segunda-feira, 23 de março de 2015

CASTELO ELDORADO DE MARILANDIA DO SUL - PR.

www.marilandiadosul.pr.gov.br

A história do Castelo Eldorado

A lenda diz que o castelo serviu como fortaleza de luxo para os nazistas fugidos da Alemanha durante a guerra. 

 
 
Henrique Stalk (proprietário do Castelo Eldorado), veio para o norte do Paraná em 1938, instalando-se na antiga República do Eldorado.
Conta-se que João Stalk em sua juventude visitou a Alemanha e se encantou com o Castelo de Wartburg e quis construir uma Réplica do castelo alemão, com milhares de detalhes arquitetônicos, torres, sacadas e jardim suspenso.
O castelo, na verdade uma luxuosa construção edificada pela família Stalk durante a II Guerra Mundial entre 1942-1947 encanta seus visitantes.
Na época, seus quatro pavimentos com paredes de 70 cm de espessura, abrigavam inúmeros aposentos, que foram construídos e decorados com todo luxo e conforto: escadarias, elevador, banheiro em mármore de Carrara, vidros franceses, lustres tchecos e cortinas da Síria. Seus vários salões em estilo neoclássico são decorados com diversos trabalhos em estuque.
Todo esse requinte construído no Vale do Ivaí, Norte do Paraná, Brasil, em um lugar quase inacessível na época, (Berghof - Berchtesgaden) gera inúmeras hipóteses e lendas, uma vez que realmente não se sabe qual era a intenção da família ao construí-lo. A lenda diz que o castelo serviu como fortaleza de luxo para os nazistas fugidos da Alemanha durante a guerra. O fato é que a fazenda possuía 5.000 alqueires e ficou conhecida como República do Eldorado. Tão grande era a riqueza proveniente da madeira, que a República chegou a ter uma moeda própria - o Boró - aceita em toda a região. O Castelo hoje está encravado em uma área de 12 alqueires que ainda conserva reminiscências da mata nativa.
 
Vista frontal do Castelo Eldorado, voltada para o jardim, apresenta janelas, torres e sacadas.
Visão da parte de trás do Castelo, desse lugar tem-se uma vista privilegiada de toda a área verde.
Porta principal do Castelo, vê-se o vestíbulo com o piso xadrez e a escadaria nobre ao fundo.
Vista lateral do Castelo Eldorado.
JARDINS DO CASTELO
 Na época da construção do Castelo Eldorado, o que levou dez anos, João Henrique Stalhk pediu uma atenção especial para com o jardim. Foram plantados cedros libaneses que estão lá até hoje. Plantas e flores foram trazidas de várias regiões do mundo.
 
O jardim visto da sala de piano da suíte rosada.
O jardim visto do terraço.
O Castelo Eldorado refletido num dos chafarizes do jardim.
Imagem do Castelo refletida num dos chafarizes do jardim.
ARQUITETURA DO CASTELO
 Detalhe da fachada voltada para o jardim
O Castelo Eldorado está localizado em um vale logo no início da Serra do Cadeado (Norte do Paraná - Brasil). Em posição dominante sobre um lago e um grande bosque, o edifício em estilo alemão-medieval (ou normando) adquiriu forma a partir de 1942 quando João Henrique Stalhk mandou erguer o castelo que funcionou como sua residência e sede de sua madeireira que chegou a ser a maior do mundo. A propriedade do Castelo atingiu 5.000 alqueires naquela época.
De qualquer ângulo que se olhe, o Castelo é um encanto, acima a escadaria que liga o pátio inferior ao jardim suspenso.
Acima, os fundos do Castelo Eldorado.
Acima, fachada do Castelo voltada para o terraço e o jardim suspenso.
O pátio inferior do Castelo Eldorado.
Além do estilo arquitetônico único , típico da Alemanha, o Castelo Eldorado encanta seus visitantes com suas torres, sacadas, telhados sobrepostos, suas centenas de janelas e milhares de detalhes arquitetônicos.
HALL E ESCADARIA
O Vestíbulo ou Hall do Castelo em "L" com a escadaria Nobre ao fundo.
Hall do Castelo em piso xadrez
A escadaria nobre em estilo neoclássico francês é revestida em mármore de Carrara.
A escadaria em estilo neoclássico francês vista de cima.
Três grandes janelas iluminam a escadaria.
O mármore de Carrara é famoso desde a Roma Antiga, quando foi utilizado para construir o Panteão. Muitas esculturas do Renascimento, como por exemplo David de Michelangelo também foram esculpidas em mármore de Carrara. A produção de mármore da cidade é exportada para todo o mundo. Ali também é esculpido e trabalhado o mármore de outras partes do mundo de forma comercial. Este mármore foi usado em vários ambientes do castelo Eldorado, nas lareiras, nos banheiros e na escadaria principal.
O INTERIOR DO CASTELO ELDORADO
Os salões do castelo foram decorados com o que havia de mais luxuoso no mundo, vidros franceses, cortinas da Síria, lustres Tchecos (de cristal da Bohemia), mármore de Carrara foram usados em lareiras e na escadaria nobre, a mobília e o piano de calda eram franceses. O Castelo recebeu visitas ilustres como o Sr. Governador do Paraná e o interventor Manoel Ribas que governou o Paraná como Interventor Federal de 30/01/1932 a 03/11/1945, o governador Ney Amintas de Barros Braga que Governou o Paraná por dois períodos: de 31/01/1961 a 17/11/1965 e de 15/03/1979 a 14/05/1982.
O Interventor Sr. Manoel Ribas
O Sr. Governador Ney Braga
Lareira do Salão de jantar do Castelo feita em mármore de Carrara com detalhes em bronze
Imensos salões formam o interior do Castel. O Salão de visitas em estilo neoclássico apresenta trabalhos em estuque, lustres Tchecos e piso em mosaico.
Salão de visitas visto do Salão de Chá.
Os salões do Castelo Eldorado abrigou bailes de gala, banquetes, festas e até exposição de arte.
Salões visto do Hall de Entrada.
A IMENSA SUÍTE ROSADA
Principal quarto do castelo, a suíte rosada compreende um quarto de dormir, uma sala de estar, uma saleta oval e um banheiro revestido de mármore de Carrara, o mármore mais nobre do mundo que o responsável pela obra, João Henrique Stallk mandou trazer da Itália.
Banheiro da suíte rosada em mármore de Carrara
 
LUSTRES TCHECOS
 
 
 
 
 
 
 
 
O Castelo Eldorado atrás do muro que esconde o jardim suspenso
 Na primavera o parque fica especialmente mais belo, com grandes campos floridos
Trilhas para passeios
O caminho de acesso ao Castelo, parece uma pintura
Grandes gramados cercam o Castelo
Foto aérea do grande parque que cerca o Castelo 
Diversas espécies de plantas formam a área verde
Rodas d'agua funcionam como antigamente
Chalés à margem do lago

Nenhum comentário:

Postar um comentário