quarta-feira, 11 de novembro de 2015

misteriosos no interior de Grande Pirâmide do Egito

Cientistas identificam pontos de calor 

BBC.COM
ReutersImage copyrightReuters
Image captionPesquisadores procuram câmaras secretas nas pirâmides
Um time internacional de arquitetos e cientistas detectou anomalias térmicas nas Pirâmides de Gizé, no Egito. Usando câmeras termais, os especialistas observaram temperaturas maiores em três pedras adjacentes à base da Grande Pirâmide.
As causas seriam a existência de áreas "ocas" no interior da pirâmide, correntes de ar internas ou variações no uso dos materiais de construção.
Os arquitetos e cientistas estão procurando compartimentos secretos nas pirâmides.
Curtiu? Siga a BBC Brasil no Facebook e no Twitter
Construídas como tumbas para os faraós Quéops, Quefren e Miquerinos, as pirâmides foram erguidas entre os anos 2613 e 2494 antes de Cristo.
Especialistas de Egito, França, Canadá e Japão fizeram um mapeamento infravermelho das pirâmides durante o nascer e o por do sol, quando as pedras de calcário usadas para a construção esquentam e esfriam, respectivamente. De acordo com um comunicado do Ministério das Antiguidades, a conclusão é pela existência de diversas anomalias térmicas observadas nos monumentos durante as fases de aquecimento e esfriamento.
APImage copyrightAP
Image captionLeitura termal mostrou as anomalias nas pedras da base (em vermelho)
Mas chamou a atenção especificamente o caso de Quéops.
"A primeira fileira de pedras da pirâmide supostamente deveria ser uniforme. Mas chegamos aqui e descobrimos que há diferenças nas formações", informou o ministro para Antiguidades Mamdouh al-Damati, posando em frente às pedras que registraram temperaturas diferentes.
Outras anomalias termais foram detectadas na parte superior da Grande Pirâmide.
A estrutura será alvo de mais investigações durante a gigantesca operação de mapeamento dos monumentos, que teve início no final de outubro e deverá durar até o final de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário