terça-feira, 30 de setembro de 2014

ROLÂNDIA - VEREADOR DENUNCIA SUJEIRA

Indicação a pedido de moradores do Jardim Caiobá.
Indicação Nº 572/2014

Solicita a roçagem do mato e a limpeza da área institucional localizada
no Jardim Caiobá.

Maico Francisco Pereira
Vereador

morre o fotógrafo Luiz Juliani, o último lambe-lambe de Londrina

Londrina se despede do último fotógrafo lambe-lambe

Aos 87 anos, morre o fotógrafo Luiz Juliani, filho do pioneiro José Juliani
17/03/2011 |  Fábio Luporini
Foram 55 anos de trabalho e muita história para contar. Depois de parar com a fotografia por volta de 2003 e se dedicar a um livro sobre abelhas, Luiz Juliani aposentou de vez a técnica lambe-lambe em Londrina. Aos 87 anos, ele morreu na terça-feira, por volta das 15 horas, vítima de complicações em decorrência do mal de Parkinson. O corpo foi enterrado no Cemitério São Pedro, mas as lembranças e memória permanecerão vivas em diversos registros históricos, como trabalhos de conclusão de curso e reportagens nos jornais da cidade.
Luiz Juliani desembarcou em Londrina pelos idos da década de 1930 junto com o pai, José Juliani, com quem aprendeu o ofício da fotografia. O pai tinha um ateliê. O filho foi para a rua: um cantinho na Praça Marechal Floriano, ao lado da Catedral de Londrina. Foi lá que o fotógrafo viu a cidade crescer – foram três catedrais diferentes – e onde permaneceu até deixar o trabalho, em 2003. O primeiro instrumento de trabalho, um presente do pai. “A primeira máquina que ele ganhou foi meu pai que fabricou”, conta a irmã, Lydia Juliani Martins.
Pelo ponto da Praça Marechal Floriano passaram autoridades e gente anônima sempre registradas pelas lentes de Juliani. “Muita gente de outras cidades vinha a Londrina passear, fazer compras e procurar especialidades médicas. Nesse meio tempo, faziam uma foto”, afirma o pesquisador Paulo Boni. Era comum, naquela época, algumas autoridades políticas que estavam visitando a cidade passarem pela praça e parar para o registro fotográfico. “Isso mostra que os lambe-lambes eram muito respeitados e tinham prestígio”, ressalta o pesquisador. Londrina chegou a ter pelo menos oito deles nos tempos áureos da profissão, lá pela década de 1950, 1960.
Somente Luiz Juliani produziu, segundo os registros da família, milhares de fotos. “Meu pai contava que já tinha feito mais de 250 mil fotografias. Ele pegava sempre as coisas em um porão da biblioteca, onde a máquina ficava guardada”, lembra o filho dele, José Juliani Neto. Uma exposição no Museu Histórico Padre Carlos Weiss mostra algumas fotos do pai de Luiz Juliani, o pioneiro da fotografia em Londrina, José Juliani.
Com a morte de Luiz Juliani, Londrina encerra um capítulo na história da fotografia artesanal. “Em tese representa o encerramento de um ciclo. Hoje há o seu Messias que está naquele ponto, mas ele tem uma máquina digital dentro da estrutura lambe-lambe”, afirma Paulo Boni.
O processo do lambe-lambe, de acordo com o pesquisador, é semelhante a uma radiografia de dentista. “Tem um invólucro fechado onde o fotógrafo coloca o braço. Lá dentro do caixote de revelação tem uma latinha com revelador e fixador”, explica. Se a imagem fica boa, o profissional finaliza o processo.

NO PARANÁ AÉCIO NEVES VENCE

No Paraná, Ibope mostra: Aécio tem 33%, Dilma, 32% e Marina, 19%

Instituto entrevistou 1.204 eleitores entre os dias 26 e 28 de setembro.
Margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Do G1 PR
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (30) aponta as intenções de voto dos eleitores do estado do Paraná para a Presidência da República. O resultado, entre os eleitores paranaenses, é:

Aécio Neves (PSDB): 33%
Dilma Rousseff (PT): 32%
Marina Silva (PSB): 19%
Pastor Everaldo (PSC): 1%
Luciana Genro (PSOL): 1%
Brancos e nulos: 7%
Não sabe ou não respondeu: 7%
Os candidatos Eymael, do PSDC; Levy Fidelix, do PRTB; Mauro Iasi, do PCB; Zé Maria, do PSTU; e Eduardo Jorge, do PV; não pontuaram nessa pesquisa.
No levantamento anterior, divulgado em 20 de setembro, Dilma tinha 29%, Marina, 29%, Aécio, 28%, Everaldo, 1%, e Genro, 1%. Brancos e nulos eram 5%, e indecisos, 6%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de setembro. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 65 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00042/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00886/2014.

FOTO RODOVIÁRIA ANTIGA DE MARINGÁ ANOS 70

Na foto abaixo, da Rodoviária de Maringá, vejam um carro Nicola da Viação Londrinense:

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

UMBU AMEAÇADO DE EXRINÇÃO NO NORDESTE

Fruta mais emblemática da Caatinga nordestina, o umbu entrou na lista de alimentos ameaçados de extinção http://abr.ai/1qz6saT

ROLÂNDIA - CAVALOS DE PAU NA PRAÇA BOVIS DA VILA OLIVEIRA

Dr. Farina:
queria comunica-lo que qualquer hora vai acontecer uma tragédia aqui na Pç Bovis na Vila Oliveira. tem uns comerciantes de carros e motos que abusam da velocidade dando cavalinhos de pau em torno da igreja, até a hora qua vão atropelar alguma criança ou idoso porque fazem absurdos...  agora mesmo estão dando cavalos de pau com um voyage turbinado. ligamos para 190 mas não adianta nada. peço que não me identifique. ( o missivista é meu conhecido)

ENTRE RIOS - PR. FOTOS - TURISMO

D
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ATAQUE TERRORISTA EM BRASILIA AGORA POUCO

Homem anuncia ataque terrorista em hotel e faz um mensageiro refém Hóspedes afirmam que o suspeito colocou um colete carregado supostamente com dinamites na vítima. Corpo de Bombeiros e Divisão de Operações Especiais (DOE) da polícia tentam negociar
Publicação: 29/09/2014 10:41 Atualização: 29/09/2014 13:22



O prédio do Hotel St. Peter, no Setor Hoteleiro Sul, foi esvaziado, na manhã desta segunda-feira (29/9), pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o hóspede Ari Ferreira, 39 anos, um homem bateu na porta do quarto em que estava, no 13º andar, e anunciou um ataque terrorista. “Ele algemou um funcionário e colocou um colete de dinamites nele”, contou o administrador de empresas. O homem ainda entrou em outros cômodos e pediu que as pessoas saíssem. Ele informava a todos a necessidade de passar uma mensagem à imprensa.



Leia mais notícias em Cidades

Somente os hóspedes do 13º andar presenciaram o fato. No entanto, os bombeiros chegaram ao local e solicitaram a saída de todos, para negociar com ele. Embora tenham conseguido retirar as pessoas dos apartamentos e os funcionários, o mensageiro ainda é mantido como refém em um dos quartos. Também participam da ação a Divisão de Operações Especiais da Polícia (DOE) e o esquadrão anti-bombas do Bope.

Os irmãos Minotouro e Minotauro, lutadores de MMA (Artes Marciais Mistas, em português), estavam hospedados no hotel no momento da confusão. “Estava no 14º andar. O Corpo de Bombeiros falou que era um vazamento de gás e que precisávamos descer. Só quando chegamos embaixo do prédio que descobrimos o que realmente estava acontecendo”, afirmou Rodrigo Minotauro. O lutador está em Brasília para uma Feira Fitness

domingo, 28 de setembro de 2014

NACIONAL NAC DE ROLANDIA VENCE E É FAVORITO AO TÍTULO DA 2ª DIVISÃO

O Nacional Atlético Clube (NAC) demonstra bom futebol e vence Atlético Clube Paranavaí (ACP) por 2 x 0, na tarde deste domingo (28/09), no estádio Municipal Dr. Waldemiro Wagner, em Paranavaí, pela 1ª rodada do returno do hexagonal decisivo do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão. A revelação do clube, o meia-atacante Tcharlles, fez os dois da partida. www.nacionalac.com.br
C

JOSÉ CARLOS FARINA RECEBE ELOGIO ( UBIQUITIBRASIL )

Ubiquitibrasil de Sá - olá amigo Farina não o conheço pessoalmente mas o considero meu amigo pois sempre que posso faço uma visita ao seu blog pois gosto muito de ver e ler as noticias do nosso estado do Paraná e as belas fotografias que vc sempre posta obrigado por partilhar conosco toda a sua experiência

José Carlos Farina - Fico honrado e feliz em saber que vc gosta de algumas de minhas matérias. Isso me dá mais responsabilidade.. tenho que caprichar mais... tenho pessoas especiais que me acompanham....

Dicas para Construir uma Cabana de Madeira

www.habitissimo.com.br

As cabanas de madeira são a alternativa perfeita para os bolsos mais acessíveis. Além de serem respeitosas com o meio ambiente.
São bastante comuns em países americanos, mas podemos dar-lhe mais usos que o da simples hospedagem. Em alguns casos também servem para guardar equipamentos de jardim.
À continuação damos dicas para construir uma cabana de madeira:
  1.  Devemos escolher uma área plana e seca. Se for necessário teremos que nivelá-la.
  2.  Colocaremos troncos, que servirão como base. O tamanho da cabana vai depender dos nossos interesses. Em vez de colocar os troncos diretamente no chão, podemos fazer uma base de pedras.
  3.  Faremos ranhuras nos troncos para encaixar os suportes sobre as tábuas de madeira. Nas ranhuras do tronco apoiaremos as vigas de suporte.
  4.  Ao longo das vigas de suporte colocaremos as tábuas do assoalho.
  5.  Entalhamos os troncos e colocamos um em cima do outro.
  6.  Quando houver atingido uma altura adequada, teremos que cortar a abertura das portas e janelas.
  7.  Os troncos do teto serão colocados da mesma maneira que os do chão. Colocaremos madeira entalhada na parte superior para evitar filtrações.
  8.  Limparemos os troncos com água e água sanitária e passaremos um selante de madeira.

JOVEM MORRE COM TIRO NA NUCA ENQUANTO BEBIA COM AMIGOS

Deivid Pontes 20 anos foi executado a tiros enquanto bebia com amigos no Conj. Afonso Sarabia em Ibiporã. O jovem foi alvejado na nuca por uma dupla em uma moto de cor escura. A PM esteve no local e tenta localizar os autores do crime.

MULHER COMANDOU ESQUADRILHA CONTRA EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Enquanto alguns países árabes se conecta com a evolução humana, dão igualdade às mulheres, grupos voltam à idade onde o humano era um ser irracional, violento e que não admitia livre pensamento. O mundo hoje tem um câncer difícil de combater, maligno, cruel ao extremo e financiado por poderosos do Oriente médio e que se aproveita do terreno fértil para a corrupção e todo tipo de comércio ilegal.
A piloto é major das Forças Aéreas dos Emirados Árabes Unidos e sua participação nos ataques contra o EI causou debates nas redes sociais
noticias.terra.com.br

TRAJES PARA MERGULHOS ATÉ 1.000 METROS - Exosuit

Nova invenção promete explorar águas profundas como nunca se viu antes. Ele relembra os desajeitados e velhos trajes(*) de mergulhador usados pelos pioneiros da exploração submarina. Ao invés disso, o “Exosuit” é uma ferramenta de ponta, e talvez represente um ponto de inflexão na exploração em águas profundas.
O Exosuit, recentemente lançado, permitirá mergulhadores chegarem a mil metros abaixo do mar, onde a pressão é 30 vezes maior que a da superfície, e onde um mundo pouco conhecido da vida marinha aguarda para ser descoberto e explorado.
Originalmente concebido para ser um dispositivo de construção para a realizar reparos subaquáticos, o Exosuit permite mergulhadores ficarem em águas profundas por tempos prolongados, provendo-lhes a destreza e capacidade de manobra para realizar tarefas delicadas.
Sendo uma ferramenta científica, ele será usado para coletar amostras e imagens de diversas entidades biológicas com alta resolução, câmeras subaquáticas em áreas de difícil acesso. Vestindo este traje, um cientista pode trabalhar em grandes profundidades entre três a cinco horas. Um mergulhador sem estas condições só seria capaz de ficar na mesma profundidade por um par de minutos. Em caso de emergência, um sistema de oxigênio no traje fornece até 50 horas para que a pessoa continue respirando.
O Exosuit se assemelha a um traje espacial de metal: tem 1,98 m de altura e é feito de liga de alumínio. Ele pesa cerca de 226 a 272 kg em terra, mas pode navegar facilmente debaixo da água.
Ele tem 18 articulações rotativas cheias de óleo que proporcionam flexibilidade para que o piloto possa examinar e coletar espécimes. Tem manipuladores especiais que servem como mãos. O piloto pode usar um manipulador para manusear e coletar animais marinhos delicados sem danificá-los. O Exosuit é o único traje que pode fazer isto na atualidade.
Acompanhando o traje, vem um veículo operado remotamente, o DeepReef-ROV, que pode abrigar até 10 câmeras. O ROV será utilizado para captar imagens em alta resolução de animais marinhos em seu habitat natural. Enquanto alguém estiver utilizando-o na superfície, o veículo pode ficar debaixo d’água por dias. Anteriormente, os cientista estudavam principalmente águas profundas usando ROV com câmeras que forneciam visões limitadas dos animais.
O traje foi desenvolvido e construído pela empresa canadense Nuytco Research Ltda. ao longo de um período de 15 anos, e vai continuar a ser modificado de acordo com as necessidades científicas. O traje custa US $ 600 mil. Com o ROV, o conjunto custa cerca de US $ 1,2 milhão.
Neste verão, os Exosuits serão despachados pela primeira vez na expedição Steph J. Barlow Bluewater. Um grupo de pesquisadores e especialistas em mergulho usará o Exosuit para explorar uma área submarina chamada “The Canyons” que fica a 100 milhas da costa da Nova Inglaterra. Esta área tem águas de 10 mil metros de profundidade. Lá, o coordenador do projeto, Michael Lombardi, vai mergulhar a profundidades de até mil metros para estudar animais bioluminescentes, ou animais que geram luz visível mediante uma reação química.
“Nosso acesso a estas águas e habitats de recifes mais profundos tem sido limitado, o que restringiu nossa capacidade de investigar o comportamento e os padrões de organismos bioluminescentes, ou a coleta efetiva de peixes e invertebrados de recifes profundos”, afirmou John Sparks, curador no Museu Americano de Departamento de Ictiologia de História Natural, em um comunicado de imprensa. “O Exosuit poderia nos levar a um passo mais próximo de alcançar esses objetivos.”
(*) Esse traje lembra os novos protótipos que a Nasa utilizará no futuro..

Fonte: EPOCHTIMES / UOL


COMO ECONOMIZAR ÁGUA AO AGUAR AS PLANTAS

Você sabia que é possível usar a garrafa PET para reduzir a quantidade de água desperdiçada durante a rega do jardim? Confira, no G1, as dicas do blog “Como Economizar Água”: http://glo.bo/YE94P1
Com uma garrafa plástica é possível montar um sistema de gotejamento simples e barato para molhar as plantas sem desperdiçar água. De forma...
g1.globo.com

FOTO PARQUE BARIGUI CURITIBA - PR.

Desejo a todos um excelente domingo.
A foto é do parque Barigui, em Curitiba, e as conhecidas capivaras que ali habitam.

ROLANDIA ERA ASSIM - TERREIRÃO DE CAFÉ DAS FAZENDAS

LUZ ENTRANDO PELA JANELA ABERTA DA ROÇA...
Ao lado da produção de alimentos a roça é ideal para
educação, brincadeira, cultura, preservação histórica e ambiental,
gerando muitos empregos e qualidade de vida!
Tem algum candidato defendendo a abertura da janela da roça?
Tem eleitores que podem cobrar este compromisso?
Que tal alcançar essa "luz no final do túnel"?


EQUIPE DE VOLEI VOLEIBOL DE CORNÉLIO PROCÓPIO ESTÁ ENTRE OS MELHORES DO BRASIL

Olá José Carlos Farina:
Somos parte da equipe de Voleibol de Cornélio Procópio e em comum acordo com o time, estamos procurando alguém que possa divulgar o trabalho que estamos realizando. Conquistamos dia 07/09/14 o segundo lugar nos Jogos Abertos do Norte do Paraná (JANP's) e o primeiro lugar no 46º Jogos Abertos de Cornélio Procópio realizado nesse fim de semana 27/09/14. É uma equipe que tem se esforçado e tem buscado patrocinadores para fomentar o esporte em nossa cidade. Atualmente estamos buscando formas de poder divulgar o que temos feito, e caso seja possível, desde já agradecemos pelo apoio do seu Blog. Anexo segue uma foto dos dois últimos campeonatos disputados, Jogos Abertos do Norte do Paraná (JANP's) evento oficial realizado pela Paraná Esporte e 46º Jogos Abertos de Cornélio Procópio realizado pela Fundação de Esportes de Cornélio Procópio (FECOP). Obrigado pela atenção dada. Att, Equipe de Voleibol de Cornélio Procópio.

Antônio Marcos Alves de Londrina - Iron Man - aos 50 anos - Hawai

FOLHA DE LONDRINA

Com rotina árdua, atleta se prepara para o Iron Man

Ricardo ChicarelliAntônio Marcos Alves faz treinos específicos diariamente visando participação na principal prova de triatlo do mundo

Antônio Marcos terá que superar 42 quilômetros de corrida durante a prova hawaiana
Participar do Mundial de Iron Man no Hawaí é o sonho de dez entre dez triatletas. A possibilidade de competir no paraíso americano e figurar ao lado dos grandes nomes da modalidade na maior e mais famosa prova do mundo mexe com a imaginação de qualquer apaixonado pelo triatlo. Todos os anos, milhares de atletas pelo planeta sonham com essa chance, mas poucos conseguem tal façanha.

O técnico administrativo Antônio Marcos Alves, de 50 anos, pode se gabar de ser um destes privilegiados. O paulista de Ourinhos, que mora em Londrina já há três anos, será o primeiro representante da cidade paranaense no mundial hawaiano, marcado para o dia 11 de outubro. A classificação foi garantida com o segundo lugar conquistado na categoria 50 a 54 anos no Iron Man 7.0, disputado em Florianópolis, em maio.

Nada mal para quem começou a praticar o triatlo há apenas cinco anos. "Comecei numa prova de duatlo no Jardim Botânico, em Londrina, em 2009, e nem passava pela minha cabeça um dia poder ir ao Hawaí. Para mim, participar de uma prova como essa é muito gratificante. É a coroação por um trabalho árduo, que exigiu uma dedicação extrema, muita compreensão da família, do chefe no trabalho, são muitas coisas que você acaba abrindo mão", ressalta.

E dedicação foi o que não faltou na dura rotina de treinos do atleta amador. Nos últimos meses, ele praticamente não teve descanso. A carga de trabalho de duas horas em dias úteis é multiplicada por três aos finais de semana. Foram muitos treinos, inclusive, na hora do almoço, uma tática para adaptar o corpo ao calor hawaiano. "Essa é uma das principais preocupações, pois lá é uma área que fica em cima da larva de um vulcão solidificada, que absorve muito calor. Tem o vento também", cita o triatleta, que viaja ao Hawaí no dia 6 de outubro.

E como não é todo dia que se tem a oportunidade de disputar uma prova como essa, Alves não quer fazer feio. Para aperfeiçoar o desempenho, ele foi buscar ajuda de treinadores específicos para cada modalidade que compõe o triatlo: corrida, ciclismo e natação. "Já foi assim quando fui para Florianópolis. Senti que precisava melhorar a parte de natação e procurei um técnico específico. Deu certo e agora procurei ajuda também para corrida e bike, para trabalhar melhor essa coordenação, que é importante", conta.

A prova do Mundial do Hawaí inclui 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42 quilômetros de corrida. Em Florianópolis, Alves cumpriu sua meta de fechar o percurso em menos de 10 horas – completou em 9 horas e 48 minutos. Desta vez, diante de um cenário desconhecido, ele mantém os pés no chão. "Estou bem tranquilo, bem preparado, mas não tracei uma meta de tempo. O que coloquei para mim mesmo é que se conseguir completar a prova, e bem, já ficaria bem feliz", aponta.

Entre os 3 mil participantes da prova em solo americano estarão 47 brasileiros, sendo que apenas um deles é profissional: Igor Amorelli. Nascido em Balneário Camboriú (SC), ele foi o primeiro brasileiro a vencer o Iron Man Florianópolis, feito obtido na prova deste ano.
Rafael Souza Reportagem Local