domingo, 1 de fevereiro de 2015

Cantora Gisele Almeida de Londrina

Uma varanda londrinense

Valéria Félix/DivulgaçãoCantora Gisele Almeida lança na terça-feira um CD virtual no qual interpreta canções assinadas somente por compositores pé-vermelhos

"Conversa de Varanda" traz ritmos como fado, samba, bolero e hip hop: "Existe uma linha poética tênue que une canções tão diversas e de estilos tão diferentes", analisa a cantora
 
Em uma simpática casa da Vila Brasil a cantora Gisele Almeida recebeu compositores londrinenses de diversos estilos para falarem sobre seus processos criativos e apresentarem algumas de suas canções. Dez encontros foram promovidos em 2014 e deram origem à websérie "Conversa de Varanda", projeto que tem continuidade este ano com o lançamento de um CD homônimo com as 10 composições apresentadas no programa e que ganharam interpretação da artista. Gravado em Londrina, com pós-produção em São Paulo e masterização nos Estados Unidos, o álbum será lançado pela internet na terça-feira, com download gratuito.

"Esse projeto surgiu em 2103 da vontade de colocar em evidência a cena da canção em Londrina, pois muitos compositores não são conhecidos do grande público por não estarem necessariamente envolvidos com a vida noturna da cidade", argumenta Gisele. Entre os compositores escolhidos por ela estão Karen Debértolis, Bernardo Pellegrini, Bruno Morais e Fábio Brinholli.

Ainda na fase de gestação do projeto, a cantora conta que o universo passou a conspirar a seu favor. "Foi incrível pois ainda durante a fase de planejamento encontrei alguns deles por acaso no Calçadão e outros começaram a me procurar para apresentar canções. Em pouco tempo já estávamos com o repertório montado", relata.

Apaixonada pelas canções que foram chegando às suas mãos, a cantora conta que partiu para a produção da websérie. "Esse trabalho foi realizado no decorrer do ano passado. Em setembro entrei para gravar o CD 'Conversa de Varanda', que teve arranjos coletivos e produção local de André Siqueira e Mateus Gonsales. Já a pós-produção foi feita em São Paulo pelo Daniel Bozzo e Marcelo Cabral, que trabalhou com o Criolo e outros artistas conhecidos", relata a cantora.

Ela conta que a ideia era fazer a masterização também em São Paulo, mas, devido a problemas de agenda, foi preciso escolher outro local. "O Marcelo entrou em contato com o Felipe Tichauer, que é amigo dele e que acabou aceitando fazer o trabalho no estúdio Red Traxx Music, em Miami, onde trabalha. O Felipe também já trabalhou com artistas de projeção nacional como a Banda do Mar, Black Alien, Lucas Santtana e Marcia Castro", destaca Gisele.

Mesmo contando com apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) no valor de R$ 46 mil, a cantora revela que teve que fazer algumas adaptações no orçamento para conseguir viabilizar a produção do CD. "O Promic patrocinou a criação do site da webserie e a gravação do CD. Já a captação audiovisual dos encontros foi feita em parceria com a Kinoarte, que trabalhou no projeto de forma voluntária. Tive muita sorte de contar com o know-how do André Siqueira nas gravações do disco em Londrina. O Marcelo Cabral e o Felipe Tichauer acreditaram tanto neste projeto que aceitaram trabalhar nele por um valor muito menor do que estão acostumados. Valeu muito a pena ter contado com eles pois a sonoridade do disco ficou espetacular e bastante contemporânea, exatamente como eu desejava", avalia.

O talento dos compositores londrinenses também é enaltecido por Gisele. "Existe uma linha poética tênue que une canções tão diversas e de estilos tão diferentes. Essa diversidade de estilos é também uma forma de chegar ao meu público, que é muito variado, pois nos últimos anos tenho cantado música brasileira, jazz e blues. No disco tem fado, samba, bolero e hip hop convivendo harmonicamente. Quase todas são inéditas, apenas três já haviam sido gravadas por seus autores", enfatiza.

O lançamento do CD físico está previsto para o próximo mês. "Tenho shows de lançamentos agendados para os dias 5 e 6 de março, no espaço Sesi Cultural. Depois disso pretendo marcar shows em outras regiões do País para divulgar o disco", ressalta. O download do álbum poderá ser feito a partir de terça-feira no site www.giselealmeida.net, onde também estão postados os vídeos do projeto "Conversa de Varanda".

Faixas do disco

Prometeu (Bernardo Pellegrini)
Planos (Bruno Morais/Marcela Biasi)
Insuspeito (Karen Debértolis/ Rafael Fuca)
Nosso Carnaval (Rafael Fuca)
A Queixa di sinhá (Fischer Seixas)
Rodar, dançar (correr perigo) (Miguel Arruda)
Viril (Carolina Sanches)
Tinhosa (Giovani Viecili, Guido Toledo)
Grande Avenida (Fábio Brinholli)
Um Gayatri (João de Carvalho)
Marcos Roman
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário