BRÓCOLIS SÃO EXCELENTES PARA A SAÚDEpor Universo Jatoba
Você imagina que esse “toco de gente” ama brócolis? E ai de mim se não servir quase todos os dias…minha filha Lara, de 2 aninhos, nem sabe pronunciar o nome. Sai algo assim: “brocossi”! Se você ainda não os incluiu no seu cardápio, comece já! O Universo Jatobá traz hoje todos os benefícios dessa hortaliça para a saúde.
Segundo um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, os brócolis são destaque entre os 25 mil ingredientes responsáveis pela preservação da saúde e da longevidade. Os brócolis vieram da região do Mediterrâneo e são da mesma família da couve-comum, da couve-flor e do repolho. Eles são ótimos para dietas, pois têm poucas calorias.
Eles são ricos em Vitamina C, aliado do sistema imunológico, Vitamina A, que é boa para a visão e para a pele e têm também antioxidantes, fósforo, ferro, cálcio e fibras. São muitos benefícios.
Confira as dicas de compra, conservação e consumo de acordo com a Embrapa:
- Os brócolis de cabeça única são vendidos em unidades, como a couve-flor, semi preparado (limpo e picado sem folhas e talos) ou congelado. Eles devem apresentar cabeças de cor verde escura, firmes, compactas, com granulação fina e sem sinais de murcha.
- O do tipo ramoso é comercializado em maços ou semi preparado. Neste caso, ele deve ser verde-escuro, com os botões totalmente fechados, talos firmes e folhas com aspecto de produto fresco.
- Botões já abertos em flor, com coloração amarela ou branca, indicam que o produto está passado, o que afeta a durabilidade.
- Os semi preparados devem, obrigatoriamente, estar refrigerados para não estragar.
- Observe se os botões estão verdes, fechados, sem pontos escuros e sem mela.
- Os brócolis são sensíveis ao manuseio. Escolha os maços e as cabeças com cuidado para não danificar os que serão adquiridos por outros consumidores.
- Em condição ambiente, devem ser comercializados e consumidos no dia da compra. Na geladeira, podem ser mantidos por até 4 dias, dentro de saco de plástico perfurado.
Aprenda a congelar
Os brócolis de cabeça única são os mais indicados para congelamento. Faça o seguinte: descarte as folhas e talos muito grossos ou duros, desmembre os floretes e deixe-os de molho em água e limão por meia hora. Mergulhe-os em água fervente por 2 minutos e coloque-os imediatamente em uma vasilha com água e cubos de gelo e deixe até esfriar. Seque bem, coloque em uma vasilha aberta e leve-a ao congelador. Depois, retire os cubos formados e guarde dentro de saco de plástico, do qual deve se retirar todo o ar com uma bombinha de vácuo, e leve ao freezer.
Os brócolis podem ser consumidos crus ou cozidos em salada, sopas, suflês, bolos e refogados. O cozimento deve ser feito em vapor ou em panela tampada com pouca água, pelo menor tempo possível. Não os deixe por muito tempo para não perder as propriedades.
Veja uma receita de brócolis ao forno:
½ maço de brócolis
2 ovos batidos
2 colheres de sopa de margarina
¼ xícara de chá de farinha de rosca
2 colheres de sopa de queijo ralado
Sal a gosto
Preparo
Cozinhe os brócolis por 2 minutos, escorra, pique e coloque em uma vasilha própria para ir ao forno e reserve.
Misture a farinha de rosca com a margarina derretida e junte aos ingredientes restantes, com exceção do queijo ralado. Espalhe sobre os brócolis. Em seguida, polvilhe com queijo ralado.
Asse em forno moderado por cerca de 15 minutos no forno comum ou 3 minutos no micro-ondas.
L
Nenhum comentário:
Postar um comentário