quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ALIMENTOS QUE AUXILIAM O TRATAMENTO DA PRÓSTATA

alimentos que auxiliam na prevenção da doença como o chá verde, semente de linhaça, castanha-do-pará, feijão, lentilha, soja, ervilha, massas integrais, peixes e carnes magras. Além de frutas e vegetais como goiaba vermelha, mamão papaia, melancia, morango, framboesa, brócolis, repolho, couve-flor, alface, espinafre, couve, cenoura e abóbora. Mas, segundo a nutricionista, “a relação dieta-risco de câncer de próstata ainda está sendo estudada, faltando haver uma maior confirmação científica. Uma das razões para isso é o fato de que a nossa dieta é rica e constituída por muitos alimentos diferentes. Os cientistas ainda não conseguiram isolar todos os nutrientes que estão envolvidos tanto na proteção do organismo contra o câncer de próstata e como também aqueles que podem causar a doença”.
A adoção de hábitos saudáveis de vida pode evitar o aparecimento de doenças, entre elas o câncer, mas não se pode afirmar que a redução da ingestão de gorduras diminua o risco deste câncer. “Alguns estudos demonstraram haver correlação entre as gorduras encontradas na carne vermelha e laticínios com a elevação dos casos de câncer de próstata. Contudo, há estudos que não constatam essa correlação. Alguns pesquisadores encontraram evidências de que o óleo de peixes possa reduzir o risco do desenvolvimento de câncer da próstata, bem como o avanço de tumores já detectados”, afirma Solange.
Recomenda-se evitar o consumo das carnes processadas ou embutidos como presunto, bacon e salsichas. Eles contêm um alto teor de sal e de nitrato, que aumentam o risco da doença. “Alguns pesquisadores também encontraram evidências de que as carnes cozidas a altas temperaturas podem elevar o risco. Os cientistas acreditam que quando a carne é tostada ou grelhada com carvão podem libertar-se ou se desenvolver produtos químicos que originam radicais livres, que danificam as células”, esclarece.
Prefira também as preparações como assados ou grelhados sem o uso do carvão. Na hora de temperar, escolha os naturais como alho, cebola e salsinha e também o azeite de oliva extra virgem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário