segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Justiça concede seis mandados de reintegração de posse em colégios

Fernanda Circhia - Redação Bonde - 24/10/2016 

O governo do Paraná obteve na Justiça, nesta segunda-feira (24), mais seis mandados de reintegração de posse de escolas estaduais ocupadas por estudantes de Londrina. Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Lucia Cortez, as unidades que serão reintegradas são: Colégio Estadual Hugo Simas, Colégio Estadual Professora Ubedulha de Oliveira, Instituto Educação Estadual de Londrina (IEEL), Colégio Estadual Vicente Rijo, Colégio Estadual Professora Maria José Aguilera e Colégio Estadual Marcelino Champagnat. "Estamos aguardando o oficial de justiça, mas provavelmente as escolas serão reintegradas amanhã pela manhã. A liminar é imediata", explica Cortez. 

A chefe do NRE afirma que por serem escolas grandes, com muitos alunos matriculados, tanto nos ensinos fundamental e médio, como em cursos profissionalizantes, podem prejudicar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além de outros motivos. "A partir do momento que nós recebemos das escolas, nós passamos a situação à Procuradoria. É uma angústia muito grande de vários pais e alunos. O descontentamento é geral", diz. 

Conforme números divulgados por Lucia Cortez, até o momento, são 27 escolas estaduais ocupadas em Londrina, a partir de amanhã quando estas forem reintegradas, serão 21 colégios. "Não há previsões, mas não deve demorar muito até que outras escolas sejam desocupadas", ressalta. 

Em Londrina, 38% das escolas estaduais estão ocupadas. De acordo com números divulgados pelo Ocupa Paraná, na última quinta-feira (20), a cidade está com 30 escolas ocupadas, no entanto, o Colégio Estadual Vani Ruiz, que ainda aparece na lista, foi desocupado voluntariamente pelos estudantes após a reintegração de posse do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, no último dia 14, e o Colégio Estadual Paiquerê não está ocupado, conforme a diretora geral Selma Sanchez. 

C.E. Adélia Dionísia Barbosa 
C.E. Antonio M. de Barros 
C.E. Barão do Rio Branco 
C.E. Benjamin Constant 
C.E. Célia M. Oliveira 
C.E. Cléia Godoy 
C.E. Dario Veloso 
C.E. de Guaravera 
C.E. Gabriel C. Martins 
C.E. Hugo Simas 
C.E. Lúcia Barros Lisboa 
C.E. Marcelino Champagnat 
C.E. Margarida Barros 
C.E. Maria Aguilera 
C.E. Newton Guimarães 
C.E. Nilo Peçanha 
C.E. Nsa. Sra. de Lourdes 
C.E. Olympia de M. Tormenta 
C.E. Padre José de Anchieta 
C.E. Paiquere 
C.E. Pe. Wistremundo Roberto Perez Garcia 
C.E. Polivalente 
C.E. Roseli Piotto 
C.E. Ubedulha Correia de Oliveira 
C.E. Vani Ruiz 
C.E. Vicente Rijo 
C.E. Willie Davids 
C.E.E.P - Maria Castaldi 
Colégio de Aplicação da UEL 
Instituto de Educação 

Na última atualização do Movimento Ocupa Paraná, foram registradas 820 escolas ocupadas, doze universidades e três Núcleos Regionais de Educação. Acesse aqui e veja a lista completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário