quinta-feira, 10 de abril de 2014

OS POMBOS ESTÃO ACABANDO COM LONDRINA

Bosque de Londrina volta a pauta

Bosque central é tema de encontro na Prefeitura

Reunião sobre o bosque central
Entidades sugerem medidas de manejo dos pombos e revitalização do Bosque Marechal Rondon
A revitalização do Bosque Marechal Rondon e o desafio de encontrar uma solução definitiva para a superpopulação de pombos (Zenaida auriculata) foram tema de reunião, hoje (9), entre o prefeito Alexandre Kireeff, técnicos da Prefeitura e representantes de diversas entidades, entre elas a Acil e a Igreja Católica.
Reunião sobre o bosqueForam apresentadas ao Prefeito várias sugestões, algumas das quais já em andamento; outras em estudo de viabilidade pela Prefeitura. A Acil entregou uma pauta de reivindicações que inclui o imediato manejo dos pombos.
Sobre o assunto, a secretária do Ambiente, Maria Silvia Cebulski, afirmou que a Comissão para Controle e Manejo das aves seguirá em busca de alternativas “plausíveis” e sugestões para controlar a superpopulação. “O abate não está descartado, porém, por ora, a solução do problema, por vias alternativas, ainda está sendo discutida”, frisou.
Conforme soluções apontadas pelos estudos da Comissão, a Prefeitura se compromete também a manter as ações de reflorestamento e plantio de mudas em fundos de vale, as quais podem contribuir para a redução dos efeitos da superpopulação de pombos no Bosque.
Maria Silvia disse ainda que a Prefeitura irá manter em dia o serviço de limpeza das calçadas do Bosque, bem como executar regularmente a poda das árvores. “Tais medidas são capazes de minimizar os problemas”, frisou.
Revitalização
Sobre o Plano de revitalização do Bosque, a secretária lembrou que quando da realização da última licitação não houve interessados e que novo procedimento licitatório está em fase de elaboração na Secretaria do Ambiente. Reafirmando declaração do prefeito, ela afirmou que a execução do Plano é imprescindível, pois irá oferecer à população um espaço adequado de convivência e lazer.
Participaram da reunião o prefeito Alexandre Kireeff; o presidente da CMTU, Carlos Geirinhas; a secretária municipal do Ambiente, Maria Silvia Cebulski; o presidente da Acil, Flávio Balan; a presidente do Conselho da Mulher Empresária da Acil, Rosangela Khater; o pároco da Catedral de Londrina, Bernardo Gaffá; a gestora do Colégio Mãe de Deus, Irmã Rosa Maria Ruthes; o chefe regional do IAP, Raimundo Maia; a professora de Medicina Aviária da UEL, Kerlei Médici; o advogado Camilo Vianna e o biólogo Renan Oliveira, da ONG MAE; e o médico veterinário Valmor Venturini, da Vigilância Sanitária Municipal.
Fonte: PML/N.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário