médico Claudio de Lima Barbosa, em entrevista ao Jornal Hoje (Rede Globo) afirma que, prefere misturar o chá verde com frutas para variar o sabor e ganhar saúde.
“Costumo fazer uma combinação de sucos de frutas com o chá verde. Com pêssego, abacaxi, abacaxi com hortelã, manga. Fica muito bom, saboroso e delicioso”, sugere o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário