Melhor resposta: Oi Luigi.
Ao contrário do que os porquinhos de cabeça e com fase anal mal resolvida podem imaginar, o nome de Rolândia é originário do legendário guerreiro alemão Roland que defendeu a Germânia dos incontáveis ataques do conquistador Carlos magno.
A melhor terra para cultivo em toda a América está na Gleba Roland que hoje é o município de Rolândia e toda a sua periferia no norte do estado do Paraná.
Por causa da fertilidade dessa "terra roxa" (que é o nome de outra cidade próxima) gente de todo o Brasil e também do exterior, principalmente alemães perseguidos pelo regime nazista e fugidos da perseguição ocorrida após a primeira guerra imigraram para essa região em busca de trabalho e paz.
O guerreiro Roland se destacava pela tenacidade e coragem na defesa das terras germânicas, valorizando o sentimento de liberdade e de justiça. Estes símbolos de liberdade e justiça sempre estiveram presentes na lembrança dos primeiros moradores alemães que se fixaram na "Gleba Roland" que era de propriedade de uma companhia inglesa de terras e estradas de ferro.
Foram esses imigrantes, junto com a direção da Companhia de Terras, que “batizaram” o município com o nome de Rolândia, significando liberdade ou a busca de um lugar onde os alemães pudessem reconstruir suas vidas, longe das perseguições políticas, religiosas e raciais.
Para você ter uma idéia do que a ignorância pode fazer e até que ponto absurdo pode chegar, um município limítrofe de Rolândia chamado Cambé, também teve que trocar de nome por causa da guerra e nem mts alemães tinha por lá. . O nome era Nova Dantizg,
Durante a segunda guerra, esses imigrantes foram muito perseguidos pela ignorância do povo, pois eles que haviam fugido do nazismo, eram agora confundidos com os nazistas e perseguidos mais uma vez. Foram até obrigados por decreto, a mudar o nome da cidade para Caviúna, mas após a guerra, voltaram a ser respeitados como eram antes, pois muitos pracinhas voluntários com sobrenomes alemães foram morrer pelo seu verdadeiro país, o Brasil, em solo italiano. Finda a guerra Caviúna consegue o direito de se chamar Rolândia novamente e seu sofrido e perseguido povo se livra pela terceira vez de perseguições injustas.
Nos anos 50, Rolândia tinha na cafeicultura a sua principal fonte de riquezas, tanto que ficou conhecida como a “rainha do café”. Nessa época, comerciantes da cidade de Bremen, na Alemanha, visitaram a cidade para conhecer de perto os cafezais, cujo produto era comercializado por eles. Impressionados com as lavouras e a cidade, esse grupo decide, com a ajuda de políticos de Bremen, presentear a cidade com uma cópia da Estátua do Roland, estreitando os laços entre as duas cidades.
Hoje, Rolândia é uma cidade próspera, 62.000 habitantes), é muito limpinha e arrumadinha.
Se algum dia você for a Rolândia, pode visitá-la sem medo porque ninguém irá estuprar você lá não. rsrsrsrs
A cidade é calma e hospitaleira, de gente boa, respeitadora e trabalhadora.
Abs
Nenhum comentário:
Postar um comentário