quinta-feira, 7 de abril de 2016

20 mil casos de Dengue no Paraná

FOLHAWEB

Mais quatro cidades entraram em situação de epidemia e outras três mortes por foram registradas, todas em Paranaguá


O novo boletim epidemiológico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), confirmou 2.914 novos casos de dengue no Paraná. Com o avanço de 15,7% em uma semana, o Estado ultrapassa os 20 mil casos da doença. São 21.455 casos espalhados por 289 municípios de todas as 22 regionais de saúde. Do total de casos, 19.408 são autóctones e 2.047 importados. 
Nos últimos sete dias, quatro municípios entraram em situação de epidemia: Floresta (Região Metropolitana de Maringá); Bela Vista do Paraíso (Região Metropolitana de Londrina); Nova Santa Rosa (Oeste); e Ivaiporã (Vale do Ivaí). Agora, são 44 municípios em situação epidêmica, quando há 300 ou mais casos para cada 100 mil habitantes. 
Foz do Iguaçu e Paranaguá, com 3.720 e 3.493 confirmações respectivamente, lideram os casos no Estado. Já Assaí e Rancho Alegre, ambas no Norte Pioneiro, aparecem no topo da lista entre as cidades com maior incidência, com mais de 7 mil casos por 100 mil habitantes cada. A Sesa confirmou também mais três mortes por dengue no Estado, todas de moradores de Paranaguá. Ao todo, são 34 mortes por dengue no Paraná desde agosto, no atual ciclo epidemiológico. 
Segundo a Sesa, pela primeira vez a 6ª Regional de Saúde registrou um caso autóctone de dengue, no município de União da Vitória (Sul). Já os casos de zika passaram de 200 para 223, enquanto os de chikungunya aumentaram de 41 para 46 em uma semana. "Os novos números mostram que, mesmo com o fim da temporada de verão, os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti devem continuar porque ainda temos altas temperaturas e chuvas constantes, o ambiente ideal para a reprodução do mosquito", orientou a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Themis Buchmann. 

LITORAL
Nesta semana, a Sesa vai reforçar as ações em Paranaguá. Uma força-tarefa vai dar suporte técnico para as equipes municipais com o objetivo de intensificar as ações de controle do Aedes aegypti e auxiliar na reorganização do fluxo de atendimento aos pacientes. A Sesa informou que o governo já investiu mais de R$ 8,8 milhões em ações de controle da dengue em Paranaguá. 
A partir de amanhã, o Estado inicia também um novo ciclo de aplicação do fumacê na cidade. Sete caminhonetes serão usadas nos trabalhos. "Trata-se de mais uma ação efetiva do governo estadual para ajudar o município neste momento de epidemia. O objetivo é reduzir os índices de infestação do mosquito e preparar a retaguarda de atendimento para prevenir novas mortes", disse o diretor-geral da Sesa, Sezifredo Paz. 
A pasta incentiva a população a denunciar potenciais criadouros do mosquito. Somente neste ano, mais de 1,2 mil denúncias já foram recebidas pelas autoridades municipais, o que resultou em cinco multas. 


Celso Felizardo
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário