quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PROGRAMA XUXA CAI NO IBOPE

FOLHA DE LONDRINA

Programa de Xuxa deve ser reformulado


São Paulo - O ano não começou bem para Xuxa. Contratada a peso de ouro pela Record em 2015 para disputar o primeiro lugar da audiência com a Globo - o que nunca chegou perto de acontecer -, ela corre para se firmar na segunda posição. No comando do "Xuxa Meneghel" desde agosto de 2015, exibido nas noites de segunda-feira, a apresentadora teve seu melhor justamente na estreia: 10,4 pontos (cada ponto corresponde a 69,4 mil domicílios e a 197,8 mil espectadores). De lá para cá, os números despencaram. No dia 11 de janeiro, obteve apenas 4,9 pontos, sua pior média. 
"Falta a ela a consciência de saber qual é o seu papel na TV. Poderia ter feito coisas extraordinárias, mas está jogando fora a oportunidade de se firmar. Ela é inteligente, mas falta cultura geral. Isso faz com que ela se perca nos momentos de improviso, e ela acaba entregando muito menos do que tem a oferecer", comenta Renata Pallottini, professora de dramaturgia da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Associação Paulista de Letras. 
"Nenhum sucesso é feito de uma hora para a outra. A Xuxa está perdida por não ter encontrado um formato adequado para apresentar. Buscou referências internacionais, como a Ellen DeGeneres, mas que não têm tanto apelo aqui no Brasil. A emissora precisa ajudá-la a se encontrar", complementa Elmo Francfort, pesquisador do Museu da TV. 
A Record parece concordar e, segundo a reportagem apurou, a atração deve ser reformulada. A chegada de Xuxa foi muito celebrada, mas sua relação com o canal já dá sinais de desgaste. O programa deixou de ser exibido ao vivo, parte do time que a loira trouxe da Globo foi dispensada, e ela está prestes a perder o diretor Mariozinho Vaz. Procurado pela reportagem, Vaz não foi encontrado até o fechamento. 

CONVIDADOS ILUSTRES
Sem esperança de uma boa oportunidade na programação da Globo, Xuxa aceitou a tentadora oferta da Record: salário de R$ 1 milhão e possibilidade de criar uma atração de acordo com a sua vontade. Levou consigo um time de profissionais de alto nível de sua antiga emissora para desenvolver o programa "Xuxa Meneghel" e, na bagagem, também carregou seu prestígio, conquistado nos 30 anos de TV. 
E é a força de seu nome que lhe permite levar ao palco da Record profissionais de outras emissoras, como Ivete Sangalo e Alexandre Pires, ambos contratados pela Globo como técnicos do "The Voice". As atrizes Luana Piovani e Katiuscia Canoro - a Lady Kate do "Zorra Total" - também estiveram com a Rainha dos Baixinhos. 
"Existe um mito em torno de Xuxa, que faz muitas portas se abrirem para ela. Na Record, ela tem desmitificado a si mesma, abrindo mais detalhes de sua vida e de quem ela é no dia a dia. Tem se revelado uma pessoa comum, e os fãs gostam disso", comenta o especialista em TV Claudino Mayer. 
Os bons convidados, no entanto, não fizeram os números de audiência subirem. "Ela chegou a dizer que gostaria de ser como a Hebe Camargo. Mas a Hebe não debatia temas vazios", analisa Mayer. "As conversas que a Xuxa conduz acabam não sendo interessantes", completa a dramaturga Renata Pallottini. (GP)
Gabriel Perline
Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário