Fotos do acervo fotográfico de meu pai , Francisco de Almeida Lopes (1909-1987), que lá trabalhou ao longo de 35 anos. Clique sobre os títulos. José Carlos Neves Lopes jcnlour@yahoo.com.br
ROLÂNDIA
Tendo passado por uma grave crise econômica após o término da Primeira Guerra Mundial,
a emigração foi buscada por muitos alemães, o que levou à constituição de companhias para
esse fim.
No início dos anos 1930, os interesses dessas companhias e os da Paraná Plantations se
encontraram em terras do Norte do Paraná, dando início à fixação de famílias de agricultores
alemães na região escolhida, que veio a ser o núcleo inicial de Rolândia.
Com a subida do nazismo ao poder na Alemanha, o governo cuidou de estabelecer restrições
à emigração. O candidato a emigrar somente poderia fazê-lo levando consigo apenas o valor
de dez marcos.
Para driblar essa restrição, a Companhia de Terras Norte do Paraná lançou mão de "permuta",
ou seja, a companhia passou a trocar terras pelo material rodante e trilhos "financiados" com
dinheiro deixado pelo imigrante na Alemanha, material esse que necessitava para levar os
trilhos até Rolândia, o que veio a acontecer com a chegada do trem a Rolândia em 1º/1/1936.