sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

COXINHA DE ROLÂNDIA NO GUINESS BOOK

FOLHA DE LONDRINA

A maior coxinha do mundo

Salgadeira há mais de 30 anos, Maria Aparecida da Silva é popularmente conhecida como a Cida da Coxinha na cidade de Rolândia, onde mora. No ano passado, além do elogiado sabor dos seus salgados, ela ficou famosa em todo o país por ter entrado no Guiness Book, o livro dos recordes ao produzir a maior coxinha do mundo, com 3,5 quilos. 

"Sempre gostei de fazer coxinhas e vendo em um programa de TV uma mulher que fazia salgados gigantes resolvi tentar superá-la. Foi então que fiz a coxinha de três quilos e meio e minha filha filmou todo o processo de preparação do salgado e encaminhou para a produção do Guiness Book em junho do ano passado", conta dona Cida. 

Ela revela que prepara a mega coxinha utilizando um quilo e meio de massa de mandioca e dois quilos de recheio. "Minha massa não leva ovo, farinha e nem leite. É só mandioca mesmo. O recheio é feito com carne moída ou frango desfiado e calabresa. O segredo é colocar muito recheio e apenas um fina camada de massa. Para fritar, utilizo dois tachos com quatro litros de óleo. Em um deles coloco a coxinha em um suporte e depois vou jogando o óleo quente do outro tacho em cima dela. Não tem perigo de ficar crua porque todos os ingredientes já são cozidos", diz a salgadeira. 

Dona Cida conta com orgulho que a coxinha gigante tem feito o maior sucesso. "Geralmente as pessoas pessoas encomendam para confraternizações de empresa e festas de aniversário. Tem muita gente que vem de outras cidades e quer levar a coxinha pra casa. Acho engraçado porque eu nunca viajei de avião, mas minhas coxinhas já voaram para o Rio de Janeiro, São Paulo e vários outros Estados", salienta. 

Atualmente a salgadeira se prepara para superar seu próprio recorde. "Ainda esse ano quero produzir uma coxinha com 10 quilos. Já estou me preparando para isso", confessa. (M.R.) 



A coxinha preparada pela Cida, em Rolândia, pesa 3,5 kg e está no Guiness Book

Nenhum comentário:

Postar um comentário