sexta-feira, 10 de junho de 2016

BARES DE LONDRINA

Bares apostam em Dia dos Namorados ‘duplo’

No sábado e no domingo, estabelecimentos esperam faturar pelo menos o mesmo que em 2015

Marcos Zanutto
Alexandre Guimarães: "Optamos por pratos mais quentes, as massas, que vão melhor com vinho"

Bares e restaurantes apostam que a comemoração do Dia dos Namorados num fim de semana estenda a celebração dos casais pelos dois dias para afastar a instabilidade que a crise econômica provoca também no setor. Para o presidente da associação que representa o segmento, Abrasel, Alexandre Guimarães, o sábado e o domingo devem permitir que os resultados se igualem ao da data no ano passado, comemorado numa época em que os efeitos da crise ainda não haviam chegado ao setor.
Segundo Guimarães, no ano passado, os estabelecimentos com ticket médio (valor da conta por pessoa) entre R$ 40 e R$ 100 sentiram queda de 10% no movimento a partir do segundo semestre – bares e restaurantes com tickets médios abaixo e acima destes valores não sentiram abalo considerável.
Em Londrina, 60% dos associados da Abrasel têm ticket médio acima dos R$ 40 – envolvem, além dos restaurantes, as pizzarias e hamburguerias, por exemplo. Além da instabilidade econômica e política, os setores também são influenciados pelas temperaturas mais baixas e por mais dias chuvosos, que reduzem a frequência nos bares.
Para este ano, entretanto, a coincidência do Dia dos Namorados com o fim de semana deve ajudar a manter os ganhos iguais ao da data no ano anterior, que teve apenas um dia. "A data é a mais rentável para restaurantes, mas, com um dia apenas, os estabelecimentos lotam. Neste ano, a maioria está se preparando para atender tanto no dia 11 quanto no dia 12."
Proprietário do Mercado Guanabara, Guimarães preparou cardápio especial composto por entrada, dois pratos e duas sobremesas por R$ 99. "Optamos por pratos mais quentes, as massas, que vão melhor com vinho", diz. As novidades não constam no cardápio da casa, mas, segundo o proprietário, podem entrar, dependendo da aceitação dos clientes.
Com apenas duas semanas de funcionamento no Dia dos Namorados de 2015, o Guanciale Restaurante teve uma data movimentada ano passado. Neste um ano de estrada, o sócio-proprietário Thomaz Setti percebeu uma redução de cerca de 20% no valor consumido pelos clientes. "O País passa por um momento delicado e a coisa mais grave é não saber o que vai acontecer. Por isso, as pessoas seguram um pouco os gastos, mas não estão se privando totalmente", avalia.
Para este ano, o Guanciale vai manter, na véspera do Dia dos Namorados, o cardápio aberto, mas oferecerá especiais no domingo, com uma entrada, três opções de pratos principais e uma sobremesa por R$ 160. Também haverá decoração especial. "Mas nada que tire nossa identidade", diz.

Presentes
O diretor comercial da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Fernando Moraes, diz que as vendas devem deslanchar a partir de hoje e ter seu ápice amanhã, não só pela proximidade da data, mas porque os dias de chuva assustaram os consumidores. "Como é época de chegada de frio, o setor de confecções deve vender bastante", afirma.
A movimentação para compras também agita o setor alimentício. O proprietário do H2Chopp, Celso Pimentel Esper, afirma que a compra de presentes trouxe os clientes de volta. "Já vemos muita gente com sacolas novamente. E, quando vêm ao shopping, acabam tomando um chopp ou indo ao cinema", diz.

Luís Fernando Wiltemburg
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário