quinta-feira, 19 de março de 2015

os 10 maiores erros cometidos pelas cozinheiras ( os)

Redação Bonde








Por mais que dê um pouco de trabalho, nada substitui a boa e velha comida feita em casa. Na sua cozinha, você sabe a procedência dos alimentos, confia na limpeza e higiene do local, e usa sua próprias técnicas culinárias para preparar os alimentos. No entanto, apesar das suas boas intenções, você pode estar cometendo alguns erros que podem comprometer a qualidade dos alimentos. A seguir, listamos os dez erros mais comuns cometidos na cozinha em nome de uma alimentação caseira e saudável. Veja quais são:

Colocar azeite ou óleo na água da massa

Você pode ter ouvido que colocar óleo na água evita que o macarrão grude no fundo da panela. Isso está longe de ser verdade. O fato é que o óleo na água dificulta a aderência do molho, remove certos nutrientes da massa e acrescenta calorias desnecessárias a sua refeição. Em vez disso, mantenha a água em ebulição constante, de modo que a pasta esteja sempre em movimento, e mexa com frequência.

Cozinhar legumes e verduras

Você pode pensar que cozinhar as leguminosas em água fervente é a maneira mais rápida e fácil de prepará-las, mas resista à tentação de ir pelo caminho mais fácil. Quando as verduras são cozidas, muito de seus nutrientes - como vitaminas e proteínas - são eliminados. Em vez disso, tente usar uma panela especial para legumes ou cozinhe na grelha para preservar o sabor e o valor nutricional.

Lavar as carnes

No caso das carnes, lavar não significa limpar, pois o processo de lavagem pode resultar em contaminação. Não se deve lavar carne alguma, seja bovina, suína, de frango ou de peixes. Isso porque durante a lavagem as bactérias que geralmente vêm nesses alimentos, em vez de irem para o ralo, podem se espalhar ao redor da pia e contaminar a louça ou outros alimentos que por ventura estejam sobre a bancada.

Contaminação cruzada

A contaminação cruzada acontece quando você usa um mesmo utensílio para preparar diferentes alimentos. O melhor exemplo é a tábua de corte: nunca use a tábua suja de carne crua para se cortar legumes – principalmente os que não forem ser cozidos. Apesar do nome tábua, nunca use uma que seja de madeira ou de plástico – o ideal são as de vidro, que não retêm micro-organismos em sua superfície. Também é importante não manter a lixeira sobre a pia.

Igualando gordura e calorias

É bom optar pelo azeite de oliva em vez da manteiga quando estiver cozinhando. Manteiga ou margarina tem gordura nociva. E o azeite, gordura insaturada. Mas uma coisa é gordura, e outra coisa é caloria! O azeite de oliva e a manteiga possuem uma quantidade similar de calorias. Por isso, não exagere quando utilizar azeite durante o cozimento.

Descascar frutas e verduras

Você pode estar acostumado a descascar frutas e verduras antes de comer, mas deve resistir a esse impulso. Muitas frutas e legumes retêm nutrientes, como vitaminas A e C, bem abaixo da casca. Você deve comer esta parte das frutas e verduras na medida do possível para obter os benefícios que elas proporcionam.

Poupar no sabor

Muitas pessoas pensam que uma refeição nutritiva tem que ser insípida e simples, mas isso não é verdade. Comer alimentos sem sabor vai fazer com que sua alimentação saudável seja um castigo. E é muito provável que fique com vontade de comer alimentos poucos saudáveis ​​e saborosos. Em vez disso, dê um sabor especial aos alimentos usando especiarias como o manjericão e a pimenta-vermelha, que aceleram o metabolismo.

Cozinhar a comida em excesso

Isso é especialmente importante quando se trata das verduras, já que são um dos alimentos mais fáceis de queimar. Quando você as cozinha demais, duas coisas acontecem: elas se tornam pouco apetitosas e perdem muito valor nutricional. Ao cozinhar, preste atenção nas verduras para garantir que não estejam perdendo a cor e deixe cozinhar por alguns minutos apenas.

Cozinhar com molho pesado

Não estrague um delicioso e nutritivo alimento vegetariano adicionando muito teriyaki ou molho de soja, que são um monte de calorias desnecessárias. Use o molho suficiente para dar sabor ao prato e faça o mesmo quando se trata de saladas. Quando possível, use molhos de baixa caloria, pouco sódio e baixo teor de gordura para cozinhar.

Comer o mesmo sempre

Seja qual for a comida, comer os mesmos alimentos é a maneira mais rápida de ficar cansado deles. Evite perder a motivação da alimentação saudável mudando constantemente os alimentos que você cozinha. Use ingredientes diferentes em cada refeição, tente diferentes métodos de preparo e faça receitas próprias! (Fonte: e-How Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário