sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

ARAPONGAS E ROLÂNDIA UNIDOS A FAVOR DO TARIFA ZERO PARA O PEDÁGIO VIAPAR

Moradores da cidade de Arapongas e Rolândia vêm questionando a cobrança do pedágio após o fechamento da Estrada rural do Ceboleiro, que passa pelos dois municípios. Um muro com mais de dois quilômetros, cerca um terreno da Prefeitura de Arapongas e impede a passagem de veículos.

A concessionária Viapar relata que a obra respeita um convênio firmado com a Prefeitura de Arapongas, em 2016 e que o muro serve para conservação do patrimônio e para conter rotas de fuga do pedágio, respeitando os limites do município.
Construção do muro está sendo questionado por moradores de Arapongas e Rolândia.

De acordo com o vereador do município de Arapongas, Arolgo Pagan (41), a primeira demanda judicial entre a Viapar e o município, aconteceu em 2007. A Viapar alegava que a Estrada do Ceboleiro era clandestina e o município precisaria manter uma barreira para bloquear essa passagem. A Viapar ganhou e o município recorreu ao Tribunal de Justiça em nível estadual. O município defendeu que o trajeto é considerado uma Estrada de servidão. A Viapar entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi amparada por uma liminar. Devido a isso, o município e a Viapar entraram em um acordo e arquivaram o processo. A construção desse bloqueio começou em dezembro do ano passado.

Porém a Estrada do Ceboleiro é o principal acesso para moradores de ambas as cidades. Atualmente, a tarifa para carros é de R$ 8,20, e para motos R$ 4,10. Isso encarece as despesas do trabalhador que precisa se deslocar à cidade vizinha diversas vezes ao dia.

Movimento 'Tarifa Zero'

Com o objetivo de negociar a redução da tarifa para motoristas que moram em cidades vizinhas ao pedágio, políticos, empresários e moradores decidiram lançar o movimento 'Tarifa Zero'.

O movimento começou em Mandaguari, e em audiência pública, os moradores conseguiram desconto de 80% no valor da tarifa para carros e motos emplacados em Mandaguari e 75% para caminhões. Os moradores também terão isenção no tráfego da Estrada Terra Roxa, que terá uma cancela instalada. O processo em Mandaguari durou apenas 42 dias e em Arapongas e Rolândia a reinvindicação não é diferente.

A Estrada do Ceboleiro liga os municípios de Rolândia a Arapongas passando ao lado do pedágio da rodovia BR-369 e é uma opção para quem não quer pagar a tarifa. O movimento prevê a isenção do pedágio ou diminuição da tarifa para os munícipes, e a liberação dos trechos que vem sendo bloqueados, como rota alternativa com tarifa zero.

O vereador Aroldo enfatiza que “é preciso saber o que a população quer da empresa, e o que a empresa pode oferecer a população, por isso é de grande importância o apoio dos moradores de ambos os municípios”.

Aroldo pretende direcionar algumas lideranças de Arapongas e fortalecer ainda mais o vínculo com a comunidade, e assim, estipular estratégias para que possam chegar aos objetivos esperados. “É preciso manifestar-se. Muitas vezes trabalhamos, pagamos nossos impostos, cumprimos com nossas obrigações, mas infelizmente não exigimos nossos direitos. Quando ganhamos o apoio da população, o movimento se fortifica e temos mais chances de obter resultados positivos”, destaca ele.

Editoria Portal Enfoque Arapongas

Nenhum comentário:

Postar um comentário