SAÚDE EM ROLÂNDIA TEM APROVAÇÃO DE 84,5% DOS USUÁRIOS
Pesquisa
encomendada pela prefeitura de Rolândia para avaliar a qualidade dos
serviços prestados à população pelas Unidades Básicas de Saúde revela
que 84,5% dos usuários do sistema aprovam o atendimento. Os dados da
pesquisa foram coletados nos dias 18 e 19 de agosto junto a 457
usuários, com grau de confiança de 95%. Os usuários foram abordados
pelos entrevistadores nas UBS dos jardins São Fernando, Santiago e
Parigot de Souza, na Vila Oliveira, no Posto Central, nos distritos de
Bartira e São Martinho e no Hospital São Rafael.
Seis por
cento dos usuários responderam “ótimo”, 59,7% “bom”, 18,8% “regular”,
8,1% “ruim”, 5% “péssimo” e 2,3% não souberam responder à pergunta No
geral, você considera o atendimento da Unidade Básica de Saúde como... O
índice de 84,5% de aprovação vem da soma dos itens “ótimo” e “bom” e de
metade do item “regular”, explica o diretor da Visão Pesquisas, Luiz
Gustavo Zavierucha.
“Baseado na análise individual de 700
mil entrevistas que fizemos para mais de mil pesquisas nos últimos 14
anos, chegamos à conclusão de que, de acordo com o sentimento de quem
está respondendo, metade dos que optam pelo regular migra para o lado
positivo e a outra metade, para o lado negativo”, afirma Zavierucha.
A ampla aprovação ao sistema de saúde
praticado em Rolândia também pode ser detectada em outra questão
apresentada pelos pesquisadores. A pergunta Sempre que você vai à
Unidade Básica de Saúde seu problema é resolvido? obteve dos usuários
74,8% de “sim” e 25,2% de “não”.
A pesquisa apresentou ainda outras 21
questões, que avaliaram desde a qualidade de atendimento na recepção até
o conforto das UBS, passando pela satisfação com o atendimento médico, a
disponibilidade de remédios, a rapidez no agendamento de consultas e na
realização de exames, além do horário de funcionamento das unidades e a
expectativa dos moradores em relação à melhoria do serviço na atual
administração.
“O resultado da pesquisa me deixou
extremamente feliz, por constatar que os usuários aprovam o atendimento
na área de saúde, ao contrário do que algumas pessoas apregoam por aí”,
afirma Lehmann. “É um levantamento muito importante também porque
podemos analisar os pontos fracos e determinar medidas para que eles
sejam corrigidos ou, no mínimo, amenizados”, ele acrescenta.
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