sábado, 23 de março de 2013

ROLÂNDIA - JOHNNY JÁ FOI INTIMADO DA CASSAÇÃO


ROLÂNDIA - JOHNNY LEHMANN DÁ ENTREVISTA

FOLHA DE LONDRINA
23/03/2013 

Afastado do cargo, prefeito de Rolândia se diz injustiçado

Defesa de Johnny Lehmann vai recorrer ao TSE; Vereadora Sabine Giesen deve assumir Executivo até convocação de novo pleito
O empresário e dentista João Ernesto Johnny Lehmann (PTB) foi afastado ontem do cargo de prefeito de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) para o qual foi reeleito em outubro do ano passado com 53,56% dos votos. Ele foi notificado ontem à noite da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná da última terça-feira que manteve sentença da 59 Zona Eleitoral de Rolândia, proferida em dezembro pelo juiz Alverto José Ludovico, cassando o registro de Lehmann. ''Me sinto injustiçado da cabeça aos pés. Nada do que tem sido veiculado na imprensa e na Justiça (Eleitoral) é verdade'', disse Lehmann à FOLHA após receber a notificação do afastamento. 


Ele afirmou que a defesa tentará obter liminar no TRE para garantir sua volta e permanência no cargo enquanto recorre ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). ''Vamos lutar até o fim. Mas, se o entendimento for para que eu deixe o cargo, vou retomar minha vida. Tenho um empresa em Londrina, uma agência dos Correios em Rolândia e vou cuidar dos meus netos.'' O advogado do petebista, Guilherme Gonçalves, disse ontem que ingressará com a medida cautelar ainda na segunda-feira. ''Vou tentar obter a liminar o mais rápido possível.'' O advogado considerou precipitada a notificação de seu cliente. ''Ainda cabe embargos de declaração e acho que a notificação poderia ter sido feita somente após o julgamento dos embargos.'' 



Lehmann teve o registro de candidato cassado porque teria praticado abuso de poder econômico ao publicar em um jornal da região reportagens elogiosas e pagas com dinheiro público, além do suposto excesso de gastos com publicidade. No último ano do governo, o gasto não pode ser superior à média dos três anos anteriores. ''O cálculo levou em consideração apenas os seis primeiros meses do ano passado, por isso, houve excesso. Se se considerasse o ano todo, não teríamos atingido o limite'', justificou Lehmann. 



''O juiz disse que a publicação na Tribuna do Vale do Paranapanema desequilibrou o resultado do pleito. Isso é imposssível. Não acredito nisso. Acredito que foi nosso trabalho nos quatro anos em Rolândia que fez com que eu ganhasse com mais de 8 mil votos de diferença do segundo colocado'', disse, referindo-se à coligação de Eurides Moura (PSDB), autor da denúncia que levou à cassação de Lehmann. 



Como a cassação atinge também o vice, José Danilson (PSD), a presidente da Câmara, Sabine Giesen (PMDB), deve assumir interinamente a prefeitura até a convocação de novas eleições. Ela também foi notificada ontem da decisão do TRE e, procurada pela reportagem, não deu retorno à solicitação de entrevista.


Loriane Comeli 
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário