quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

ESTAÇÃO DE TRENS ( FERROVIÁRIA ) VISCONDE PARNAÍBA , JARDINÓPOLIS - SP.

www.estacoesbrasileiras.com.br


Grande emoção. Meu bisavô Pietro Farina e meu avô Giuseppi Farina viveram aqui por décadas. Meu pai José Farina Filho nasceu aqui. Neste lugar e nesta fazenda tem muito da família Farina. Pietro Farina morou nesta fazenda de 1896 ( quando chegou da Itália) até morrer... meu avô Giuseppi viveu aqui de 1896, (chegou aqui com 1 ano de idade ) até 1940 quando comprou um sítio em Rolândia, norte do Paraná.  Meu pai José Farina viveu nesta fazenda por 15 anos. JOSÉ CARLOS FARINA





Visconde de Parnaíba é uma estação da antiga Linha do Rio Grande localizada no município de Jardinópolis. Era a segunda no sentido de Minas Gerais e ficava logo após as de Entroncamento (tronco original) e de Jurucê, quando a linha ainda existia e era ativa. Estivemos lá e vimos de perto cada detalhe do prédio, que ainda conta com dístico legível, lousas, plataforma coberta, caixa-d’água e o recuo do leito ainda bem delineado à frente do prédio. As placas de quilometragem e de altitude não estão mais por ali e o galpão está sendo utilizado com depósito e está fechado. É uma construção típica da Cia.Mogiana, sendo um prédio de tijolos aparentes e, diferentemente de outros tantos da região, ele possui um segundo pavimento, o que lhe dá maior imponência e até, certo requinte… >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário