terça-feira, 17 de setembro de 2013

ARROZ BRANCO OU INTEGRAL ??

ReproduçãoArroz branco x integral: escolha o melhor para sua saúde

Entenda as diferenças e os benefícios do cereal de alto valor nutritivo

Redação Bonde

Arroz com feijão, bolinho de arroz, arroz-doce e risoto são algumas das inúmeras receitas feitas com o cereal que sempre está na mesa dos brasileiros. Segundo dados do Ministério da Agricultura, cada brasileiro consome pelo menos 70 quilos de arroz por ano. Entre as formas mais consumidas do cereal, estão o arroz branco polido, o parbolizado polido e o integral. O nutrólogo e membro da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, Maximo Asinelli, afirma que o cereal é uma importante fonte de carboidratos e explica a diferença entre o branco e o integral. "O arroz branco é aquele que teve sua casca retirada, perdendo nutrientes como o farelo e os gérmens. Já o integral é com a casca e por isso tem maior valor nutritivo, porém ele possui uma substância chamada de ácido fítico, que interfere na absorção de cálcio e ferro", esclarece. 

Mais fibras 

O arroz é um dos cereais mais consumidos pelos brasileiros. O grão é rico em vitaminas e minerais e traz diversos benefícios ao organismo. Em relação ao valor calórico, o arroz branco e o integral ficam empatados. "Meia xícara de arroz integral tem cerca de 110 calorias, enquanto a mesma quantidade de arroz branco tem aproximadamente 100 calorias. A vantagem do integral é a quantidade de fibras, que nesta mesma quantidade pode chegar a 1,6 gramas. O branco possui apenas 0,03 gramas na mesma porção", ressalta o nutrólogo. 



Mais proteínas 

Além de fornecer energia ao corpo, através dos carboidratos, o arroz é o cereal que possui mais proteínas. "Este grão é o que possui a melhor composição de aminoácidos para o metabolismo. O arroz branco é uma importante fonte de fósforo, potássio, ferro e vitaminas e é responsável por 18% das calorias e 12% das proteínas consumidas diariamente", aponta Asinelli. 

Benefícios 

Segundo o nutrólogo, o consumo de arroz é essencial para o organismo e ajuda a prevenir doenças do coração e do sistema digestivo, regula o intestino e não contém glúten nem colesterol. Apesar de tantos benefícios, o consumo excessivo de arroz branco pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, de acordo com pesquisadores americanos da Brigham and Women’s Hospital e da Harvard Medical School. "A propensão a doença, como fatores genéticos, também aumenta o risco. Para prevenir, o ideal é substituir o arroz branco pelo integral, que melhora o metabolismo da glicose e consequentemente ajuda a reduzir o risco de ter a diabetes tipo 2", aconselha o especialista. 

Cereal ajuda a prevenir osteoporose 

Maximo Asinelli lembra ainda que o cereal em sua forma integral possui silício, substância que ajuda na formação dos ossos e por isso previne a osteoporose. "O arroz integral é rico em vitaminas A, B, B2, B5, B6, minerais, cálcio e fibras. Ele contribui para a melhora de falta de memória, prisão de ventre, auxilia no tratamento de alergias, doenças de pele e diminui a fome", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário