sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Cuide da saúde dos seus rins







Hoje o Universo Jatobá vai falar sobre a saúde dos rins, que funcionam como um filtro capaz de limpar todas as impurezas do sangue. A leitora Roberta Aimara diz que o seu valor de Clearance, a taxa de filtração glomerular, está na faixa de 50ml/min, valor baixo, e pediu dicas para garantir o bom funcionamento do sistema. Fato é que o mau funcionamento dos rins atrapalha todo o sistema humano. Além de filtrar o sangue e eliminar as substâncias tóxicas, ele ainda produz um hormônio chamado eritropoietina, responsável por estimular a produção de hemáceas.

Os sintomas de qualquer problema nos rins, geralmente, são silenciosos e, por isso, medir o valor de Clearence é tão importante. O valor normal varia de 70 e 140ml/min. Se essa taxa de filtração glomerular fica abaixo de 70ml/min deve-se ter cuidado. Pode ser o caso de insuficiência renal. Caso permaneça abaixo de 60 por 3 meses, procure um especialista imediatamente. Acima de 140, os rins estão sofrendo uma hiperfiltração. Os principais sintomas de que os rins não estão bem são: inchaços frequentes nas pernas e nos pés, anemia, mal estar, indisposição, alterações no aspecto da urina, pouca urina e com ardor, aumento da pressão arterial, ossos frágeis, dentes sensíveis, dores lombares, falta de apetite, falta de ar, náuseas, vômitos e perda de peso.

As alternativas de tratamento existem e casos mais avançados exigem o transplante. Então, todo cuidado é pouco.

Alimentação

Diminua a quantidade de potássio na dieta. Quando ingerido em excesso, ele é eliminado pelos rins, mas como estes estão em tratamento, o potássio fica acumulado na corrente sanguínea e pode trazer fraquezas musculares, batimentos cardíacos irregulares e até paradas cardíacas. Não é recomendado cortar e sim controlar a quantidade ingerida.

Quem tem insuficiência renal deve tomar cuidado com a quantidade de água ingerida, afinal os rins terão dificuldade na hora de excretar. Uma dica para aliviar a sede é fazer gargarejos com água sem engolir. Reduzir a quantidade de sal também é importante, ele retém líquido e aumenta a sede. Evite presunto, bacon, mortadela, linguiça, salame, caldos e molhos prontos, maionese, mostarda, catchup, enlatados, bacalhau e tudo o que tiver grande concentração de sódio. Para cozinhar, prefira as ervas e temperos naturais como alho, cebolinha, salsa, manjericão e orégano.

Diminua a quantidade de proteína. Ela é essencial para a produção dos hormônios e enzimas, mas quando ingerida, ela é utilizada pelo corpo e ajuda na produção de ureia e a creatinina. Elas, por sua vez, são eliminadas pelo rim e, quando em excesso, podem provocar náuseas, vômitos, sangramentos, falta de apetite e confusão mental. A falta de proteína pode trazer problemas. Então, é importante seguir a recomendação médica para cada caso e manter uma alimentação equilibrada.

O fósforo e o cálcio trabalham juntos e a insuficiência renal prejudica este trabalho. Tudo porque a eliminação do fósforo, que seria pela urina, não ocorre de maneira satisfatória e acaba se aglomerando no sangue. Com isso, há a retirada do cálcio dos ossos causando uma calcificação, que pode trazer ataques cardíacos, problemas pulmonares ou respiratórios.

A fruta carambola é um perigo. Veja mais sobre os motivos aqui. Hipertensos e diabéticos devem se prevenir, pois têm mais chances de desenvolverem doenças renais.

O chá de salsa é uma boa alternativa para limpar os rins e evitar a retenção de líquidos. Confira mais detalhes aqui. 

Desconfia de algo? Procure um médico e faça os exames. Levar uma vida saudável é o melhor caminho para prevenir muitas doenças e garantir a longevidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário