quinta-feira, 8 de junho de 2017

VIAPAR FAZ VALAS E MURO PARA IMPEDIR PASSAGEM DE CARROS E CAMINHÕES

GAZETA DO POVO

Empresa de pedágio faz valas e muro em estrada para impedir que carros fujam de tarifa

por Rogerio Waldrigues Galindo


Estrada do Ceboleiro: valas para impedir fluxo. Foto: Divulgação/Movimento Tarifa Zero.

A concessionária Viapar está em pé de guerra com a população de dois municípios do norte do Paraná. Na divisa entre Rolândia e Arapongas, motoristas estavam usando um trecho de terra, conhecido como “Estrada do Ceboleiro”, para desviar da praça de pedágio. Agora, a empresa faz de tudo para barrar o caminho alternativo.

Primeiro, a concessionária conseguiu uma decisão que permitiu a construção de um muro no meio da estrada. O muro, para evitar que a população passasse por qualquer lugar de terrenos em torno da via, acabou tendo dois quilômetros de extensão. Mas a população não se deu por vencida.

Depois de protestos e reclamações, o Movimento Tarifa Zero conseguiu liberar um trecho para que os carros e motos passassem desviando da rodovia pedagiada. Mas neste fim de semana, a Viapar deu o próximo passo. Começou a escavar valas na estrada alternativa para impedir de novo o fluxo.

“O pedágio está ali há vinte anos, mas essa estrada do Ceboleiro tem muito mais tempo, o pessoal sempre usou. A situação é revoltante”, diz o deputado Tercílio Turini, do PPS, que é da região.

Os motoristas programaram um protesto em frente à praça de pedágio da Viapar para este sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário