quinta-feira, 6 de julho de 2017

ROLÂNDIA, ARAPONGAS, MANDAGUARI E MARIALVA QUEREM TARIFA ZERO DO PEDÁGIO

FONTE: JORNAL DE ROLÂNDIA

Rolândia e Arapongas se unem pela isenção do pedágio





O movimento “Tarifa Zero” está unindo os vizinhos Rolândia e Arapongas com o objetivo de conseguir a isenção da tarifa, devido à construção de um muro na divisa dos municípios, onde existe um desvio do pedágio, na estrada do Ceboleiro. “Nós queremos a isenção total para os moradores de Rolândia”, defendeu o vereador João Ardigo (PSB).


O desvio fica na Rua Riberonga Vermelho, já no território de Arapongas. O local que está cercado é propriedade da Prefeitura de Arapongas e foi adquirido com o intuito de fazer um parque industrial. O muro tem quase 3 km de extensão. Dados levantados pelo vereador rolandense Alex Santana (PSD) apontam que a estrada existe desde 1942, quando foi inaugurada uma estação ferroviária no Ceboleiro. “A Viapar fala que a estrada era clandestina, mas não é clandestina”, afirmou o vereador. “Em 1942 nem existia a Viapar”, disse Alex. A concessionária de pedágio conseguiu impedir a estrada na Justiça. A instância municipal determinou que a estrada deveria ser fechada, a estadual determinou a abertura e a última instância, federal, determinou o fechamento, alegando que a estrada era clandestina no ano de 2006. Mais de dez anos depois, o problema com o desvio ainda existe. Os vereadores dos dois municípios, por meio de requerimentos e campanhas, buscam uma solução definitiva para a situação, seja ela a isenção da tarifa ou a eliminação do muro.


Na última quarta-feira (12), os vereadores Alex Santana (PSD), João Ardigo (PSB) e Miguel Messias (SD), de Arapongas, participaram de uma reunião com o prefeito vizinho, Sérgio Onofre, para discutir a questão do pedágio. Na oportunidade, foi esclarecido que a construção do muro está sendo realizada pela Viapar, amparada por uma liminar da justiça de Arapongas. “Só que nós vamos agora questionar a legalidade dessa liminar”, afirmou Ardigo. “Ele está cessando o direito de um rolandense utilizar essa estrada, que tem mais de 40 anos”, completou.


Aroldo César Pagan (PHS), vereador em Arapongas, também está na campanha pela isenção do pedágio e afirmou que existem embates jurídicos desde a época da concessão do pedágio. “No ano de 2014, eles (Viapar) conseguiram mais uma liminar que os autoriza então a fazer essa barreira, esse impedimento”, explicou o vereador. A intenção dos vereadores que participam do movimento é dialogar com a Viapar, buscando uma solução para o impasse do muro e do valor do pedágio.

fonte: Jornal de Rolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário