sábado, 4 de junho de 2016

TOMATE PREVINE CÂNCER DE PRÓSTATA



REMEDIOSNATURIAS.COM
Benefícios do tomate para a saúde



0COMPARTILHAMENTOS




O tomate – que na verdade é uma fruta – é um vegetal que apresenta diversos benefícios para a saúde humana, em função das suas propriedades antioxidantes, diuréticas e anticancerígenas (entre outras indicações, ele é útil para prevenir o câncer de próstata, em função do alto teor de licopeno).

“Bom companheiro” da alface, o tomate é bastante versátil. Nas saladas, combina com cenoura, azeitonas, palmito, queijo, cebola, etc. Ele também está presente em pratos quentes, como refogados, esfihas e, claro, na macarronada à bolonhesa, al sugo ou qualquer outra receita vermelha.

Um tomate médio fornece apenas 25 calorias, é rico em vitamina C (que melhora o sistema imunológico e a absorção do ferro, mineral fundamental para prevenir e corrigir a anemia ferropriva), cálcio, magnésio, cromo, fósforo e potássio e em água (que reduz ou até mesmo impede a retenção de líquidos). É importante considerar que o tomate não é fonte de ferro, mas coadjuvante na absorção deste sal mineral pelo organismo.

Duas características importantes sobre os nutrientes do tomate: o licopeno é mais bem absorvido quando a fruta é ingerida com uma gordura saudável (um fio de azeite, por exemplo). Além disto, a temperatura corporal influencia na absorção; por isto, a melhor forma de aproveitar esta fonte é o cozimento (refogados, molhos e sopas, por exemplo).

Estudos indicam que a maior parte dos nutrientes do tomate não é perdida no processo de industrialização (molhos prontos, ketchup, etc.). Nestes casos, a preocupação fica apenas com o excesso de sódio, calorias, conservantes, etc.
Os tipos de tomates

Existem vários tipos de tomates disponíveis nos supermercados e feiras livres. Não existem diferenças do ponto de vista nutricional, mas as frutas variam no tamanho, textura e sabor. São elas:
tomate Débora: tem as extremidades achatadas, muitas sementes e é rico em água. É o mais frequentemente encontrado;
tomate italiano: tem sabor adocicado, poucas sementes e apresenta formato oval. É ideal para molhos e refogados;
tomate-cereja: é adocicado, pouco ácido e bem menor que os seus “primos”. Há alguns anos, foi introduzido no Brasil o tomate sweet grape (uva doce), também pequeno, mas de sabor semelhante ao italiano e Débora;
tomate caqui: grande e de consistência firme, é o maior disponível do país. O sabor é mais ácido;
tomate holandês: semelhante ao italiano, apresenta pouca acidez e é o mais indicado para saladas. No entanto, é mais caro e difícil de encontrar em algumas regiões.
Benefícios do tomate

O tomate é rico em carotenoides considerados agentes anti-inflamatórios naturais bastante eficazes. Todas as inflamações, na verdade, são processos de defesa adotados pelo organismo na presença de uma agressão (microrganismos, substâncias alergênicas, etc.). A capacidade de defesa, no entanto, é diretamente proporcional ao fortalecimento do sistema imunológico.

Além disto, o tomate é uma boa fonte de potássio. Este sal é importante para prevenir e combater cãibras. No médio prazo, o mineral também é útil para impedir o desenvolvimento de artrites e artroses. Níveis baixos de potássio têm sido associados a doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e transtornos gastrointestinais.

O cromo presente no tomate é um excelente auxiliar para os diabéticos. O consumo é indicado também para grávidas em risco de desenvolver diabetes gestacional (em função da hipertensão arterial). O responsável por isto é o cromo, que pode ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário