quinta-feira, 31 de julho de 2014
Os benefícios do inhame para a saúde - um santo remédio
O Inhame é um tubérculo muito popular em alguns estados brasileiros e também na “tribo” das pessoas que buscam alimentos saudáveis, cheinhos de nutrientes e muitos benefícios.
Vejam quais são os seus benefícios, e ganhe mais uma opção saudável para enriquecer o seu cardápio e melhorar a sua saúde!
O que que o inhame tem?
O inhame é rico em proteínas, vitaminas do complexo B, A e C, além de fósforo, potássio e diosgenina. Tem alta concentração de fibras, baixo teor de gordura e cada 100g tem 100kcal aproximadamente.
Benefícios do inhame para a saúde
Combate doenças do sistema imunológico (muitos acreditam que ele ajude no tratamento da dengue), e graças às vitaminas do complexo B ele é um ótimo aliado para combater o estresse, a fadiga e melhorar o raciocínio.
Já a diosgenina (hormônio natural semelhante à progesterona) ajuda a reduzir os sintomas da TPM e a equilibrar os níveis hormonais. Esse fito-hormônio presente no inhame faz dele um alimento funcional de grande valia para as mulheres, inclusive para os períodos de menopausa e pós-menopausa.
Também ajuda a combater a depressão, tem ação antioxidante (atua contra o envelhecimento precoce), fortalece o sistema imunológico, melhora os índices de colesterol e aumenta a fertilidade, ótimo para mulheres que querem engravidar.
Como consumir o inhame
Ele tem um sabor muito suave, é um ótimo acompanhamento para carnes, sopas, purês, nhoque, tortas, bolos e saladas. Experimente cozinhar o inhame refogado com alho e cebola, deixe ficar bem macio e sirva como acompanhamento em substituição ao arroz ou à batata.
Inhame e cará: aprendam a diferenciá-los!
O inhame é parente do cará e da batata doce, mas cada um é de uma espécie. A aparência dos dois é semelhante e, para dificultar, o que se chama de cará no nordeste é chamado de inhame no sudeste e vice e versa.
Como resolver a questão? O inhame é menorzinho, sua casca é áspera e cabeluda, já o cará tem a casca mais lisa. A textura do inhame é mais cremosa e lisa, já o cará tem uma textura mais granulada.
Descubra uma deliciosa receita de sopa de inhame com curry! Aprenda também a fazer um caldo de inhame.
FUNDIÇÃO DE CHUMBO É FECHADA EM ROLÂNDIA
QUARTA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO DE 2009
Por Soraya Garcia
No início da tarde desta terça-feira (6) o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) suspendeu os trabalhos em uma fundição de chumbo na cidade de Rolândia, região metropolitana de Londrina, no Norte do estado. Há anos os moradores do Jardim Nobre, bairro vizinho à fundição vinham reclamando da poluição emitida pela fábrica. Durante o período noturno, principalmente o cheiro da fumaça soltada no ar pelas chaminés da fundição de chumbo deixavam os moradores com dores de cabeça e muitos eram obrigados a fechar todas as portas e janelas, mesmo no verão quando faz bastante calor. Em reunião realizada a portas fechadas entre os fiscais do Instituto Ambiental e os responsáveis pela fundição, decidiu-se que o trabalho seria embargado, sendo que ficou determinado temporariamente pelo IAP que qualquer atividade que possa gerar resíduos ou fuligem mantenham-se suspensas, até que a fábrica apresente ao instituto um plano de controle ambiental para acabar com a poluição. Os fiscais do Instituto Ambiental tiraram várias fotos do local. Segundo a líder dos moradores do Jardim Nobre, Neuza Zacarias, “Por diversas vezes nós moradores do Jardim Nobre fomos até o IAP prestar queixa da poluição que a fundição estava causando, mas nunca fizeram nada. Ai, resolvemos protestar. A gente não pode abrir uma janela pra entrar um ar, como foi filmado pela TV, a minha garagem está uma coisa insuportável, tem um dedo de fuligem de fumaça que a fábrica joga no ar todos os dias. Até que enfim essa gente fez alguma coisa pelos moradores daqui”, desabafou. Dona Neusa ainda relatou que limpa a casa de tre a quatro vezes por dia, e que recolhe o pó emitido pela fundição de pá cheia todas as vezes que varre a sua casa.
O flagrante da imagem de uma bacia cheia de pó recolhido por um dos moradores do Jardim Nobre, que teria sido recolhido do telhado da casa foi flagrando pelo cinegrafista da RPC, que cobriu o protesto moradores feito na última segunda-feira (5). O morador Adilson que juntou o pó e colocou na bacia para mostra a quantidade de fuligem que retirou do telhado da casa, declarou que, “Se a casa está assim, imagina como está o nosso pulmão”?
A fundição foi notificada pelo IAP e deverá ser multada, com valor, ainda não decidido, mas que poderá variar entre R$ 500,00 até R$ 2 milhões reais.
OUTROS CASOS.
A região norte do estado vem sofrendo há anos com as fundições e recicladoras de chumbo inorgânico, tipo de baterias automotivas e das pilhas caseiras. Essas empresas e/ou fábricas já provocaram crimes ambientais graves e contaminaram, além do solo, água e animais de criação, como também os moradores das cidades onde se instalam. Os casos mais conhecidos e recentes de grave contaminação do ambiente na região são os da cidade de Assai e Leópolis; a primeira, 45 quilômetros de Londrina e a segunda, 90 quilômetros de distância. O caso de Assai foi descoberto, após o dono da fazenda de criação de gado de corte, que ao perceber que as vacas vinham sofrendo aborto espontâneo e/ou os bezerros nascendo cegos, alguns morrendo em seguida, resolveu chamar uma equipe veterinária que constatou que o gado estava com a doença conhecida como Saturnismo, que nada mais que a contaminação do sangue pelo chumbo inorgânico, proveniente geralmente da alta exposição ou ingestão do mesmo. Em Assai o caso mais grave em seres humanos ficou por conta de uma menina moradora da fazenda de gado e filha do capaz do proprietário, que acabou cega e com deficiência neural grave. Hoje, a menina de nove anos não fala e nem anda mais, além de ser objeto de pesquisa para entender melhor o caso de contaminação por chumbo no ser humano em idade de crescimento. O Ministério Publico da Saúde e do Meio Ambiente abriu uma Ação Civil Publica, mas até o presente momento segue a batalha judicial, devido aos inúmeros recursos legais garantidos pela lei. O caso de Assaí serviu e ainda serve de tese universitária nas áreas de saúde, biologia e medicina. Em Leópolis, o fechamento da fábrica recicladora de baterias automotivas, se deu pela cassação do alvará de funcionamento por parte do prefeito, motivado pelo laudo particular feito por uma empresa do Estado de São Paulo, que foi contratada pelo criador de gado e agricultor que tem suas terras ao lado onde se instalou a fundição. O senhor Luiz Fernando Gomes Pinheiro, morador daquelas terras há 54 anos, também foi motivado a pedir a analise depois da constatação que seus animais estariam adoecendo devido ao Saturnismo.
Nossa correspondente esteve em Leópolis no fim de setembro deste ano e encontrou a antiga fundição abandonada. Toneladas de minério chumbo e dióxido de chumbo estão espalhados por toda a propriedade ao ar livre ou em armazenamento irregular, o que pode continuar provocando a contaminação da área e do lençol freático.
Assaí possui cerca de 35 mil habitantes, quase 100% agricultores e de origem japonesa. A recicladora de baterias teve suas atividades encerradas pela vigilância sanitária no final de 2005.
Leópolis possui não mais que 4.600 habitantes, tendo sua economia baseada 100% na agricultura de subsistência. A cidade teve suas águas contaminadas e o alvará da recicladora de chumbo foi cassado em março de 2006.
GINÁSIO DO CRIAR ROLÂNDIA EM ANDAMENTO - FOTOS
Paredes do vestiário do ginásio de esporte do CRIAR já estão subindo e a previsão para começar colocar a cobertura é para a segunda semana de agosto. O pessoal está trabalhando a todo vapor dizendo que o combustível deles é ver a alegria das crianças dizendo que vão ter um ginásio de esporte.
REFRIGERANTES NÃO - SUCOS SIM
Método de preparo não usa liquidificador nem centrífuga. 'Máquina prensa alimentos de forma lenta para não aquecer, e nutrientes permanecem no suco', diz empreendedor (via Estadão PME)
MONTE RORAIMA - SÉRIE MISTÉRIOS DO MUNDO
A foto mostra o belíssimo Monte Roraima, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Sua altura ultrapassa os 2.800 metros! - www.jornalciencia.com
POLÍCIA DE MINAS GERAIS PUNE PICHADORES DE PAREDES - FOTOS
Sumemo, feito.
PMMG NÃO É BRINCADEIRA!
Esses vagabundos picharam uma vtr e tiveram o troco..
Olha que maravilha!
quarta-feira, 30 de julho de 2014
ROLÂNDIA - DENYS RUSSO NA MERCEARIA BALAN
BOM DIIIIIIIIIIIA, NESTA SEXTA FEIRA DIA 01 DE AGOSTO TEM DENYS RUSSO SHOW (AO VIVO) A PARTIR DAS 19:00H NA MERCEARIA BALAN NO JD NOVO HORIZONTE EM ROLANDIA-PR
terça-feira, 29 de julho de 2014
Chuva de meteoros visível no país atinge pico nesta madrugada
Horário ideal para observar a Delta Aquarídeos do Sul é entre 2h e 4h.
Visibilidade é melhor em áreas de céu limpo e longe das luzes da cidade,
Do G1, em São Paulo
Chuva de meteoros atinge seu máximo nesta noite
(Foto: AstroPics.com, Wally Pacholka / AP)
(Foto: AstroPics.com, Wally Pacholka / AP)
Nesta madrugada, de terça para quarta-feira (30), uma chuva de meteoros visível a partir do Hemisfério Sul deve atingir seu pico. Trata-se da Delta Aquarídeos do Sul, que começou a ser visível em 21 de julho e se estende até o dia 23 de agosto.
De acordo com a Sociedade Americana de Meteoros, os meteoros da Delta Aquarídeos devem atingir a atmosfera a uma velocidade de 145 mil km/h. A expectativa é que possam ser vistos de 15 a 20 meteoros por hora, em uma condição de céu limpo e longe da claridade dos grandes centros urbanos.
Este ano, ainda segundo a instituição, as condições lunares para observação do fenômeno são extremamente favoráveis. Neste pico, a lua deve se pôr bem antes da meia-noite, portanto sua luz não deve interferir na observação dos meteoros. Outra chuva de meteoros, a Alfa Capricornídeos, também deve ser visível nesta noite.
saiba mais
Para observar
De acordo com o astrônomo Cássio Barbosa, professor da Universidade do Vale do Paraíba e autor do blog Observatório, do G1, as dicas para conseguir observar os meteoros são as seguintes: primeiro, é preciso procurar um lugar escuro. "O radiante, ou seja, o ponto de onde os meteoros parecem surgir, está na constelação do Aquário. Ela já estará alta o suficiente por volta das 21 horas (horário de Brasília) na direção do Leste", explica Barbosa.
De acordo com o astrônomo Cássio Barbosa, professor da Universidade do Vale do Paraíba e autor do blog Observatório, do G1, as dicas para conseguir observar os meteoros são as seguintes: primeiro, é preciso procurar um lugar escuro. "O radiante, ou seja, o ponto de onde os meteoros parecem surgir, está na constelação do Aquário. Ela já estará alta o suficiente por volta das 21 horas (horário de Brasília) na direção do Leste", explica Barbosa.
Segundo ele, o observador deve olhar para o alto do céu, que é a região mais escura e onde os meteoros vão se destacar mais.
Um comentário: