sábado, 31 de outubro de 2015

Dieta vegetariana pode causar desordens mentais



EXAME.ABRIL.COM
Photopin 2.0

Estadão Conteúdo, deINFO Online


Durante as últimas décadas, há um maior conhecimento sobre os efeitos da dieta vegetariana no status nutricional e na saúde física. No geral, os estudos tem demonstrado que os vegetarianos encontram-se em boa saúde física comparados aos padrões nacionais e com uma boa saúde assim como os não vegetarianos com um estilo de vida similar.

O status nutricional resultante da dieta vegetariana restrita (sem nenhum tipo de carne) pode afetar a função neuronal e a plasticidade sináptica, o que pode influenciar em processos cerebrais relevantes para a manutenção de doenças mentais. Estudos tem reportado que os vegetarianos restritos apresentam menores concentrações nos tecidos de ômega-3 e vitamina B12 o que pode aumentar o risco para a depressão.

Além das diferenças no status nutricional, vegetarianos e não vegetarianos diferem em características psicológicas e sócio-demográficas que podem influenciar no risco de desordens mentais. Os vegetarianos são predominantemente mulheres vivendo em centros urbanos e solteiras, fatores relacionados com a presença de desordens mentais.

Além disso, os vegetarianos tendem a ser mais preocupados com os fatores que influenciam a sua dieta e com a importância da qualidade de vida no geral. Os pesquisadores ressaltam que a presença de desordens mentais (depressão, ansiedade e transtornos alimentares) nessa população ocorre na sua maioria nos veganos (vegetarianos restritos), os quais apresentram uma menor concentração principalmente de B12 e ômega-3 importantes para a saúde cerebral.

ReferênciasMICHALAK, J. et al. Vegetarian diet and mental disorders: results from a representative community survey, International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v.9, n. 67, 2012.Por Joyce Rouvier

Nenhum comentário:

Postar um comentário