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JACAREZINHO Município de Jacarezinho, PR
Ramal do Paranapanema - km 190,591 (1936)
PR-0776
Altitude: 436 m
Inauguração: 05.10.1930
Uso atual: restaurada (2013)
com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1935
HISTORICO DA LINHA: A linha do Paranapanema, construída para evitar o "perigo paulista", ou seja, a exportação de mercadorias do Norte Velho do Paraná via E. F. Sorocabana pelo porto de Santos, teve o primeiro trecho inaugurado em 1915, ligando Jaguariaíva, na Itararé-Uruguai, a São José, atual Calógeras. Seu prolongamento acabou se arrastando até 1937, quando alcançou a já existente E. F. São Paulo-Paraná e por ela alcançou por tráfego mútuo a cidade de Ourinhos, em São Paulo. Depois da abertura da linha Apucaranas-Uvaranas, em 1975, o ramal entrou em decadência por ter uma linha obsoleta e cheia de curvas. O último trem de passageiros (Trem do Norte, mais tarde "Trem da Miséria", rodou em junho de 1979. Em 2001, o tráfego de cargueiros foi suspenso pela ALL e hoje apenas esporádicos autos de linha passam pela linha, praticamente abandonada em toda a sua extensão. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Jacarezinho foi inaugurada em 1930; a estação definitiva foi construída em 1935. Desativada em 1979 -
ACIMA: Em 1997 a estação de Jacarezinho ainda estava bem conservada, com um senhor morando ali e responsável por uma espécie de museu ferroviário (Foto Carlos Roberto de Almeida, 28/12/1997).pelo menos foi esse o ano em que o último trem de passageiros passou - em 1997 o prédio era um museu, cuidado por um senhor que ali morava. Logo depois, foi abandonada. 'A estação está em condições razoáveis, ao menos por fora. Por dentro, no hall principal chovia mais que no lado de fora, devido à defeitos no
ACIMA: Belas casas de turma geminadas, típicas da RVPSC no período dos anos 1930 no pátio ferroviário de Jacarezinho. ABAIXO: O hall da estação, abandonado com todo o resto do prédio (Fotos Daniel Gentili, maio 2009). telhado. Há escoras precárias tentando segurar o teto, mas se nada for feito em breve, despenca tudo. Impressiona a quantidade de armazéns no entorno da estação, cada um com seu leito desocupado de ramal ferroviário' (Douglas Razaboni, 01/2003). Em 2009, ainda nada havia desabado, mas o abandono da estação era total. O prédio estava vazio e aberto, ou seja, qualquer um entrava nele. Em 2012, o telhado inteiro do hall de entrada já havia desabado há anos. O entulho estava todo lá. Em agosto de 2013, = a estação está foi entregue restaurada. Nenhum trabalho fantástico, mas está pelo menos apresentada e neste instante livre do vandalismo. A conservação segue agora a cargo da Prefeitura. (Fontes: Douglas Razaboni; Celso Rossi; Fabio Vasconcellos; Daniel Gentili; ABPF-Paraná; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60) |
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Construção de estação de Jacarezinho, em 1935. Foto dos relatórios da RVPSC | Construção de estação, casa do guarda-chaves, de pernoite e do agente, em 1935. Foto dos relatórios da RVPSC | A estação, nos anos 1980. Foto do acervo da ABPF-Paraná |
A estação, nos anos 1980. Foto do acervo da ABPF-Paraná | A estação em 01/2003, Foto Douglas Razzaboni | A estação em 01/2003, Foto Douglas Razzaboni |
A estação em 01/2003, Foto Douglas Razzaboni | A estação em 5/2009. Foto Daniel Gentili | A estação em 5/2009. Foto Daniel Gentili |
A estação de Jacarezinho restaurada. Foto Celso Rossi, agosto de 2013 | |
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