terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Bar do Tomio - melhor bolinho de carne de Londrina

www.baixagastonomialondrina
Bar do Tomio Londrina
Comida simples, popular e barata. E gostosa, claro. Os quitutes do Bar do Tomiosão maravilha para quem gosta de fritura (e quem é que não gosta?). Localizado na rua Venezuela – no bairro mais charmoso da cidade – desde 1977, o boteco mescla simplicidade e tradição. Tem coxinha, bolinho de bacalhau. Tudo feito com massa de mandioca – a ‘irmã’ mais gostosa da batata.
Bolinho de bacalhau do Bar do Tomio em Londrina
Mas o que levou o Baixa Gastronomia ao bar foi, realmente, o tão famoso bolinho de carne. Dez entre dez pessoas que comeram o prato o aprovou com folga e ‘vivas’ exaltados. “É o melhor que eu já comi!”, disseram alguns. “Em Londrina não tem bolinho como esse”, desafiaram outros. E não é que é (quase) verdade? O bolinho de carne é, com certeza, o ‘carro chefe’ do Tomio’s.
Bolinho do carne do Bar do Tomio Londrina
Crocantesequinho, muito bem temperado e frito na hora! Dá para ver todos os ingredientes misturados de forma solene durante a comilança. Tem carne moída muito bem escolhida, a massa de pão para dar liga, muita cebola e tempero verde (salsinha e cebolinha)!
dica para melhorar (ainda mais) o bolinho – e os outros salgados, é claro! – é a pimenta caseira, que o pessoal faz lá mesmo. É forte para os mais sensíveis, mas algumas gotinhas do molho pode deixar “o melhor bolinho de carne de Londrina” ainda mais gostoso.
Bar do Tomio Londrina
O bar também serve espetinhos. O quitute lembra aqueles encontrados em qualquer boteco de vila. No caso dos bares ‘comuns’, coloca-se no espeto frango empanado com legumes, como cebola, tomate e pimentão.
No Tomio’s, a arte de se fazer espetos empanados ganhou novo capítulo. No lugar do frango, encontra-se lombo de porco e até filé de tilápia. O quitute também leva os legumes frescos – que ficam molinhos após a fritura. Com sorte, vem na mordida ‘carne misturada com cebola ligada ao tomate e tudo envolto na massa crocante que deixa tudo mais gostoso’.
Bar do Tomio Londrina
O espetinho de lombo de porco é mais forte. A carne é meio defumada e muito macia. Já o de tilápia é mais levederrete na boca e leva qualquer um aos céus! Dá para usar a pimentinha caseira nos espetos também. Mas o grande segredo é o pedaço de limão que vem junto com o quitute. O azedinho da fruta espremido dá um toque mais do que especial!
Bar do Tomio Londrina
O bar do Tomio’s também serve pratos populares em dias específicos da semana. Na quinta-feira, pode ser encontrada a famigerada dobradinha. E em breve, aos sábados, a feijoada estará de volta. Pode se comer lá mesmo, em uma das mesinhas espalhadas pelo local, ou encomendar.
Bar do Tomio Londrina
Os preços encontrados no estabelecimento também são atrativos, bem menores se comparados aos encontrados em lanchonetes e restaurantes mais ‘abastadas’.O preço médio do salgado é R$ 3. Também tem porção. Batata frita, os conhecidos salgados, mas em formas menores. A mais cara custa R$ 17 e alimenta de quatro a cinco pessoas. A cerveja gelada também tem preço mais em conta – e isso compensa muito, vai?
Bar do Tomio Londrina
O que também chama a atenção no bar é o público ‘para todos os tipos’. Nos balcões, os mais velhos, que frequentam o boteco desde a década de 1970, quando ele também era mercearia e quitanda. Nas mesas, famílias inteiras, casais e amigos batendo papo. Tudo muito simples. Sincero. Agradável. E gostoso.
Bar do Tomio Londrina
O bar do Tomio’s abre de segunda a sábado em horários diferenciados. A melhor hora para comer vai do início da noite até umas 21h. Vale lembrar que o estabelecimento fecha relativamente cedo (23h30) e a concorrência é grande. Pelo menos 500 salgados são vendidos diariamente. É preciso ser esperto para não ficar sem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário