segunda-feira, 5 de junho de 2017

MISTÉRIOS DO MUNDO ( ESTÁTUAS GIGANTES DA ILHA DE PÁSCOA )

O mistério das estátuas da ilha de Páscoa é cada vez maior!
As estátuas “moai” já causavam intriga nos investigadores há muito tempo. Mas, depois de novas descobertas, a sua história tornou-se ainda mais misteriosa e interessante. 

Saiba tudo aqui!

A história de uma das mais remotas ilhas no mundo está mais misteriosa do que nunca. O que já foi descoberto sobre a ilha da Páscoa, no Chile, é verdadeiramente intrigante e sensacional, mas novas descobertas foram feitas.
Das cabeças aos corpos completos

Estas estátuas de cabeças enormes causam bastante dúvida e mistério nos pesquisadores. Como são bem pesadas, serem movimentadas por pessoas em tempos tão longínquos seria uma tarefa bem complicada. Daí ser misterioso. Certo é que, mesmo atualmente, fazê-lo com recurso a equipamentos modernos, não deixava de ser arrojado. No entanto, foi decidido que iriam fazer-se escavações para descobrir o que estaria debaixo dessas cabeças.

A partir do momento em que a ilha foi encontrada, sempre se pensou que existiriam apenas as cabeças mas, pelo vistos, sem ser possível alcançar, estavam enterrados igualmente os corpos, fazendo das estátuas uma autêntica maravilha.

Na verdade, estas estátuas ficaram em oitavo, na votação das novas sete maravilhas do mundo. E, além disso, os corpos das estátuas têm inscrições neles. Julga-se mesmo que estes corpos possam ter estado fora da terra, há séculos atrás. Pensa-se que pode ter sido um maremoto que as tenha tapado, mas ainda não existem provas científicas.

História da ilha misteriosa

A ilha da Páscoa, no Oceano Pacífico, é das ilhas mais distantes e desertas que existem no mundo. Ela localiza-se na Polinésia Central, sendo que Hanga Roa é a sua capital. A ilha está a cerca de 3700 quilômetros da costa oeste chilena e foi descoberta no domingo de Páscoa (daí o nome) de 1722, por um navegador holandês chamado Jakob Roggeveen. Contudo, apenas em 1888, foi passada para as mãos chilenas.


As estátuas “moai”

Saiba que as estátuas são chamadas de “moai” e foi o povo “Rapa Nui” que as ergueu, entre 1250 DC e 1500 DC. Caso tenha interesse, você pode ver um filme com o mesmo nome do povo e que trata este assunto. Na altura, elas foram esculpidas com as pedras do vulcão Rano Raraku e acredita-se que o povo criador tenha erguido estas estátuas em homenagem aos seus mortos.

Segundo as investigações, das 887 estátuas “moai” que existem, a maior delas vai além dos 10 metros de altura e tem 82 toneladas de peso. Contudo, existe outra que não chegou a ser concluída, mas caso tivesse sido terminada teria hoje 270 toneladas e mediria 25 metros.

As “moai” foram feitas recorrendo apenas a uma pedra e mantém-se ainda sem explicação, como o povo “Rapa Nui” as tenha conseguido levar para a costa e erguê-las.

Na verdade, existem maravilhas históricas fantásticas no mundo, como esta. Se tiver a oportunidade, não deixe de visitar a ilha de Páscoa e pasme-se com as suas estátuas misteriosas. Só não vale causar dano nelas, senão terá de pagar uma pesada multa e será um pedaço da história que estará a estragar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário