quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DANIEL STEIDLE ALERTA SOBRE A ÁGUA

Qual é a prioridade:
ÁGUA ou “DESENVOLVIMENTO”?

Citando da história da Roma Antiga: 
“A sociedade organizava-se em torno da cidade. Para que as cidades crescessem era fundamental garantir o abastecimento de água”. (Fonte: História Fundamental, 6º Ano, Editora Saraiva, pg. 196).

Cara Sra. Presidente e caros Vereadores da Câmara dos Vereadores de Rolândia, caros cidadãos:

A crescente falta de água em Rolândia, levantada nas últimas Sessões da Câmara, poderia ser ligada à palestra programada para a Tribuna Livre do dia 25/11/2013, às 18:30h. 

Preparem perguntas!

A palestrante, Profª. Drª. Maria Josefa Santos Yabe (Química-UEL), renomada especialista em contaminação por metais pesados, poderá nortear os Nobres Vereadores quanto à um controle da poluição.

A falta de água em Rolândia não é por falta de nascentes e rios, mas devida a poluição. Em vez da medida paliativa, de furar cada vez mais poços artesianos na busca de água limpa em aqüíferos profundos, teríamos que buscar medidas efetivas de recuperação dos rios, controle da poluição e redirecionamento do modelo de crescimento. 

Rolândia, com suas férteis terras e sendo referência mundial na produção sustentável de comida (Plantio Direto), poderá solucionar o problema água, investindo em urbanização de qualidade e atividades não poluidoras.

Se fiscalização e certificação das empresas realmente funcionassem, Rolândia não se encontraria na lamentável situação de falta de água. 

Rolândia, que também abastece com água municípios vizinhos, necessita de leis específicas que viabilizem “análises independentes de poluição e caminhos viáveis de eventual punição”. “Produtores de Água” e incentivos a restauração florestal já são realidade em outros municípios. DANIEL STEIDLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário