quinta-feira, 19 de maio de 2016

Gilberto Carvalho é exonerado por Temer da chefia do Sesi

Brasília - O presidente interino Michel Temer exonerou o ex-ministro petista Gilberto Carvalho da presidência do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi). A demissão foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. 
Carvalho foi ex-chefe de gabinete de Lula e, depois, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência no primeiro mandato de Dilma Rousseff, afastada de seu segundo mandato na semana passada. 
Neste mês, o londrinense Gilberto Carvalho foi condenado pela Justiça paulista por envolvimento em esquema de propinas de empresas de transporte coletivo de Santo André (ABC). De acordo com a Justiça, o esquema operou durante a gestão do prefeito Celso Daniel, morto em 2002. 
No lugar de Carvalho, Temer nomeou o ex-deputado João Henrique de Almeida Sousa, que pertence ao PMDB do Piauí. Souza foi ex-ministro dos Transportes no final do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e presidente dos Correios na época da eclosão do escândalo do mensalão, em 2005. 

TROCA NO IPEA
Também foi exonerado sociólogo Jessé Souza, que estava na presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao Ministério do Planejamento. Professor de ciência política na Universidade Federal Fluminense, Souza é autor de uma série de artigos em que critica o processo de impeachment, classificando a ascensão de Temer à Presidência da República como um "golpe comandado pela ínfima elite do dinheiro que nos domina". 
No lugar de Souza, foi nomeado Manoel Carlos de Castro Pires, assessor econômico do Ministério do Planejamento e técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea.
Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário