quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

POLENTA COM MOLHO DE CARNE RECEITA FÁCIL

BONDE

INGREDIENTES
1 litro de água; 
1 xícara de fubá; 
3 colheres (sopa) de parmesão ralado; 
1 envelope de caldo do seu sabor preferido. 

Para o molho: 
2 colheres (sopa) de azeite; 
800 g de carne (músculo) em pedaços grandes; 
1 cenoura picada; 
2/3 xícara de talo de salsão picado; 
1 cebola picada; 
2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu); 
1 colher (sopa) de extrato de tomate; 
Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.

Modo de preparo

Para a polenta: 

1 - Leve ao fogo 1 litro de água, com 1 tablete ou envelope de caldo do seu sabor preferido. Deixe ferver. 

2 - Misture 1 xícara de fubá com 2/3 xícara de água, e adicione essa mistura aos poucos (e mexendo sempre) ao caldo que está fervendo. 

3 - Depois que engrossar, continue mexendo por 10 minutos para tirar o gosto forte de fubá. Se achar que está muito espessa, pode acrescentar um pouco mais de água quente. 

4 - Desligue o fogo, junte 3 colheres (sopa) de parmesão ralado. Acerte o sal se achar necessário. Você pode servir em um refratário único ou em porções individuais. 

O molho: 

1 - Adicione o azeite para aquecer na panela de pressão e coloque a carne (sem nenhum tempero). Dê uma rápida selada e adicione 1/2 xícara (chá) de água. Tampe e deixe pegar pressão. Abaixe o fogo e conte 15 minutos. Retire a carne, pique em pedaços menores e reserve. 

2- Sem limpar a panela adicionei a cebola, a cenoura e o salsão e de uma refogada. Adicione a carne, o shoyu e o extrato. Coloque um pouco de sal; um pouco de pimenta-do-reino; 1 xícara (chá) de água e tampe novamente a panela. Depois que pegou pressão deixe mais 15 minutos (sempre em fogo mínimo). 

3 - Deixe a pressão sair normalmente, abra a panela, de uma mexida no molho, veja se já se desmancha sozinho. Coloque o cheiro-verde e pronto. 


Reprodução/Panelaterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário