sexta-feira, 9 de agosto de 2013

São Martinho Capital dos Embutidos - Nova era começa agora


Expectativa é ampliar vendas com a divulgação dos produtos fabricados no distrito. Frigoríficos e açougues empregam centenas de pessoas
Comerciantes e moradores de São Martinho, distrito de Rolândia, estão entusiasmados com a denominação de Capital Paranaense dos Embutidos. A expectativa é que o título divulgue ainda mais os diversos tipos de linguiças e defumados de carne suína produzidos na localidade, atraindo novos clientes e ampliando a atividade econômica que atualmente gera empregos para centenas de pessoas. São dois frigoríficos, uma fábrica e três açougues que atendem clientela de todo Norte do Paraná e também de outros estados. O ponto mais tradicional é a Casa de Carnes Central, fundada em 1975 por Narciso Sanches e hoje administrada pelos filhos Marcos e Rose e o genro Luiz Carlos Scuisato. O fundador começou há 38 anos arrendando um açougue, hoje a empresa tem mais de 50 funcionários e produz mais de 20 variedades de defumados e embutidos. “A qualidade é bastante elogiada e isso motiva ainda mais a nossa família”, diz Marcos.
A família Leonardi é outra bem conhecida no ramo. O negócio começou com o avô José, passou para o filho Hermínio e hoje quem toca é o neto Júlio César. O Açougue São Martinho tem 36 anos e recebe compradores de dezenas de cidades  pela tradição e qualidade das linguiças, embutidos, defumados e carne fresca de suínos e bovinos.
Agora proprietário da Casa de Carne Amigos, Admilson Pereira da Silva começou na atividade como funcionário da família Leonardi, aprendeu bem e depois montou o seu negócio. Já são mais de 20 anos com o açougue e ele tem planos de crescer ainda mais.
A lei do deputado estadual Tercilio Turini que transforma São Martinho na Capital Paranaense dos Embutidos, sancionada no final de julho pelo governador Beto Richa, prevê a realização de festa anual no distrito sempre no último final de semana de julho. A festividade passa a integrar o calendário oficial de eventos do Paraná.
A secretária de Cultura de Rolândia  diz que a Prefeitura vai organizar a festa em parceria com a comunidade, valorizando a gastronomia e as atividades culturais. “A iniciativa do deputado Tercilio Turini é muito importante, chama a atenção de todo o Paraná para o nosso distrito e também para toda Rolândia”, afirma a secretária. “Com a divulgação de São Martinho, a tendência é aumentar o consumo. Para atender o cliente, tem que produzir mais. Isso é muito bom”, acrescenta Marcos Sanches, da Casa de Carnes Central.
“Os produtores e toda população de São Martinho merecem essa homenagem. São quase 40 anos de dedicação à fabricação de embutidos e defumados, com geração de muitos empregos. A intenção é agregar novos valores aos produtos e levar essa marca de excelência para um número maior de consumidores, movimentando ainda mais a economia do distrito”, destaca o deputado Tercilio Turini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário