sexta-feira, 30 de junho de 2017

NOTICIAS DE ROLÂNDIA 01/07/2017

MAIS VIATURAS






As três viaturas disponibilizadas para Rolândia já estão nas ruas. Na manhã de hoje (30), no 5º Batalhão em Londrina, o Governador Beto Richa entregou as duas caminhonetes VW Amarok e a Renault Duster para as rondas e serviços policiais civis e militares. O Prefeito Doutor Francisconi, o Deputado Estadual Cobra Repórter, a Vereadora Edileine Griggio, o novo Comandante do 15º BPM Major J. Carlos, o Comandante da ROTAM do 15º BPM Tenente Bruno Carassai, o Delegado Bruno Rocha e os Soldados da ROTAM Romário e Dênis estiveram na solenidade representando a cidade. O evento reuniu autoridades e contou com a presença de Secretários Estaduais, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos e Vereadores da região, além de autoridades militares e civis e convidados. 

LIVROS



A escritora de literatura infantil Ana Stoppa esteve novamente em Rolândia nesta sexta (30) e promoveu a doação de livros infantis (todos de sua autoria, cerca de 500 exemplares) para unidades escolares, fez o plantio de árvores em algumas escolas municipais da rede de ensino e visitou a Apae, onde também as crianças assistidas receberam os seus livros.A autora publicou 12 obras infantis e infantojuvenis. Ela esteve na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no Bartira, Escola Luiz Real em São Martinho, CMEI Prof. Delermo Poppi e na APAE. No CMEI, a autora fez uma linda surpresa a Professora Maria Cecília Batista, visto que, na obra “ A Fada Mirabela e o Sapo Guaraci”, foi publicado um texto da professora rolandense. A Diretora do CMEI Sirlene Rodrigues e a Pedagoga Gilaine Oliveira destacaram que isso enaltece o trabalho do CMEI e seus profissionais.

ENCONTRO




O Prefeito Doutor Francisconi, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Dário Campiolo e o Secretário de Finanças Francisco Ramos participaram na manhã desta sexta (30), em Londrina, do 2º Encontro Regional para Cidades e Indústrias Inteligentes, que aconteceu no Parque de Exposições Governador Ney Braga. O evento contou com palestras de diversas empresas e representantes de municípios de toda a região. O encontro trouxe informações importantes sobre construções sustentáveis e inteligentes; Tecnologia na gestão e cidades inteligentes; Desenvolvimento regional sustentável; e a realidade atual da Copel Telecom e soluções para o mercado. O Deputado Estadual Cobra Repórter, a Vereadora Edileine Griggio e o Prefeito de Sertanópolis Tide Balzanello estiveram no encontro, que reuniu autoridades de toda a região.

EMPREGOS



A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para: 

Auxiliar Administrativo(PESSOA C/ DEFICIÊNCIA)

Cozinheiro em Geral

Operador de Caixa

Operador de Telemarketing Ativo

Vendedor Interno 

EDUCAÇÃO



A Secretaria de Educação lançou oficialmente nesta quinta-feira(29), na Igreja Evangélica Comunidade de Graça, o “Prêmio Qualidade na Educação Municipal de Rolândia” – 3ª EDIÇÃO. O programa tem como objetivo o reconhecimento de ações desenvolvidas pelos gestores das instituições de educação municipais que se destacam pela observância às regras técnicas e pela obtenção de resultados positivos para a melhoria da qualidade da educação, regendo-se pelas cláusulas e condições previstas no Regulamento. Todas as instituições de ensino da rede municipal de educação, as Escolas e CMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil participam da ação. O lançamento oficial para toda a rede contou com uma palestra do Profº Dr. José Meciano Filho (Nino Paixão), da Unicamp-SP. A Secretária de Educação, Rosilene Moloni, toda equipe da Secretaria, a Secretária de Assistência Social Sandra Teixeira, a Vereadora Professora Maria do Carmo, representantes das Escolas e CMEI´s e convidados participaram do lançamento.

-- 

Secretaria de Comunicação

Corpo de bebê é encontrado carbonizado dentro de mala em Rolândia

pr.ricmais.com

O corpo provavelmente seja de um recém nascido, o sexo foi confirmado pelo Instituto de Criminalistica, é um menino



Mala carbonizada com bebê estava em um matagal (Foto: CATV)


O corpo de um bebê foi encontrado carbonizado na manhã desta quinta-feira (28) em Rolândia. O cadáver, provavelmente de um recém-nascido, estava dentro de uma mala no meio de um matagal.

De acordo com o delegado da Polícia Civil Bruno Silva Rocha, um morador encontrou a mala queimada com o corpo dentro e avisou a Polícia Militar. “A única coisa que dá pra ver é um pezinho bem pequeno”, explicou ele.

Segundo o Instituto de Criminalística, que acompanhou a retirada do corpo, trata-se de um bebê do sexo masculino.

O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) e passará por exames para identificar a causa da morte.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

CASAS DE MADEIRA DO NORTE DO PARANÁ

DANIEL STEIDLE

Há tantos vestígios, lembranças, objetos e emoções vivas que poderão ser reunidos nas charmosas casinhas de madeira que estão pulverizadas nas cidades do Norte do Paraná... Que essa "política" pudesse ter o suporte através de nossos representantes com incentivos / descontos fiscais... Aliviar, da carga tributária espaços e promotores de inciativas culturais, históricas, pedagógicas, seria extremamente fácil (já há exemplos nessa área) e motivante.

FLORESTAS DO NORTE DO PARANÁ ( O QUE SOBROU? )

DANIEL STEIDLE

MADEIRA! 
Há 80 anos o Norte do Paraná foi uma densa floresta. Da majestosa Peroba-Rosa, símbolo da UEL, foram feitas milhares de casas. Muitas ainda sobrevivem e encantam. Mas pela falta de madeira plantada e a crise geral está havendo um verdadeiro mutirão de demolição do patrimônio de madeira que se transforma em móveis de luxo. Não há nada de ecológico nisso! A Embrapa-Florestas, que conduz algumas pesquisas em Rolândia, aponta para a nossa região o "maior incremento florestal do Mundo". É hora de plantar de novo árvores e de criar leis e incentivos fiscais que protegem as "casas de madeira".

LANCHES EM PROMOÇÃO

Que tal Pedir um lanche Hoje???
Cada dia uma oferta Especial.
Delivery 3154-8777
Whatsapp 9 9693-3770 (CAMBÉ) 

COLONIA LORENA NO PARANÁ ( NORTE DO PARANÁ )

JNC

Um porto seguro chamado Colônia Lorena no PR

29 de junho de 2017

Vinte e quatro anos após a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, o imigrante Koji Yoshikawa e sua família abriram a localidade rural que hoje pertence a Cambé aos novos colonizadores de olhos puxados vindos das lavouras de café do interior de São Paulo

A comunidade nipo-brasileira comemorou no último dia 18 os 109 anos da imigração japonesa no Brasil. A data é marcada pela chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, em 1908, após 52 dias de viagem a partir do Porto de Kobe. Vieram 165 famílias, totalizando 781 pessoas. Os japoneses foram trabalhar nas lavouras de café do Oeste paulista.

Em Cambé, os nipo-brasileiros comemoram este ano os 85 anos da chegada dos imigrantes japoneses. De acordo com revista publicada pela Associação Cultural e Esportiva de Cambé (Acec) em janeiro de 1998, a primeira família a formar propriedade na Colônia Lorena, que na época pertencia ao Município de Londrina, foi a de Koji Yoshikawa.

“O saudoso Koji Yoshikawa era natural do Japão (Totori-Kem), nascido em 5 de julho de 1890. Filho de Suikiti e Kissi Yoshikawa. Chegou ao Brasil no dia 1º de setembro de 1927, com a esposa Taki e os filhos Fumiko, Tsuruno e Yukimassa. A família trabalhou na cafeicultura no município paulista de Cafelândia até 1932, quando veio para a Colônia Lorena. Koji foi o primeiro a formar sua propriedade e apoiar os demais moradores que chegaram. Cidadão prestativo, honesto e trabalhador, Koji participou da construção da escola, do clube japonês e da Igreja”, informa texto publicado na edição especial da revista.

No dia 11 de setembro de 1967, Koji Yoshikawa foi homenageado (in memorian) pela Prefeitura e Câmara Municipal de Cambé pelos relevantes serviços prestados ao desevolvimento. Koji faleceu no dia 20 de julho de 1963. A esposa Taki faleceu no dia 2 de setembro de 1967.

A edição especial da revista da Acec é um documento histórico importante sobre a participação dos imigrantes japoneses na colonização do Município. Na época de sua publicação a entidade era presidida por Yoshio Tanji.

Em artigo de abertura da publicação, a revista informa que em 1939 “um grupo de amigos de origem japonesa passou a se reunir mensalmente para troca de informações dos assuntos mais diversos relacionados aos interesses comuns”.

Mas foi a partir de 1940 que um movimento liderado por Kinzo Takahashi e Tiyoki Wakassugui deu início a “uma espécie de associação de moradores de origem japonesa”. O movimento foi desativo no período da Segunda Guerra Mundial. Um decreto presidencial proibia reuniões de estrangeiros, principalmente de países não aliados.

As atividades retornaram nos anos de 1950, com reuniões presididas por Kazuyoshi Tanaka. Em 1956, com a denominação de Associação Cultural de Cambé, passou a ter como presidente Tiyomatsu Ishisaki. Minamoto Ando foi o segundo e Kiyoshi Onodera o terceiro presidente.

Em 1970, passou a ser denominada Associação Cultural e Esportiva de Cambé, tendo como primeiro presidente Satio Shimomura.

ADVOGADO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO EM ROLÂNDIA

DR. LUCAS FERNANDA DA SILVA

DRA. TAMIRES CAROLINE DA SILVA
RUA ARTHUR THOMAS, 2320, ( PERTO DO GINÁSIO DE ESPORTES)
FONE (43) 3016-2995






ROLÂNDIA AQUI TEM HISTÓRIA

DANIEL STEIDLE POSTOU.

TEM UMA CASA CHAMANDO SOCORRO NA RUA AMAZONAS... O Sul do Brasil ainda é habitável graças ao milagre dos "Rios Voadores" que se formam na Amazônia e que são conduzidos até aqui pela Cordilheira dos Andes... senão teríamos na região desertos como na África e na Austrália. Mas as mudanças globais estão afetando este milagre brasileiro... Também do ponto de vista cultural e histórico a nossa região está virando um deserto como os novos conjuntos habitacionais e todo o planejamento frio dos Planos Diretores estão mostrando... Rolândia ainda pode ser salva se houver o resgate de uma identidade em comum... A RAINHA DO CAFÉ... continua presente pelas bebidas especiais, o turismo e a incrível "escola" que esta era de Ouro Verde preservou. Façamos disso uma causa, uma bandeira, uma campanha para unir as pessoas! SEJA PARTE!

OURO VERDE DE LONDRINA REINAUGURA AMANHÃ AS 19 HORAS COM ESPETÁCULO

FOLHA DE LONDRINA

Ouro Verde reabre acolhendo a expressiva cultura local
Teatro será reinaugurado com uma semana de apresentações artísticas gratuitas e grupos que integram a cultura de ponta da cidade

Bruno Ferraro/ Divulgação
O Grupo Vocal Entre Nós integra a programação de "reestreia" do Teatro Ouro Verde, na sexta-feira
Depois de uma longa espera que durou cinco anos, o Teatro Ouro Verde finalmente voltará à cena cultural de Londrina após ter sido destruído por um incêndio em 2012. A reinauguração do principal palco da cidade terá uma extensa programação artística, que será aberta nesta sexta-feira (30), às 19 horas, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, Grupo Vocal Entre Nós e atores da Funcart, numa solenidade que reunirá apenas autoridades e convidados do Governo do Estado e da UEL. Já o público em geral poderá conferir espetáculos de dança, teatro, exposição fotográfica, lançamento de livro e exibição de filme que acontecem gratuitamente durante toda a semana. 

"O Teatro Ouro Verde é um patrimônio da memória cultural de Londrina e toda a região. E como sabemos é muito grande a expectativa de toda a população que deseja ver de perto a reforma do prédio, resolvemos abrir essa programação especial com uma semana inteira de atrações gratuitas", destacou Cleusa Cacione, diretora da Casa de Cultura da UEL, entidade responsável pela administração do teatro. 


Ricardo Chicarelli
O Ballet de Londrina apresenta no sábado (1) seu mais recente espetáculo: "Uma Oração Pelo Fim do Mundo"

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã de terça-feira (27), foi divulgada a programação completa da reinauguração do Teatro Ouro Verde. "As atividades abertas ao público começam neste sábado e vão até o dia 7, com início sempre às 20 horas, e com duas atrações todas as noites", detalhou a diretora da Casa de Cultura da UEL. No sábado, dia 1º , haverá a pré-estreia do espetáculo "Uma Oração pelo Fim do Mundo", encenado pela companhia Ballet de Londrina, além de uma exposição fotográfica do Foto Clube de Londrina e Associação Rota do Café, que fica em cartaz até quinta-feira (6), na Sala Celso Garcia Cid, localizada no saguão do teatro. 

Na segunda-feira (3), acontece a encenação do espetáculo "Sobre Letras e Gritos, apresentado pelo grupo Teatro Obrigatório Universal (TOU). O sétima arte terá destaque na terça-feira (4), com a exibição do filme "Laura", produzido pela Kynoarte. Na quarta-feira (6), haverá o espetáculo circense "O melhor show do mundo...na minha opinião", com o palhaço Ritalino. Um espetáculo de taiko apresentado pelo grupo Ishindaiko é a atração de quinta-feira (6). Na sexta-feira (7), haverá espetáculo de dança com a G2 – Cia de Dança, do Teatro Guairá (Curitiba). 


Divulgação

"Privilegiamos artistas que são pratas da casa para essas apresentações. A única exceção é o G2 – Cia de Dança, de Curitiba, que foi uma sugestão da Secretaria Estadual de Cultura", salientou Cleusa. Os ingressos para todas as atrações podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Teatro Ouro Verde no dia de cada apresentação, entre 10 e 18 horas. 

Na sequência da programação de estreia, o palco do teatro já está reservado para os dois maiores eventos da cidade. "Nos dias 8 e 9 de julho acontece o concerto de abertura do 37º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), que terá ainda várias apresentações programadas para o Teatro Ouro Verde, assim como receberemos as maiores produções da agenda do Festival Internacional de Londrina (Filo)", adianta a diretora da Casa de Cultura da UEL. 


Saulo Ohara
Cleusa Cacione, diretora da Casa de Cultura da UEL, divulgou ontem as atrações de reinauguração do teatro: Osuel está entre os destaques da abertura

De acordo com ela, a agenda do teatro segue aberta para produção de outros eventos a partir de setembro. "Com esta reforma orçada em R$ 15 mil, o Teatro Ouro Verde conta com os modernos equipamentos de acústica e iluminação. E está apto a recepcionar de espetáculos artísticos a congressos e formaturas. O valor da tabela de locação varia conforme o tipo do evento com valores entre R$ 4,5 mil e R$ 6,5 mil", informa. 

Apesar de todo o aparato técnico, Cleusa salienta que a continuidade do funcionamento do teatro ainda depende da contratação de funcionários por parte do governo do estado. "Por meio de um mutirão, conseguimos deslocar temporariamente trabalhadores de outros setores para atuar no teatro durante o FIML e o Filo, evento que tem a UEL como uma das organizadores. Depois destes eventos, os servidores voltarão a suas funções originais e precisaremos dos 15 novos contratados que assumirão cargos essenciais como vigias, brigadistas de incêndio, gerente e outras funções. Caso as novas contratações não aconteçam, lamentavelmente teremos que fechar novamente o Teatro Ouro Verde", ressaltou.

Marcos Roman
Reportagem Local

quarta-feira, 28 de junho de 2017

ROLÂNDIA : RAPAZ DORME DEBAIXO DE UM CAMINHÃO E MORRE ESMAGADO

BONDE

Homem dorme embaixo de caminhão e morre atropelado

Um homem de 37 anos morreu atropelado na noite desta segunda-feira (26), na área central de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina). Jaime Vidal, que seria andarilho, segundo a Polícia Militar, teria dormido embaixo de um caminhão estacionado na avenida Arthur Thomas e não saiu quando o motorista arrancou com o veículo. 

De acordo com a PM, o motorista disse que deixou o caminhão estacionado na altura do número 1.963 por cerca de duas horas. Neste intervalo, Vidal teria deitado embaixo do veículo e dormido e, quando o motorista retornou, não percebeu a presença dele. 

Vidal acabou atropelado e ficou preso entre os pneus. O Siate, do Corpo de Bombeiros, foi acionado, mas a vítima morreu no local antes da chegada do socorro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o médico da equipe atestou o óbito. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Londrina.

Redação Bonde.

terça-feira, 27 de junho de 2017

MAIS VIATURAS PARA ROLÂNDIA




CIDADE RECEBE TRÊS VIATURAS PARA AS POLÍCIAS 
O Governador Beto Richa autorizou hoje, em Curitiba, a vinda de três viaturas para a cidade. A Polícia Militar receberá duas unidades e a Polícia Civil uma. Para a Polícia Civil virá uma Renault Duster. Para a Polícia Militar chegarão duas caminhonetes VW Amarok. O Secretário de Infraestrutura Wanderley Masucci, o Diretor da Secretaria Marcos Santucci e o Deputado Estadual Cobra Repórter participaram da solenidade. Fotos: Jesu Campos.

ROLÂNDIA É AINDA A RAINHA DO CAFÉ ??

DANIEL STEIDLE

PORQUE MUITOS NÃO ACREDITAM MAIS NA "ROLÂNDIA, RAINHA DO CAFÉ"? A cafeicultora Cornelia Gamerschlag de Santa Mariana nos contou, na reunião do COMTUR, que há muito mercado para café de qualidade... e o café, mesmo mecanizado, emprega bastante gente. Na Fazenda Palmeira moram e trabalham 30 famílias! Ainda tem o formidável turismo, com a Rota do Café, que inclui até pessoas e atrações que não tem café... O legado do café no Norte do Paraná é extraordinário... e do ponto de vista social, ambiental e econômico uma opção ímpar que poderá reunir e beneficiar muita gente... Basta acreditar, divulgar nosso potencial e assim resgatar uma IDENTIDADE!

segunda-feira, 26 de junho de 2017

ROLÂNDIA : SALAS COMERCIAIS NOVAS EM CONSTRUÇÃO

ENTRE AS RUAS ARTHUR THOMAS E CASTRO ALVES.

PERTO DA FEIRA DE DOMINGO

FOTO By JOSÉ CARLOS FARINA


DROGAS MATA MILHÕES EM TODO PLANETA

FOLHA DE LONDRINA

CRACK A PIOR DELAS




Gustavo Carneiro 20-05-2017
Dados do Observatório do Crack apontam que dos 5.570 municípios brasileiros, 1.154 apresentam situação de alerta para problemas relacionados à droga
Carlos (nome fictício) tem 32 anos. Aos 15, teve o primeiro contato com as drogas. De lá para cá, o vício só fez aumentar. Hoje, ele é um dos sete moradores do posto de combustíveis abandonado na avenida Dez de Dezembro, ao lado do Terminal Rodoviário de Londrina. Ouvido pela FOLHA em reportagem publicada em 30 de maio, disse já ter perdido qualquer esperança de se livrar do pesadelo do crack. Segundo relatório divulgado recentemente pela ONU (Organização das Nações Unidas), assim como Carlos, 250 milhões de pessoas em todo o mundo consumiram algum tipo de droga em 2015, o que representa 5% da população mundial. 
O Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, divulgado em Viena, na Áustria, mostra especial preocupação pela situação de 29,5 milhões de pessoas que sofrem com transtornos graves pelo consumo de drogas, incluída a toxicodependência, e que são os mais vulneráveis. O estudo também mostra que pelo menos 190 mil morreram neste mesmo ano por causas diretas relacionadas com entorpecentes. Uma das maiores dificuldades ainda é o acesso ao tratamento. Só uma de cada seis pessoas que requer tratamento por estes transtornos recebe assistência, a maioria nos países desenvolvidos, aponta o reporte elaborado pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Delito). 

A maconha é a droga mais consumida, com 183 milhões de usuários em 2015, mas os opioides, entre eles a heroína, seguem sendo as substâncias mais nocivas e as que causam mais mortes. No Brasil, o crack é a droga de grande efeito nocivo mais alastrada. Segundo o Observatório do Crack, ligado à CNM (Confederação Nacional de Municípios), dos 5.570 municípios brasileiros, 1.154 apresentam situação de alerta para problemas relacionados ao crack, seja nos setores de segurança pública, saúde e assistência social. O Paraná tem 93 municípios que apresentam alto nível de problemas relacionados ao consumo da droga. 
O superintendente de Atenção à Saúde da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), Juliano Gevaerd, lembra que, atualmente, não há fronteira geográfica para o alcance das drogas. "Antes, o problema era concentrado nos grandes centros, mas há mais de uma década já temos outra realidade. Isso exige maior esforço para que a rede de saúde mental chegue até aos pequenos municípios", detalha. Segundo Gevaerd, o atendimento é feito nas unidades do Caps-AD (Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e Drogas), hospitais psiquiátricos e em hospitais gerais com leitos de saúde mental. 

A rede estadual tem 24 Caps-AD. Gevaerd admite dificuldades em expandir o serviço para pequenos municípios. "Assim como nas outras especialidades da área da saúde, temos uma concentração desses profissionais nas grandes cidades. Para compensar isso, apostamos nos arranjos regionais, que prevê inclusive moradias temporárias para a recuperação dos pacientes", conta. 

De acordo com o superintendente, o combate às drogas, que inclui a prevenção e o tratamento, deve ser feito de forma intersetorial. "É uma questão complexa que exige comprometimento de vários setores como Educação, Assistência Social, Segurança e Saúde. Temos trabalhado assim e conseguido uma resposta adequada", considera. 

PSEUDOTRATAMENTO - O diretor da APPSIQ (Associação Paranaense de Psiquiatria), Ricardo Assmé, acredita que uma parcela da população subestima os riscos do consumo das drogas. "Claro que temos vários tipos de drogas e há aquelas mais nocivas, mas se pegarmos a maconha, por exemplo, que tem apelo midiático e é considerada inofensiva, principalmente pelos jovens, vemos que há muita desinformação. A maconha é a droga que mais contribui para casos de esquizofrenia", alerta. 

Assmé também comenta sobre a dificuldade de acesso ao tratamento e critica o modelo atual. "O procedimento do Caps é de redução de danos. O paciente fica lá das 8h às 16h, torna a consumir drogas e volta no outro dia para tomar café da manhã. É um pseudotratamento. É um sistema que incomoda, mas ainda não encontramos uma alternativa viável. É preciso mais discussão em torno do tema", sugere. 

O psiquiatra expõe ainda que alguns hospitais gerais que têm leitos de psiquiatria se recusam a receber pacientes dependentes de drogas, que muitas vezes precisam de intervenção judicial para obter vaga. "Esses hospitais, muitas vezes, são o único recurso, pois o acesso ao Caps é limitado às maiores cidades", diz. Assmé defende também a maior capacitação de médicos do interior para trabalhar com este público. "É um cenário complexo que passou por grandes transformações nos últimos anos e que demanda de atenção do poder público", observa. 

Ainda segundo o relatório da ONU, o número de consumidores de drogas se mantém estável há cinco anos, mas os responsáveis pelo relatório advertem que o mercado das drogas está se diversificando com o surgimento de novas substâncias, mais potentes e perigosas. "Aumentou a situação de risco para a saúde pela diversificação e a potência de novas substâncias", explica Angela Me, coordenadora do relatório. Com Agência Brasil

Celso Felizardo
Reportagem Local

domingo, 25 de junho de 2017

VEREADORES DA REGIÃO EM ROLÂNDIA

Reunião da Avenpar camara Rolândia. VER. RODRIGÃO

Hoje período da manhã. Reunião da Avempar- Associação dos Vereadores do Médio Paranapanema. Que Deus os abençoe ricamente

MURAIS DE GRACIELA GONÇALVES DA SILVA

Hoje conheci o trabalho da artista Graciela Gonçalves Da Silva, argentina, que assina Animalitoland - em seu universo visual, qual me fez lembrar do talento e das obras do mundo imaginário com suas criaturas de CAMILA VIEIRA. A invasão do lúdico a esfera da razão, nos provocando e nos instigando a uma leitura mais apurada dos bastidores de nova alma, que por sua fez Hieronymus Bosch, o fez em sua sociedade, sendo um dos precursores no final do século XV.  JOSÉ DIAS LIMA.


LANCHES EM PROMOÇÃO PARA A FAMÍLIA



24/06/17
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL ( COMBO FAMILIA: $40.00 ) 4 x dog duplo c/ frango + 1 coca de 2 litros - disk entrega; 3304-6232 ou 3328-0834 whatss 9 9900-1214, Av. Francisco Gabriel Arruda 1347, Parigot. atendemos das 18:30 as 23:45 hrs., todos os dias. HAMBURGUERIA JORA - LONDRINA.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

HOJE É DIA DE PIZZA

Delivery 3325 8404, Delivery WhatsApp 99997 8404 (não aceitamos pedidos pelas redes sociais) 
Reservas 98475 9874 ( LONDRINA )

quinta-feira, 22 de junho de 2017

SAUDADE DE MACHADO.. MACHADO DE ASSIS

BONDE

178º ANIVERSÁRIO

Google faz homenagem a Machado de Assis em doodle

"Aos vencedores, as batatas": nesta quarta-feira (21), o Google reservou um espaço todo especial para uma homenagem ao escritor brasileiro Machado de Assis.

Em seu "doodle" do dia - ilustração que substitui o logo da empresa no buscador google.com em ocasiões especiais - a empresa comemora o 178º aniversário do autor de clássicos como Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Na ilustração, é possível ver menções a algumas das principais obras de Machado - a frase que abre este texto, de Quincas Borba, por exemplo, é representada com um pote de batatas. Há ainda referências a Esaú e Jacó, o casal Bentinho e Capitu, de Dom Casmurro, e O Alienista.


Nascido em 21 de junho de 1839, Joaquim Maria Machado de Assis viveu até 1908. Além de seus romances, contos e crônicas, ele também é lembrado por ter sido fundador e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Veja!


Reprodução/Facebook

Agência Estado

EDSON MASSUCI DÁ AULA EM PROJETO SOCIAL DO SICOOB

Massuci ensinado alunos a sua arte de esculturas com utilização de papel e cola.


domingo, 18 de junho de 2017

REPLANTANDO FLORESTAS NO NORTE DO PARANÁ

ABRAÇO DO NATALINO NO PÉ DE PARICÁ... Como pode uma árvore, com pouco mais de 20 anos, crescer tanto? Nesta rica terra do Norte do Paraná havia 80 anos atrás florestas imensas e graças a fertilidade do solo surgiu a Era do Ouro Verde... Tanto a restauração ambiental como o resgate do café devem trazer de volta para o campo inúmeros empregos e oportunidades. Terça-feira, dia 20, às 19:30h será um momento especial no Centro Cultural NANUK de Rolândia para conhecermos experiências inspiradoras. VENHA! DANIEL STEIDLE

ROTA DO CAFÉ NORTE DO PARANÁ

PARA INVESTIR NA "ROTA DO CAFÉ" VOCÊ NÃO TEM QUE NECESSARIAMENTE PLANTAR CAFÉ... MAS CULTIVAR A MEMÓRIA E VESTIR A CAMISA! VENHA NA REUNIÃO DE TURISMO, NA TERÇA-FEIRA, DIA 20 DE JUNHO, ÀS 19:30H, NO CENTRO CULTURAL "NANUK" DE ROLÂNDIA... VAMOS TER MUITOS EXEMPLOS INSPIRADORES!  DANIEL STEIDLE

sábado, 17 de junho de 2017

SÁBADO É DIA DE PIZZA

Venha curtir seu Sábado aqui na Vulcano Pizzaria!!!!
Além de deliciosos grelhados, pizzas e porções tem o nosso Chopp sempre gelado para acompanhar. Marque os amigos e vem curtir a Vulcano!!!!
Av. Jorge Casoni,1158 - LONDRINA
Estacionamento com manobrista 
Super Video Wall
Espaço Kids com Monitora 
 Delivery: 3325-8404, Delivery WhatsApp:  9 9997-8404 
Reservas: 9 8475-9874

NOVA ESTÁTUA DO ROLAND EM ROLÂNDIA VIRA ATRAÇÃO

NO MUSEU DO CAFÉ  MASSUCI

"DO ERUDITO AO POPULAR"... O guerreiro Roland, a figura lendária da idade média, ganhou uma versão popular bem pacífica e conciliatória! DANIEL STEIDLE

JOÃO LOPES ( BICHO DO PARANÁ ) BIOGRAFIA, VIDA E OBRA

TNONLINE.UOL.COM

Conheça a carreira do californiano João Lopes, o Bicho do Paraná

POR: LOUAN BRASILEIRO EM ENTRETENIMENTO







Quem é paranaense de paixão certamente já ouviu falar em João Lopes, ou ao menos já cantou os versos "Eu não sou gato de Ipanema; sou bicho do Paraná".

O músico é referência internacional quando se fala de música no Paraná. Nascido em Califórnia, João Lopes começou sua carreira na década de 1970. O Bicho do Paraná, como é conhecido, é adepto do rock rural, da mesma leva que trouxe Sá, Rodrix e Guarabyra, Kleiton e Kledir e muitos outros.

A sonoridade de João Lopes é uma organizada promiscuidade de rock, blues e música caipira. Suas letras falam geralmente da vida no Norte do Paraná, do culto à natureza, amor, liberdade, política e crítica social.

João Lopes era amigo de Ivo Rodrigues, vocalista da lendária banda Blindagem; a principal banda de rock do Paraná. Ivo Rodrigues, que faleceu em 2010, foi um grande músico paranaense com quem João Lopes escreveu alguns sucessos. Foi inclusive através de Ivo que João Lopes teve seu primeiro contato com o palco. No ano de 1978, convidado pelo vocalista, participa de um show e não para mais de tocar.

No ano de 1981 João Lopes fecha contrato com a gravadora Continental e lança seu primeiro disco, o album João Lopes, que trazia entre outros, o sucesso Bicho do Paraná.

A canção Bicho do Paraná é tida como uma espécie de hino não oficial do estado. Canção esta que traz em seus versos um verdadeiro culto ao Estado do Paraná. E traz também uma das peculiaridades na obra de João Lopes; a vida do retirante do interior que vai para a capital enfrentar o mundo com a cara e a coragem.

Em 1988 João Lopes lança seu segundo disco, "Pé Vermelho". A canção-título é também uma alusão direta à vida do norte-paranaense que resolve ir tentar a vida em Curitiba. Usando versos como "Quem vem lá do norte, sempre conta com a sorte quando chega aqui; e aqui chegando, vai se desdobrando como nunca vi; tem que ter muita sorte e ser bem malandro pra chegar aqui", o músico descreve o desafio que milhares de paranaenses enfrentam ao ir morar na capital. Dentro desta alusão, João Lopes faz uma alegoria à raça de seu povo, já que em Curitiba, as pessoas que são naturais do Norte do Paraná são vistas como pessoas trabalhadoras e competentes.

Já em 1991, João Lopes lança seu terceiro disco "O Homem e a Natureza", com canções voltadas ao meio ambiente e o futuro do planeta. Um assunto que na época ainda não estava em evidência perante a sociedade. Neste álbum, João Lopes traz na canção-título uma verdadeira oração do povo paranaense. Canção esta que originalmente foi gravada pelo Blindagem em 1988. Citando as crianças, Deus, os índios e a terra vermelha, João Lopes grava uma verdadeira oração do Povo Paranaense.

No ano de 1996, João Lopes lança um disco independente entitulado "Interiores". O lançamento foi em vinil.

Já no ano de 2005, grava o disco Bicho do Paraná Acústico, trazendo releituras de sua obra em formato acústico. Neste disco, João Lopes traz inclusive uma versão do clássico Blowing in the wind, de Bob Dylan.

João Lopes lançou também vários singles e é conhecido em vários países. Pelas ruas de Apucarana, principalmente entre as figuras mais ilustres, o músico é uma figura conhecida e de extremo carisma popular. Atualmente ele vive em Curitiba, e realiza seus shows frequentemente. No carnaval deste ano, João Lopes tocou para o público psicodélico do Festival Psicodália de música e cultura, em Santa Catarina. Foi muito aclamado e ovacionado pelo público durante a sua apresentação.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

O MELHOR LANCHE CACHORRO QUENTE DA CIDADE


sexta-feira, 16 de junho de 2017


Luiz de Paula/ Divulgação

FOLHA DE LONDRINA


Saborosa simplicidade


Dog Frango da lanchonete Big Dog está no concurso O Melhor Lanche de Londrina


Dog Frango: receita feita no capricho
Preparado com ingredientes básicos, há anos o Dog Frango ocupa o primeiro lugar no ranking dos sanduíches mais pedidos da lanchonete Big Dog. O sanduíche que leva pão de hot dog, salsicha, frango desfiado, maionese, catchup e mostarda participa do concurso O Melhor Lanche de Londrina, uma das quatro categorias que integra a edição 2017 do Festival Cozinha & Sabor. 

"Acho que o segredo do sucesso deste lanche é o frango desfiado, uma receita exclusiva da lanchonete que agrada clientes de todas as idades. Atendemos famílias inteiras que saem de casa somente para comer esse sanduíche", ressalta Isabella Santos, proprietária da Big Dog. 

Ela enfatiza que o Dog Frango é o lanche preferido da clientela nas duas unidades da lanchonete em Londrina. "Isso acontece desde que abrimos a Big Dog no Jardim Bandeirantes, há 23 anos. O sucesso do sanduíche se repete na unidade que funciona na avenida Saul Elkind desde 2012", destaca. 

"O segredo está no tempero do frango, que é uma receita de família exclusiva muito simples, mas bem saborosa que vem sendo aprimorada ao longo dos anos", afirma Isabella. "Estamos participando do Festival Cozinha & Sabor com o objetivo de divulgar ainda mais esse nosso lanche e fazer com que as pessoas conheçam também as outras 22 opções do cardápio da Big Dog", conclui. 

Serviço 

Big Dog (Av. Saul Elking, 1818) 
Atendimento todos os dias a partir das 17h30 

Dog Frango – R$ 9,50

Reportagem Local

IGREJA CATÓLICA DE CALIFÓRNIA

CALIFÓRNIA - PR
Agora Documentário
"Bicho do Paraná"

TRAGÉDIA: Incêndio em Londres deixa 12 mortos

FOLHA DE LONDRINA


Corpo de Bombeiros chegou ao local em seis minutos; pelo menos 20 feridos ficaram em estado grave

Adrian Dennis/AFP
Edifício de 24 andares e 120 apartamentos foi tomado pelas chamas do segundo ao último pavimento

São Paulo - Um incêndio de grandes proporções em um prédio residencial de 24 andares e 120 apartamentos deixou ao menos 12 mortos e 74 feridos na madrugada desta quarta-feira (14) em Londres. As autoridades dizem que o número de mortos pode aumentar, pois muitas pessoas podem ter ficado presas no edifício. Ainda não se sabe a causa do incêndio. 

Segundo a comissária dos bombeiros Dany Cotton, este é um "incidente sem precedentes" na capital britânica. O resgate demorou seis minutos para chegar ao local. 

A polícia londrina diz que moradores do prédio foram retirados do edifício e que os feridos foram levados a hospitais. Ao menos 20 feridos estavam em estado grave. Testemunhas disseram que era possível ver pessoas pedindo ajuda nas janelas. 

Cerca de 200 bombeiros tentavam apagar as chamas, que tomaram do segundo até o último andar. Ao menos 20 ambulâncias foram deslocadas para a região. 

De acordo com a polícia, ainda é cedo para avaliar os danos ao edifício e o risco de desabamento não deve ser descartado. Moradores de ao menos 30 casas e apartamentos vizinhos ao prédio foram retirados pelo risco de queda de destroços do prédio. 

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse por meio de um porta-voz estar "profundamente triste pela trágica perda de vida" no incêndio. Segundo a rede pública britânica BBC, em razão da tragédia, May deve adiar a assinatura do acordo com o partido norte-irlandês DUP para obter maioria no Parlamento depois do revés da eleição geral do dia 8. 

PROJETO 
Construído em 1974, o prédio Grenfell Tower fica em West Kensington, uma região abastada no oeste da cidade. Segundo o jornal "The Guardian", moradores do prédio receberam em 2014 uma mensagem que dizia que, em caso de incêndio, eles deveriam permanecer em seus apartamentos até receber segunda ordem. 

O documento indicava que a Grenfell Tower era projetada de acordo com "rigorosos padrões de segurança contra incêndio" e que as portas eram capazes de segurar o fogo por até 30 minutos. 
A Rydon, empresa que reformou o prédio em 2016, disse que as obras "atenderam todos os padrões de controle e segurança".

Folhapress

Recomendadas para você