quinta-feira, 28 de março de 2013

LONDRINENSE AJUDOU A DESENVOLVER O OLHO BIÔNICO


Olho biônico teve participação de médico londrinense
Rafael Fantin - Redação Bonde
Após mais de 10 anos de pesquisa nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou no mês passado, a prótese intraocular, mais conhecida como olho biônico, projeto que teve a participação do médico londrinese Gildo Fujii. 

Por meio de um sistema eletrônico, os pacientes com retinose pigmentar avançada podem voltar a reconhecer objetos e formas. A doença degenerativa causa cegueira de pessoas entre 20 e 50 anos. Assim, a criança nasce com visão, mas vai perdendo o sentido até a fase adulta, o que provoca uma grande frustração no paciente. "É uma doença muito cruel do ponto de vista da qualidade de vida, pois a pessoa nasce enxergando. É diferente de uma criança que nasce sem visão, aprende a viver e é feliz sem enxergar", comentou o médico, que é filho do oftalmologista Yoshihiro Fujii. 

Gildo foi o primeiro médico brasileiro a participar do projeto norte americano. Ele lembra que conheceu professores do Hospital Jonhs Hopkins, de Baltimore (EUA), em congresso realizado, em 1999, durante especialização na Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Em seguida, Fujii foi para os EUA, onde ficaria em estágio por seis meses no projeto do olho biônico, idealizado pelo médico Mark Humayun. "Quando eu cheguei, a prótese estava em uma fase inicial. O primeiro contato foi bem positivo e eles tiveram interesse em estender a minha permanência. Assim, o que era para ser apenas um estágio se tornou em uma especialização em retina", recordou. "O meu trabalho era desenvolver a técnica para implantação da prótese e experimentar em animais, antes das cirurgias em seres humanos", acrescentou. 

Durante sete anos nos EUA, Fujii dividiu o tempo entre pesquisas e estudos do curso de pós-graduação. Além do olho biônico, o médico de Londrina também participou do desenvolvimento da técnica de cirurgia vitrectomia, utilizada no mundo inteiro em cirurgias de retina sem a necessidade de pontos. 

Em 2001 foi realizada a primeira cirurgia em seres humanos após a equipe comprovar que a intervenção era segura. O paciente foi um senhor de idade que não enxergava há mais de 50 anos. De acordo com Fujii, o homem não tinha expectativa de voltar a enxergar, mas queria contribuir com os avanços científicos. "A gente tinha a preocupação que ele não iria enxergar, mas o paciente foi selecionado porque ele era muito generoso. Ele falava que não tinha expectativa de benefícios com a prótese, no entanto, ele queria ajudar pensando no bem das próximas gerações", lembrou. 

Fujii recorda que a equipe realizou a cirurgia em Los Angeles após ser contratada pela Universidade do Sul da Califórnia (USC). "O resultado foi acima das expectativas do ponto de vista técnico e funcional. A técnica cirúrgica foi um sucesso sem complicações para o olho do paciente, que passou a reconhecer formas, letras grandes e objetos. Na verdade, a percepção é muito diferente. O paciente vê uma imagem eletrônica", avaliou. O oftalmologista informou que no início a prótese era maior e tinha 16 pontos de resolução. Com o avanço da pesquisa, o equipamento ficou menor com 60 pontos de estimulação

Até aprovação do projeto no início de 2013, cerca de 30 cirurgias foram realizadas nos Estados Unidos. Uma das principais preocupações da FDA era se o pulso eletrônico poderia causar danos na retina em longo prazo, o que foi descartado durante a pesquisa. A energia é gerada por meio de sinal de rádio sem utilização de fios. "Aprovação foi uma luta, pois a FDA é muito exigente no controle de qualidade e no resultado. Essa prótese trata, inicialmente, de um número relativamente pequeno de pacientes", explicou. 

Tratamento custa 100 mil dólares 

O oftalmologista Gildo Fujii ressaltou que é importante conter a expectativa de pacientes de cegos, que não se qualificam para a cirurgia já que a prótese é voltada para as pessoas com retinose pigmentar em fase avançada com pouca ou sem percepção a luz. "Infelizmente, a prótese não atende todos os pacientes. Quem perdeu a visão por outros motivos como glaucoma, descolamento de retina, trauma ocular ainda não serão beneficiados por esse tipo de tecnologia", esclareceu. 

Nos Estados Unidos e na Europa, o tratamento custa aproximadamente US$ 100 mil. Além da prótese, o paciente passa por uma fisioterapia ocular e treinamento com duração de um ano para utilização do aparelho, que é programado para cada paciente atendido pelo sistema. No Brasil, a nova tecnologia ainda precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Essa experiência mudou a minha vida como profissional. Para toda doença pesquisada existe uma forma de tratamento. Por isso, os pacientes nunca devem perder a esperança", aconselhou Fujii. 

Como funciona 



A câmera fotográfica, instalada em óculos, transforma o que é captado em sinais elétricos que estimulam parte da retina em funcionamento por meio de uma placa implantada na cirurgia. A partir deste momento, a imagem segue o curso natural do nervoso ótico até o cérebro. Assim, o paciente volta a ter a percepção luminosa novamente.

SEGREDOS DO SEXO SÃO REVELADOS



Cinco preliminares aumentam o prazer do sexo rápido
Redação Bonde




 
Reprodução
Em um mundo idealizado, a grande maioria das mulheres prefere uma noite romântica, com direito a jantar, luz de velas, um homem carinhoso e que tudo termine com horas de prazer. Aí elas acordam e percebem que na vida real uma relação sexual se resume a alguns minutos e que, muitas vezes, as preliminares nem existem. Diversas pesquisas, inclusive, já mostraram que a maior parte dos casais prefere que o sexo dure não mais do que 15 minutos. 



Entretanto, sexo rápido não precisa ser sinônimo de sexo sem prazer. A revista Health Magazine elaborou uma listinha de cinco preliminares que podem fazer desses poucos minutos momentos de pura excitação para você e seu parceiro. 

Confira: 

Não pare de beijar:  Beijinhos e beijões durante as tarefas comuns aumentam a velocidade com que você e o parceiro ficam excitados, pois o organismo já começa a se preparar para o sexo. Além disso, o gesto fará com que vocês se sintam mais íntimos, sem que a rapidez deixe uma sensação de vazio depois. 

Mantenha-se vestida: Por que perder minutos preciosos tirando a roupa? Além disso, deixar uma peça aqui e ali é uma poderosa forma de excitar o parceiro. É como se ambos não pudessem esperar em segundo para curtirem o sexo. 

Mudem de lugar:  Cinco minutos de sexo na cama provavelmente não a deixará tão feliz. Mas cinco minutos durante o banho? Ou na mesa da cozinha? A novidade é sempre um poderoso aliado para aumentar a excitação, especialmente quando há o risco de serem flagrados por alguém. 

Fantasie: Quando você está tentando entrar no clima o mais rápido possível, fantasiar com cenas excitantes pode ajudar - e muito! - no processo. Isso porque o cérebro irá reagir às imagens e preparar o corpo para o sexo. Além disso, você irá ficar mais concentrada no parceiro, o que já é por si só uma excelente preliminar. 

Converse: Não, não estamos falando de discutir a relação em pleno sexo. Fale com seu parceiro durante o ato. Sussurre, grite, fale coisas doces ou apimentadas. Isso ajuda ambos a manter o foco um no outro e a lembrar do que os dois têm de especial que os mantém atraídos.

BETO RICHA INVESTE NO NORTE DO PARANÁ



  • Eu disse durante a campanha que iria despolitizar o tema pedágio. A cada pleito eleitoral a população era enganada com aquela conversa do pedágio baixa ou acaba. Muita demagogia. O pedágio baixava depois aumentava e, no fim, nenhuma coisa nem outra. Esse tempo acabou no PR. Os paranaenses querem que as coisas aconteçam , não aguentavam mais enganação.

    Nós estamos cumprindo na prática o compromisso que assumimos com todos os paranaenses. Com diálogo franco e aberto com as concessionárias retomamos diversos investimentos em várias regiões do Estado. Além do contorno de Campo Largo, temos uma obra ainda mais cara que é o contorno de Mandaguari, de R$ 90 milhões; a duplicação de Jandaia do Sul a Apucarana e o anúncio da Rodovia do Café. Daqui a dois meses estaremos inaugurando um trecho da BR 277 entre Medianeira e Matelândia, uma grande obra num local muito perigoso onde já morreram muitas pessoas. Nós estamos trabalhando muito para fazer prevalecer o interesse público. E as negociações com as concessionárias continuam porque a nossa intenção é duplicar todo o anel de integração.

BACALHAU OU MERLUZA ? LEIA

Reprodução
Conheça peixes que substituem o bacalhau com vantagens
Redação Bonde


Para muitos brasileiros, a Páscoa é uma época de celebração entre os familiares e também um período de preparar pratos diferentes, principalmente por conta da restrição de carne vermelha adotada por algumas religiões. "A dieta tem origem na Idade Média, quando católicos excluíam as carnes consideradas de animais quentes’", afirma a professora de Nutrição da Uniasselvi, Claudia Ambrosi. Mesmo com o passar do tempo, diversas pessoas ainda seguem essa tradição e retiram da alimentação a carne vermelha durante o período conhecido como Quaresma até a chamada "sexta-feira da Paixão", que antecede o domingo pascal. 

Por ser considerada uma "comida fria", o bacalhau começou a ser utilizado no período e adquiriu uma forte identificação com a religiosidade, assim como com a cultura do povo português: "A tradição do bacalhau se mantém forte nos países de língua portuguesa, principalmente no Natal e na Páscoa, que são datas importantes no catolicismo", conta a docente. Apesar de ser delicioso, mesmo quando dessalgado e cozido, o bacalhau ainda apresenta altos teores de sódio, componente considerado "vilão" da atualidade por causar pressão alta. 

Quem prefere peixe fresco, mas não abre mão do sabor do bacalhau pode optar pelo pirarucu, considerado o bacalhau da Amazônia

"O bacalhau salgado pode ser substituído por outros tipos de peixes para não correr esse risco, que são fonte de um bom tipo de gordura e que também contribuem para o equilíbrio do colesterol", pontua a Claudia. A nutricionista ainda ressalta que os peixes frescos apresentam minerais, vitaminas e possuem ácido graxo ômega 6 e ômega 3, que estão associados à redução de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. "O nutriente também pode ser encontrado na cavala, salmão, na sardinha, arenque e truta", ratifica a professora de Nutrição da Unopar, Beatriz Ulate. 

Se realmente gostar do sabor do bacalhau, mas quiser inovar no cardápio, vale utilizar peixes com sabor e textura semelhantes. "Pode ser a apirapema (muito apreciado no norte e nordeste brasileiro), merluza, piraúna ou peixes de água doce, como o pintado surubim e o pirarucu, considerado o bacalhau da Amazônia", cita Beatriz. Para tornar a refeição da família mais saudável e equilibrada, o ideal é consumir junto com o peixe fresco um tipo de cereal, como arroz ou batata, vegetais e legumes, como cenoura, abobrinha ou vagem. "É bastante recomendado o uso destes ingredientes no preparo da refeição de Páscoa, uma vez que os alimentos se complementam. O azeite de oliva é uma importante fonte de lipídeos e combina muito bem com o peixe", completa.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Um a cada dois internautas visitam o Youtube


Agência Estado
O YouTube, serviço de vídeo do Google, alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos ao mês,informou ontem a companhia. Isso significa, segundo a empresa, que uma em cada duas pessoas que navegam na internet visitam o site. 

Para dar a dimensão do que essa quantidade representa na web, o Google fez algumas comparações usando o contexto brasileiro: para chegar à audiência do YouTube, seria necessário reunir mais de 285 Paradas Gays de São Paulo ou mil carnavais de Salvador. Já se fosse um país, o site seria o terceiro mais populoso do mundo, atrás apenas da China e da Índia. 

A grande repercussão de vídeos de conteúdo musical, como Gangnam Style, do cantor sul-coreano Psy, foi um dos fatores que contribuíram para o aumento da audiência do site. O vídeo já teve 1,45 bilhão de exibições. 

Apesar de os vídeos serem seu produto principal, o YouTube também é considerado por muitos uma redesocial. O site tem uma das características mais típicas desse universo: permite comentários abaixo do vídeos, assim como a avaliação ("gostei" ou "não gostei"). 

Lançado por três funcionários do Paypal em 2005 e comprado pelo Google em 2006, por US$ 1,65 bilhão, o YouTube é hoje uma importante fonte de receita para o gigante das buscas. As cem maiores marcas do mundo anunciam no site, segundo a companhia. 

A forma mais comum de anúncio na plataforma é a que permite pular a propaganda que aparece antes dos vídeos em cinco segundos, chamada de "trueview". Nessa modalidade, o anunciante paga apenas se a propaganda for vista até o fim ou por pelo menos 30 segundos. 

O próximo passo do site pode ser a oferta de canais pagos. O rumor é de que o Google pode cobrar de US$ 1 a US$ 5 por mês. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

SABINE TOMARÁ POSSE HOJE EM ROLÂNDIA

LONDRINA.ODIARIO.JULIANA LEITE

  • Após cassação de Lehmann, Sabine Giesen toma posse da Prefeitura de Rolândia nesta segunda-feira

  • Juliana Leite
25/03 - A presidente da Câmara Municipal de Rolândia, Sabine Giesen (PMDB), vai assumir como prefeita em exercício às 19h30 desta segunda-feira (25). A informação foi confirmada na assessoria de imprensa do Legislativo. Sabine toma posse após o prefeito Johnny Lehmann ter seu mandato cassado pela corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na última terça-feira (19).
O acórdão que mantém a cassação de João Ernesto Johnny Lehmann e de seu vice, José Danilson Alves de Oliveira, foi publicado na última sexta-feira (22). No início da noite, Sabine foi notificada pela Justiça para assumir o cargo,.
Conforme ela contou ao portalodiario.com  o caso ainda pode ser revertido, caso a defesa de Lehmann consiga que ele possa responder ao processo à frente da prefeitura.

FOTO de Jose  Carlos Farina

Após cassação, presidente da Câmara assume Prefeitura de Rolândia. João Carlos Farina
Cerimônia de posse será nesta segunda-feira
A prefeita interina foi vice de Johnny Lehmann e rebateu os questionamentos de que sua gestão poderá ficar comprometida devido ao vínculo com o prefeito cassado.
"Eu não vejo problema algum. Fui sim vice do Johnny. Eu o admiro, acho um prefeito competente, mas sou outra pessoa. Cada um tem um jeito de proceder. Aprendi bastante nesses quatro anos. O que é bom a gente leva e os erros, que às vezes não são nem do prefeito mas da equipe, a gente deixa pra lá", comentou.
Lehmann foi acusado de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante campanha eleitoral. O processo corre em segredo de justiça.

sábado, 23 de março de 2013

DISK CAÇAMBA - TERRA - TERRAPLENAGEM

ANUNCIE NO BLOG DO FARINA

LIGUE 043 - 3256-1908   P/ANUNCIAR

ROLÂNDIA - JOHNNY JÁ FOI INTIMADO DA CASSAÇÃO


ROLÂNDIA - JOHNNY LEHMANN DÁ ENTREVISTA

FOLHA DE LONDRINA
23/03/2013 

Afastado do cargo, prefeito de Rolândia se diz injustiçado

Defesa de Johnny Lehmann vai recorrer ao TSE; Vereadora Sabine Giesen deve assumir Executivo até convocação de novo pleito
O empresário e dentista João Ernesto Johnny Lehmann (PTB) foi afastado ontem do cargo de prefeito de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) para o qual foi reeleito em outubro do ano passado com 53,56% dos votos. Ele foi notificado ontem à noite da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná da última terça-feira que manteve sentença da 59 Zona Eleitoral de Rolândia, proferida em dezembro pelo juiz Alverto José Ludovico, cassando o registro de Lehmann. ''Me sinto injustiçado da cabeça aos pés. Nada do que tem sido veiculado na imprensa e na Justiça (Eleitoral) é verdade'', disse Lehmann à FOLHA após receber a notificação do afastamento. 


Ele afirmou que a defesa tentará obter liminar no TRE para garantir sua volta e permanência no cargo enquanto recorre ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). ''Vamos lutar até o fim. Mas, se o entendimento for para que eu deixe o cargo, vou retomar minha vida. Tenho um empresa em Londrina, uma agência dos Correios em Rolândia e vou cuidar dos meus netos.'' O advogado do petebista, Guilherme Gonçalves, disse ontem que ingressará com a medida cautelar ainda na segunda-feira. ''Vou tentar obter a liminar o mais rápido possível.'' O advogado considerou precipitada a notificação de seu cliente. ''Ainda cabe embargos de declaração e acho que a notificação poderia ter sido feita somente após o julgamento dos embargos.'' 



Lehmann teve o registro de candidato cassado porque teria praticado abuso de poder econômico ao publicar em um jornal da região reportagens elogiosas e pagas com dinheiro público, além do suposto excesso de gastos com publicidade. No último ano do governo, o gasto não pode ser superior à média dos três anos anteriores. ''O cálculo levou em consideração apenas os seis primeiros meses do ano passado, por isso, houve excesso. Se se considerasse o ano todo, não teríamos atingido o limite'', justificou Lehmann. 



''O juiz disse que a publicação na Tribuna do Vale do Paranapanema desequilibrou o resultado do pleito. Isso é imposssível. Não acredito nisso. Acredito que foi nosso trabalho nos quatro anos em Rolândia que fez com que eu ganhasse com mais de 8 mil votos de diferença do segundo colocado'', disse, referindo-se à coligação de Eurides Moura (PSDB), autor da denúncia que levou à cassação de Lehmann. 



Como a cassação atinge também o vice, José Danilson (PSD), a presidente da Câmara, Sabine Giesen (PMDB), deve assumir interinamente a prefeitura até a convocação de novas eleições. Ela também foi notificada ontem da decisão do TRE e, procurada pela reportagem, não deu retorno à solicitação de entrevista.


Loriane Comeli 
Reportagem Local

sexta-feira, 22 de março de 2013

Saúde confirma 259 casos de dengue em Londrina neste ano

Redação Bonde

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que já foram registrados 259 casos de dengue neste ano em Londrina. A informação foi divulgada durante a terceira reunião do Comitê Municipal de Combate e Controle à Dengue na tarde desta sexta-feira (22). O número é oito vezes maior do que os casos registrados no mesmo período de 2012. 

Segundo informações da rádio CBN Londrina, a zona oeste é a área com a maior incidência da doença. Até agora, foram 83 casos confirmados na região. A zona norte aparece na segunda colocação com 60 casos. 

zona leste teve 34 casos confirmados e, mesmo assim, é a região que mais preocupa a Secretaria de Saúde, pois concentra um alto número de catadores de lixo reciclável e fundos de vale. "O local tem uma características diferentes. As pessoas fazem coleta para reciclagem em seus próprios domicílios. Este ano a situação é mais tranquila na zona leste, mas sempre tem que ter uma atenção especial", comentou o supervisor de endemias, Elson Belisário. 

Mosquito mais resistente 

Os agentes ainda constaram que os mosquitos estão mais resistentes às altas e baixas temperaturas com desenvolvimento entre 17ºC e 37ºC, o que dificulta a eliminação em estações mais frias, como o outono e inverno, quando a temperatura da água entra em queda. "Nós convidamos o Estado para um estudo em conjunto para verificar se isso está ocorrendo em todo o Paraná ou apenas na região ou no município de Londrina. A gente costuma ter uma redução (dos casos), o que pode não acontecer nos próximos invernos", alertou. (Com informações da rádio CBN Londrina) 

quinta-feira, 21 de março de 2013

MÚSICA AMANHÃ EM ROLÂNDIA


O Duo Clavis com um histórico de apresentações em recitais e concertos, destacando sua participação na série de música de câmara da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) em 2010, e dentro da programação artística do Festival de Música de Londrina em 2011 e 2012. O grupo é formado desde então pelos músicos paranaenses Marcello Casagrande (vibrafone/marimba) e Mateus Gonsales (piano).

O programa é muito bom. Então, me lembrei de você e sua família   É GRATUITO!...

A Secretaria de Cultura de Rolândia ,faz uma parceria com o Ministério da Cultura e Copel para oferecer um espetáculo cultural inédito em nossa cidade. DUO CLAVIS . Com dois músicos renomados apoiados pela conta cultura e Lei de Incentivo à Cultura. São eles: Marcello Casagrande (vibrafone e marimba) e Mateus Gonsales ao piano)

Nesta sexta- feira,dia 22 de março, às 20:00 horas,no Centro Cultural Nanuk, de Rolândia.

FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

CIGANO DA UFC DIZ QUE VAI RETOMAR CINTURÃO



'O cinturão será meu até o fim do ano', dispara Cigano
Redação Bonde
Em um chat realizado no site do UFC nesta quarta-feira (20), Júnior Cigano dos Santos prometeu aos fãs que retomará o cinturão dos pesos pesados da organização até o final do ano. O catarinense foi derrotado por Cain Velásquez, no dia 29 de dezembro do ano passado, e perdeu o título da categoria. 

"Gente, muito obrigado pela torcida, e o cinturão será meu até o fim do ano, confiem em mim", afirmou o brasileiro que terá pela frente o neozelandês Mark Hunt, no dia 25 de maio, durante o UFC 160, em Las Vegas. Cigano enfrentaria Alistair Overeem, no entanto, o holandês alegou uma lesão para sair do evento. 

No mesmo evento, Antônio Pezão Silva disputará o cinturão da categoria contra Cain Velásquez e o pesomeio-pesado Glover Teixeira lutará contra o australiano James Te Huna.

Senado aprova projeto para emissão gratuita de novo modelo de RG IDENTIDADE



PUBLICIDADE
GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA
O Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que obriga a emissão, de forma gratuita, do novo documento de identidade criado pelo governo federal há mais de dois anos. O projeto prevê a gratuidade para a primeira emissão do documento, um cartão com chip que vai substituir a cédula em papel do RG (registro geral) nos próximos dez anos.
Autor do projeto, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) argumenta que o custo de R$ 40 para a sua emissão é "muito alto" para diversos brasileiros --por isso o governo deve arcar com a primeira versão do cartão. O custo foi estimado em abril 2010, quando o governo anunciou a mudança do documento, uma vez que a identidade traz um chip eletrônico com informações do cidadão.
"Para se ter uma ideia, o valor orçado corresponde a quase 10% do atual salário mínimo. Considerando-se a cesta básica, calculada em abril de 2011, o valor cotado para emissão do novo Registro de Identidade Civil fica ainda mais significativo", disse Nogueira.
Relator do projeto, o senador Benedito de Lira (PP-AL) afirmou que a troca do RG tradicional pelo documento eletrônico vai proporcionar maior "segurança e eficiência" na identificação do cidadão, mas não é justo que ele tenha que custear a troca.
Divulgação
Cartão RIC (Registro de Identidade Civil), que irá substituir o RG (Registro Geral) no Brasil
Cartão RIC (Registro de Identidade Civil), que irá substituir o RG (Registro Geral) no Brasil
"Busca-se, por meio desta proposição, fazer com que o Estado arque ao menos com a primeira emissão desse documento", afirmou.

NOVAS VIATURAS PARA ROLÂNDIA

O Governo do Estado do Paraná, já enviou 14 novas viaturas de Rádio Patrulha para o 15º batalhão de Rolândia. Só que não são só as viaturas de rádio patrulha que irão receber novas viaturas, a Rotam (Ronda tático móvel), também contará com novas viaturas em breve. Desta vez, em vez de Blazer, serão utilizadas as famosas (Amarok da volkswagen) conforme a foto que segue em anexo. matéria enviada pelo meu amigo Jean de Rolândia.

quarta-feira, 20 de março de 2013

REFRIGERANTES MATAM 180 mil mortes por ano


Refris" são ligados a 180 mil mortes por ano

DE SÃO PAULO
O consumo de refrigerantes, sucos industrializados e outras bebidas açucaradas pode estar associado a cerca de 180 mil mortes por ano no mundo, de acordo com uma pesquisa apresentada nesta semana no congresso da Associação Americana de Cardiologia.
Os autores da pesquisa usaram dados do estudo "The Global Burden of Disease" (literalmente, "O Peso Global da Doença") de 2010 e relacionaram a ingestão de bebidas açucaradas a 133 mil mortes por diabetes, 44 mil mortes por doenças cardiovasculares e 6.000 mortes por câncer. Cerca de 80% dessas mortes ocorreram em países de rendas média e baixa.
Especialistas afirmam que o consumo dessas bebidas pode gerar resistência à insulina e levar ao diabetes tipo 2, além de aumentar o risco de obesidade.
Os pesquisadores calcularam as quantidades consumidas dessas bebidas por idade e sexo, os efeitos desse consumo na obesidade e no diabetes e o impacto das mortes relacionadas a essas doenças.
A América Latina e o Caribe tiveram o maior número de mortes por diabetes relacionadas ao consumo de bebidas adoçadas em 2010. Entre os 15 países mais populosos, o México teve a maior taxa de mortes por causa da ingestão das bebidas.
À CNN, a Associação Americana de Bebidas disse à que o estudo traz "mais sensacionalismo do que ciência".
A Associação Americana de Cardiologia recomenda que os adultos consumam menos de 450 calorias por semana de bebidas adoçadas.

terça-feira, 19 de março de 2013

SERGIO SERSANK DEFENDE DANIEL STEIDLE

Sergio de Sersank O fato de o nosso alcaide ter sido grosseiro com a pessoa humilde, mas grandemente iluminada do nosso ícone da preservação ambiental, do nosso queridíssimo Daniel Steidle, me deixa realmente triste e até indignado. Daniel é um dos nossos baluartes. Não só pela defesa do meio ambiente de Rolândia. É hoje um nome mundial. Um jovem de princípios, de valores éticos e morais acima de qualquer prova. Sua palavra em Rolândia, sempre devia ser lei. Mas, esses caras que governam com olhos voltados apenas para os seus interesses imediatistas não enxergam a realidade que os circunda. Não vêem a vida, não enxergam as pessoas ao seu redor. Que a lição seja agora compreendida. Que seja dura, amarga, mas que sirva para todos os que vem e virão. POR UMA ROLÂNDIA MELHOR (SEM MENSAGENS FAJUTAS EM "HOLLERITES") Mas com obras e realizações efetivas. Comentário à minha postagem dando conta que Joni Lehmann gritou e foi mal educado com o Daniel em uma reunião do chumbo. JOSÉ CARLOS FARINA

domingo, 17 de março de 2013

Londrina vence e sepulta o Nacional de Rolândia

Olga Leiria/Folha
Londrina vence e sepulta o Nacional no Estadual
André Bueno - Redação Bonde
O Londrina se aproximou da Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil e, de quebra, sepultou o Nacional. Neste domingo (17), a equipe comandada por Cláudio Tencati derrotou o Guerreiro do Norte pelo placar de 2 a 0, no Estádio Érich Georg, em Rolândia, em confronto válido pela terceira rodada do returno do Campeonato Paranaense. 

Com o resultado, o Londrina segue com 100% de aproveitamento neste turno e segue na vice-liderança com nove pontos – mesma pontuação do J. Malucelli, que venceu o Arapongas neste domingo e lidera por causa do saldo de gols. Na classificação geral, o Tubarão lidera com 32 pontos. 

"Alcançamos o nosso objetivo de três vitórias no returno. Estamos focados e temos que dar continuidade para conseguirmos nossas metas, ou seja, a classificação para a Série D e a Copa do Brasil", afirmou Celsinho em entrevista à Paiquerê AM. 

Já o Nacional segue sem vencer na competição e é o lanterna com apenas um ponto conquistado e se aproximou da Divisão de Acesso. Na próxima rodada do Estadual, o Londrina receberá o Paraná Clube, no Estádio do Café, na quarta-feira (20), às 22h. O Nacional buscará sua primeira vitória contra o Rio Branco, em Paranaguá, às 20h30, também na próxima quarta. 

JOGO –  A partida começou com muitas jogadas ríspidas e, aos sete minutos, o confronto foi paralisado para que os torcedores do Londrina pudessem retirar algumas faixas de protestos contra a Comissão de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol. 

Aos 19, Dirceu cometeu falta e levou o amarelo. O zagueiro do Londrina recebeu o terceiro amarelo e está fora da partida contra o Paraná Clube. Aos 22, Após boa jogada de Wevérton, Celsinho perdeu um gol incrível. No entanto, aos 28 minutos, Cristian derrubou Wéverton dentro da área e a arbitragem anotou pênalti para o Londrina. No lance, o jogador do Nacional recebeu amarelo. Na cobrança, Celsinho balançou as redes e anotou seu oitavo gol no Estadual. 

Cinco minutos depois, Danilo fez milagre e salvou o LEC após contra-ataque do Guerreiro do Norte. Aos 40 minutos, após troca de passes, Wéverton ficou com a sobra, se livrou de dois marcadores e ampliou para o time visitante. O atacante do Tubarão marcou seu quinto gol na competição. 

Aos 43, após rebote de Vinícius, Neílson perdeu um gol incrível e, cinco minutos mais tarde, o camisa 9 do Londrina novamente desperdiçou a chance de marcar o terceiro. 

No segundo tempo, com a presença de 1.539 torcedores pagantes, a equipe da casa igualou as ações e equilibrou a partida. Em busca do primeiro gol, o Nacional pressionou o Londrina e a equipe alviceleste recuou para atuar em contra-ataques. O goleiro Danilo fez boas defesas e segurou o placar. Próximo ao final da partida, o zagueiro Gilvan levou amarelo. 

"No segundo tempo administramos um pouco para se preservar. Sabemos que a outra equipe viria para tentar empatar e buscar jogar de forma consciente para chegar ao resultado positivo", avaliou Wéverton.