sábado, 22 de agosto de 2015

5 ALIMENTOS INIMIGOS DO CORAÇÃO E COLESTEROL

Conheça os 5 alimentos "do mal"

Redação Bonde com Assessoria de imprensa - 20/08/2015 
Nem sempre o colesterol é um "inimigo". O cardiologista Mário Sérgio Cerci, do Hospital VITA Batel, lembra que a substância é a base para a produção de hormônios e auxilia na formação da membrana das células do corpo. Além disso, serve como uma capa protetora para os nervos. Ou seja, o colesterol é um tipo de gordura presente nas células muito importante para a saúde e essencial para o bom funcionamento do organismo. 

Divulgação
Divulgação


No entanto, um nível elevado de colesterol "ruim" propicia o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. "Alimentação rica em gorduras saturadas, sedentarismo, obesidade, pressão alta, diabetes, tabagismo, fatores genéticos e hereditários estão entre as causas que influenciam para o agravamento de problemas do coração", explica Cerci. 

Segundo Cerci, alguns alimentos precisam ser diminuídos ou até mesmo banidos das refeições para que os níveis de colesterol voltem ao normal - ou permaneçam em níveis aceitáveis. 

Confira quais são os alimentos que contribuem para o aumento do colesterol ruim (LDL): 
Carnes - Alguns cortes de carne vermelha possuem muita gordura saturada. Por isso, deve-se optar por cortes magros. Além disso, toda a gordura aparente e também a pele do frango devem ser retirados e preparados na grelha. 

Creme de leite - Produtos à base de nata, como manteiga e requeijão, devem ser ingeridos com moderação devido ao alto índice de gordura saturada e colesterol. Geralmente, estão presentes de "forma invisível" em bolos cremosos, doces recheados e pães amanteigados. 

Embutidos - Linguiça, mortadela, presunto, salame e salsichas feitas com carne suína oferecem um exagero de gordura do tipo mais maléfico. Os embutidos menos nocivos são os preparados com carne de peru. 

Frituras - Independente do óleo ou azeite utilizado, as gorduras trans (gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial) estão presentes nas frituras. Elevam o colesterol ruim (LDL) e diminuem o bom (HDL). Por isso, deve-se preferir alimentos grelhados e assados. As gorduras trans estão presentes também em sorvetes, margarinas e bolachas recheadas. 

Queijos amarelos - São os que apresentam maior teor de gordura saturada e colesterol. Deve-se escolher laticínios desnatados e queijos brancos – minas, cottage e ricota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário