segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

'LISTA DE SCHINDLER' PARA OS JUDEUS DE ROLÂNDIA - PR. ( BRASIL )

BONDE

'LISTA DE SCHINDLER' DO BRASIL

Minidocumentário recorda fuga de judeus para Rolândia

O jornalista e escritor Lucius de Mello preparou um book trailer com imagens antigas de Rolândia para o lançamento da segunda edição do livro "A Travessia da Terra Vermelha", romance baseado na saga dos judeus que se refugiaram do regime nazista de Adolf Hitler em Rolândia. Com leitura dramática de trechos do romance pela atriz Beatriz Segall, o vídeo, de 18 minutos, ainda mistura imagens da filmagem do alemão Karl Otto Müller sobre sua viagem à então Gleba Roland, fotografias e imagens do lançamento da segunda edição, com entrevistas de três filhos dos descendentes dos pioneiros.

A história dos judeus que se refugiam nos rincões do norte paranaense é considerada pelo autor como a "lista de Schindler" brasileira: Johannes Schauff, ex-deputado alemão, elaborou o sistema que viabilizou a várias famílias judias adquirir terras no Paraná e, permitindo que se refugiassem no país para a construção da ferrovia que ligava o Londrina ao Estado de São Paulo. As famílias judaicas compravam ferro na Alemanha e vendiam para a construção da ferrovia, recebendo terras em troca.

Assim, se obtivessem um visto de entrada, conseguiam se salvar dos campos de concentração e chegavam ao Brasil donas de terras. Entretanto, eles chegavam ao país sem sequer conhecer as próprias terras – ainda sem infraestrutura alguma. "O book trailer, na verdade, saiu quase um minidocumentário", diz o jornalista. Roteirista e produtor do programa Domingo Espetacular, da Rede Record, foi ele quem roteirizou e editou o filme.

O jornalista Lucius de Mello ao lado da atriz Beatriz Segall 

A primeira edição de "A Travessia da Terra Vermelha" foi lançada em 2007. Ao comparar a história com "A Lista de Schinder", Lucius sonha em levar a história às telas de cinema – tanto que o vídeo traz legendas em inglês.

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário