sábado, 5 de março de 2016

TURISMO NO PARANÁ ( COLÔNIA WITMARSUM EM PALMEIRA )




www.palmeira.pr.gov

Chegar na Colônia Witmarsum é como remeter-se a outro lugar. A partir do momento que você passa pela singela placa de boas vindas e adentra o corredor esverdeado pelas árvores começa já a viajar.

A paisagem é diferente, as cores parecem mais vivas. O cheiro do campo, os pinheiros… casas construídas bem ao estilo germânico cercadas apenas por jardins bem cuidados e claro, flores, muitas flores. Amigo, são ares de Europa em terras brasilienses, uma maravilha!

A colônia leva o nome da cidade catarinense de onde seus fundadores menonitas migraram na década de 50. Hoje vivem lá aproximadamente 1500 habitantes, divididos em 5 glebas (aldeias) que rodeiam o centro comercial local.

O quê fazer em Witmarsun? Bem , são muitas as respostas meu caro leitor: você pode passar um final de semana por lá, se hospedar em uma das pousadas e imergir em um clima germânico regado a uma boa bebida e fondue feito com os queijos finos fabricados na Cooperativa local.

Pode também conhecer o Museu Histórico, as casas de artesanato, as famosas Estrias Glaciais*; ter um dia de fazendeiro e praticar atividades rurais.

Se o tempo for curto, uma tarde também é suficiente para aproveitar e fazer um bom passeio. Uma caminhada pela parte central, apreciar a arquitetura que é peculiar; as igrejas , conhecer o comércio local – é muito legal entrar nos mercadinhos lá e ouvir as pessoas falando outra língua.

Além disso, o melhor de se fazer quando conhecemos um novo lugar: provar das suas delícias gastronômicas e lá este quisito leva nota máxima. Para almoço o tradicional heisben (joelho de porco), se achar a opção muito radical pode experimentar as salsichas alemãs ou marreco recheado acompanhado de purê de batatas e chucrute.

Já para o lanche da tarde, o tradicional cafezinho ou chocolate quente junto com um pedaço deapfelstrudel (torta de maçã),pão de preto com geléias, requeijão fresco, bolachas caseiras.Tudo preparado com muita qualidade e o atendimento é excelente.

Viajar é isso, conhecer as pessoas, o lugar e a sua cultura; saber como falam e vivem; experimentar cheiros, sabores, cores… E para isso não precisamos ir pra muito longe não, pois a Colônia Witmarsun está aqui do nosso lado. Pegue seu carro e faça este passeio, tenho certeza que vai gostar, eu recomendo! Boa viagem e até a próxima!

* Formadas pelo movimento de enormes massas de gelo chamadas de geleiras como hoje existem na Antártida, que aqui existiram durante a glaciação Permo-Carbonífera, há 300 milhões de anos atrás.

Texto: Isadora Mayer

Nenhum comentário:

Postar um comentário