sexta-feira, 9 de outubro de 2015

FILÉ A PARMEGIANA EM ROLÂNDIA

FOLHA DE LONDRINA

Cozinha & Sabor - O segredo está no molho

Filé à Parmegiana corresponde a 80% dos pedidos feitos no restaurante O Garfo

Rei Santos
Filé mignon empanado coberto com queijo muçarela ganha uma generosa camada de molho ao sugo

Prato típico da culinária italiana, o bife à parmegiana tornou-se um dos clássicos na mesa brasileira. Cada receita tem suas adaptações, segredos, muitos de família, e o Filé à Parmegiana do restaurante O Garfo, de Rolândia, não foge à regra, sendo referência do local há 15 anos. O prato também concorre na votação do Festival Gastronômico, segunda fase do Festival Cozinha & Sabor. 
Segundo o proprietário do restaurante, Robson, o primeiro passo é adquirir uma carne de filé mignon selecionada que vai garantir o resultado esperado. "Bato essa carne com uma técnica para não estourar as fibras e a deixar ainda mais macia. Tempero no dia em que vai ser usada com sal e um molho de alho, cebola e óleo", detalha. 
O filé temperado, de cerca de um centímetro de espessura, é passado no ovo e, em seguida, farinha de rosca para já ir à fritadeira com óleo bem quente. "Fica ali bem pouco tempo, não mais que três minutos. É o suficiente para fritar e permanecer suculento." No ponto, os filés são cortados em pedaços e distribuídos em uma travessa. Por cima dessa carne, são colocados pedaços de queijo muçarela. 
É apenas pouco antes de ir à mesa que o molho ao sugo fervente é despejado por cima dos filés. Esta temperatura que vai derreter o queijo. "É mais um dos detalhes do prato. O molho, receita da minha mãe, feito com tomates selecionados, tem um preparo especial e leva nada menos que 14 horas para ficar pronto. É um processo longo que confere um sabor delicioso." O restaurante produz aproximadamente 180 quilos de molho de tomate por semana. 
Dos mais de cinquenta pratos do cardápio, sendo 16 somente de filés de boi, Negrão diz que o Filé à Parmegiana é responsável por 80% dos pedidos diariamente. "Temos uma clientela que sempre vem, além do pessoal de cidades vizinhas que querem provar." O prato acompanha arroz e serve duas pessoas, com cerca de um quilo de carne. O valor é de R$ 70. 
Marian Trigueiros
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário