quinta-feira, 27 de novembro de 2014

ESTOQUES DE ÁGUA MELHORA NA GRANDE SÃO PAULO APÓS CHUVA

Sistemas seguem em recuperação após chuva de quarta; Cantareira cai

Cinco sistemas tiveram acréscimo no nível da água nesta quinta (27/11).
Chuva em novembro no Cantareira é maior que soma de três meses.

Do G1 São Paulo
O nível dos sistemas de abastecimento de água da Grande São Paulo segue em recuperação após o segundo dia com chuvas em todos os reservatórios. Com a precipitação registrada nesta quarta-feira (26), o nível de cinco dos seis grandes sistemas subiu na medição desta quinta-feira (27). Apenas o Cantareira, que passa por grave crise, caiu de 9,2% para 9,1%.
  •  
Cidade de São Paulo volta a entrar em estado de atenção para alagamentos por causa da chuva (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)Choveu forte na Grande SP (Foto: Renato S.
Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a chuva diminuiu nesta quarta. Mesmo assim, a precipitação conseguiu elevar o nível das represas:
- Alto Tietê, de 5,8% para 5,9%
- Guarapiranga, de 33,4% para 33,8%
- Alto Cotia, de 29,1% para 30%
- Rio Grande, de 63,8% para 64%
- Rio Claro, de 30,3% para 30,5%

No Sistema Cantareira, a sequência de dois dias de chuvas intensas não mudou a situação nos reservatórios. A chuva de 22,3 milímetros registrada na terça (25) e a de 11,9 milímetros da quarta não impediram mais duas quedas no nível das represas.
A chuva de novembro no Cantareira está próxima de atingir a média esperada, que é de 161,2 milímetros. Até agora choveu 134,9 milímetros no mês, o que já é maior que a soma das precipitações de agosto, setembro e outubro. Nos três meses, choveu 131,2 milímetros. Mesmo com o aumento das chuvas, o nível do sistema segue em queda: já são 225 dias sem subir o índice.
O nível de 9,1% registrado nesta quinta já conta com a segunda cota da reserva técnica do sistema. Volume útil e primeiro volume morto já se esgotaram.
Nível dos sistemas
O Alto Tietê, que tem o menor nível entre as seis grandes represas, subiu mais 0,1 ponto percentual nesta quinta. O nível teve duas altas seguidas, e foi de 5,7% para 5,9% após os dois dias de chuva. Na quarta, choveu 4,8 milímetros na região dos reservatórios, número bem inferior à chuva de terça, que foi de 32,5 milímetros.
No Guarapiranga, o nível saltou de 33,4% para 33,8%. No Alto Cotia, foi de 29,1% para 30% e, no Rio Grande, de 63,8% para 64%. Todos também tiveram dois dias seguidos de aumento no volume acumulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário