Já faz alguns anos que li Os Jardins de Minha Vida, da escritora alemã por nascimento e rolandense de coração, Mathilde MAIER. Recordo-me das poéticas associações traçadas entre jardins, lugares, épocas e pessoas. Seu último jardim na Alemanha, por exemplo, está associado ao advento da hecatombe nazi-fascista e a busca por um refúgio distante: Rolândia. Em nossa terra, "Tite" encantou-se com a incrível biodiversidade e associou seu luxuriante jardim tropical ao próprio renascimento existencial.
Perdi o número de pessoas e jardins que conheci devido a esta paixão. Muitos destes édens influenciaram-me e, hoje, refletem-se no Refúgio Peroba Rosa. Como exemplo cito o antigo oásis urbano do amigo Max Moser, o paraíso arbóreo que circunda as nascentes e lagos da Chácara de meu Tio Walter Stegmann, o jardim inglês da Fazenda Bimini, a Chácara Rolândia, as maravilhosas fazendas Janeta, Veseroda e Jaú, além de tantos outros paraísos que constroem a identidade e a história de Rolândia.
Lamentavelmente, alguns destes inspiradores édens florísticos não existem mais e outros estão encolhendo devido à pressão imobiliária, velhice e morte de seus 'maestros'. Se uma solução não for pensada e adotada Rolândia perderá sua memória!
Quem é apaixonado por jardins os vê como Templos e integra uma Confraria, cuja lei não escrita é a gratidão e o intercâmbio de espécies, técnicas e experiências com os Irmãos! Eis uma abençoada Amizade, esta pautada no amor e respeito pelo Mundo Vegetal!
Publicamente agradeço as valorosas contribuições em forma de conhecimentos e exemplares florísticos aos meus Amigos: José Francisco Haydu, Claúdio Metzger, José Carlos Farina, Paulo e Ute Lachner, Milton Luiz dos Santos, Alba Lúcia Cavalheiro, Messias e Miguel Nogueira, José Consolin, Úrsula Saegesser, Daniel & Ruth Steidle, Viveiro Municipal de Rolândia, LABRE/UEL - Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas, Família Unbehaun, às minhas Avós Helga Appel e Sebastiana Farina e à todos aqueles que, ao longo dos anos, deram sua valiosa contribuição ao Refúgio Peroba Rosa!
Vivendo, interagindo, estreitando laços e aprendendo... O Jardim da Amizade reside dentro de cada um de nós! Deixe que ele se materialize naquele cantinho esquecido do seu quintal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário