quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

OS "CONSERVA" TRILHOS DA RFFSA

Abigail Queiroz

Os dormentes apodrecem quando o mato não é retirado. Meu pai trabalhava chefiando um grupo de homens nesse tipo de limpeza. Meu pai ia a determinados lugares com alguns homens fazer essa limpeza no "TROLE". Trole era um veículo manual, de ferro bem pesado, só com a parte reta para sentar, sem cobertura ou proteções laterais. Possuía 04 rodas e para ele deslizar sobre os trilhos era necessário dar um impulso e correr para sentar. Isso tinha que ser a toda hora, pois era manual. Tinha uma manivela que ajudava nos impulsos. O trole tinha que ser colocado na linha após o trem passar para se ter certeza que ninguém iria sofrer acidente. Esse veículo ficava na casa do Feitor (meu pai) sobre dois pedaços de trilhos para facilitar na hora de colocar na linha do trem. Esse chefe dos que limpavam a linha, se chamava "Feitor". O feitor e os seus ajudantes moravam num grupo de casas à beira da linha. Esse grupo de casas se chamava "Turma" e em seguida o nome do lugar. Por exemplo "Turma de Jataizinho". Todos os dias à meia noite, meu pai tinha que ir no desvio, girar a manivela para o trem passar pela linha certa, se ela ficasse do mesmo jeito, acontecia acidente. Fizesse frio, calor ou estivesse chovendo tinha que ir até esse desvio. No dia que meu pai não podia ir, meu irmão ia e olhe que ele era pequeno. Minha mãe ficava morrendo de medo, pois meu irmão era uma criança. Hoje já está tudo automatizado (pelo menos aqui em SP). Farina, algumas estacões de trem estão servindo de moradias por invasores sem teto. No entanto, muitas casas dessas "Turmas" que te falei, moram pessoas que não invadiram, mas estão lá... O que o senhor me diz disso? Você viu que no seu vídeo há vestígios evidentes de que mora alguém nesta estacão? Enfim... A pequena construção servia de depósito. Você viu que tiraram a porta dessa construção? Abraços da vovozinha de BARU=SP!

COMENTÁRIO SOBRE O VÍDEO ESTAÇÃO FERROVIÁRIA FREI TIMÓTEO By FARINA
YOUTUBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário