sábado, 25 de outubro de 2014

Cachoeira do Panelão. Município de Palmeira - Pr. turismo e aventuras

Conheça a cachoeira do Panelão, um pedaço do paraíso no interior do Paraná

Se você curte água e aventura, não pode perder a oportunidade de tomar um banho refrescante depois de 'despencar' de uma altura de 13 metros!

Heloísa Prado - Redação Bonde
Há alguns dias publicamos aqui no Bonde uma matéria sobre os belos rios e cachoeiras espalhados pelo Paraná. Contemplado por diversas áreas rochosas, o Estado abriga paisagens incríveis e corredeiras que podem render ótimos fins de semana de diversão e lazer.

Além dos destinos que já divulgamos, outra excelente opção de passeio para o verão é a cachoeira do Panelão, um pequeno paraíso que fica na região dos Campos Gerais, próximo ao município de Palmeira. Se você curte água e aventura, não pode perder a oportunidade de tomar um banho refrescante depois de saltar de uma altura de 13 metros! Vai?
Divulgação/Tabgha Acampamentos
Divulgação/Tabgha Acampamentos

Tudo bem que o lugar fica um 'pouquinho' longe de Londrina, mas a beleza do lugar e as águas limpas do rio Lageado valem a pena. Partindo de Londrina são cerca de 300 quilômetros.
Saindo de Curitiba a distância é bem menor: cerca de 50 quilômetros.

Infelizmente, para conter o desrespeito e à depredação ao patrimônio, o acesso ao local não é totalmente aberto. Como fica em uma área particular, há algumas regras que devem ser seguidas. "Até a temporada passada a visitação era livre, mas o local foi ficando cada vez mais conhecido e número de visitantes estava fora de controle. Em alguns finais de semana chegamos a registrar mais de 450 pessoas no local e a estrutura não comporta tanta gente. Além disso, precisamos preservar os recursos naturais ao máximo e as pessoas não têm consciência ecológica, então tivemos que limitar o acesso", conta Denise Lugarini, proprietária da Fazenda Vô Joanin, onde fica a cachoeira.
Reprodução/Portal das Cachoeiras
Reprodução/Portal das Cachoeiras

Atualmente, o acesso à cachoeira e à estrutura da fazenda é permitido somente para grupos (mínimo de 30 pessoas) com reserva antecipada. Mesmo assim, o número máximo de visitantes não pode passar de 250 por final de semana. Apesar do controle, o público ainda pode visitar o local em dias estabelecidos pela administração da fazenda. Segundo Denise, ao menos um final de semana por mês é reservado para receber turistas. Em novembro a entrada estará liberada aos visitantes no dia 9. Também é necessário fazer reservas. As datas de cada mês são divulgadas na página da cachoeira no Facebook.

Estrutura

A fazenda conta com uma estrutura completa para receber os grupos ou visitantes. As instalações incluem vestiários, banheiros, rede de esgoto, restaurante, área de camping e passeios. Embora o local conte com churrasqueiras, elas também não podem mais ser usadas por motivos de preservação ambiental.
Reprodução/Portal das Cachoeiras
Reprodução/Portal das Cachoeiras

Valores

Para os grupos, o valor da diária sai a partir de R$ 60 (por pessoa), dependendo do tipo de pacote escolhido. Para visitantes (nos dias reservados) é cobrada uma taxa de R$ 35. Este valor não inclui qualquer tipo de alimentação.
Reprodução/Portal das Cachoeiras
Reprodução/Portal das Cachoeiras

Como chegar

Saindo da capital paranaense pela BR 277, sentido Ponta Grossa, passando o primeiro pedágio pegue a estrada que vai para Palmeira. Logo após o Recanto dos Papagaios, a aproximadamente 80 metros antes do trevo para a Colônia Witmarsum fica a entrada da fazenda Vô Joanin, que abriga a Cachoeira do Panelão.

Para mais informações, entre em contato pelos telefones: (41) 9206-1885 e (41) 9206-1914 ou acesse o site www.cachoeiradopanelao.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário